A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Ana Lucia Lima da Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Vivian Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/863
Resumo: Este trabalho de pesquisa objetiva discutir a importância da leitura literária na formação do cidadão crítico. A leitura literária despertada e trabalhada desde as séries iniciais é capaz de colaborar de forma positiva na formação de um aluno com mais autonomia e protagonismo diante da sociedade na qual está inserido.A questão problema que norteará este trabalho será: em que medida a leitura literária desde o Ensino Fundamental favorece a formação do cidadão crítico, criativo e reflexivo que a escola pretende formar? Nossa hipótese de trabalho está calcada no ponto de que a leitura literária exercida desde a tenra idade favorece a formação do leitor crítico a partir da criação de um pecúlio cultural nesse leitor, capaz de fazê-lo entender o texto nas entrelinhas e relacioná-los a outros textos que o antecederam. Iremos abordar os conceitos de leitura literária, bem como o trabalho com o estudo dos clássicos como ponto de partida para a discussão pretendida. A opção pelo estudo dos clássicos é apoiada principalmente em Machado (2002) que ressalta que o clássico é uma obra que nunca envelhece e sempre estará disponível para infinitas leituras e novas camadas de significações a serem desvendadas a cada leitura dada. Partiremos dos trabalhos desenvolvidos por Machado (2002), Calvino (2001), Bloom (1993) Schmidt (2020) e a própria BNCC (2017) para subsidiar teoricamente a pesquisa.
id UNIFSJ-0_b67a06f75f27fc72cac4c504e3e8748e
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/863
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOSEste trabalho de pesquisa objetiva discutir a importância da leitura literária na formação do cidadão crítico. A leitura literária despertada e trabalhada desde as séries iniciais é capaz de colaborar de forma positiva na formação de um aluno com mais autonomia e protagonismo diante da sociedade na qual está inserido.A questão problema que norteará este trabalho será: em que medida a leitura literária desde o Ensino Fundamental favorece a formação do cidadão crítico, criativo e reflexivo que a escola pretende formar? Nossa hipótese de trabalho está calcada no ponto de que a leitura literária exercida desde a tenra idade favorece a formação do leitor crítico a partir da criação de um pecúlio cultural nesse leitor, capaz de fazê-lo entender o texto nas entrelinhas e relacioná-los a outros textos que o antecederam. Iremos abordar os conceitos de leitura literária, bem como o trabalho com o estudo dos clássicos como ponto de partida para a discussão pretendida. A opção pelo estudo dos clássicos é apoiada principalmente em Machado (2002) que ressalta que o clássico é uma obra que nunca envelhece e sempre estará disponível para infinitas leituras e novas camadas de significações a serem desvendadas a cada leitura dada. Partiremos dos trabalhos desenvolvidos por Machado (2002), Calvino (2001), Bloom (1993) Schmidt (2020) e a própria BNCC (2017) para subsidiar teoricamente a pesquisa.Revista TransformarSchmidt, Ana Lucia Lima da CostaCarvalho, Vivian Ribeiro2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/863Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 111-1342175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/863/392info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:16:06Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/863Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-06-06T17:16:06Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS
title A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS
Schmidt, Ana Lucia Lima da Costa
title_short A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS
title_full A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS
title_sort A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS
author Schmidt, Ana Lucia Lima da Costa
author_facet Schmidt, Ana Lucia Lima da Costa
Carvalho, Vivian Ribeiro
author_role author
author2 Carvalho, Vivian Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Ana Lucia Lima da Costa
Carvalho, Vivian Ribeiro
dc.subject.none.fl_str_mv
description Este trabalho de pesquisa objetiva discutir a importância da leitura literária na formação do cidadão crítico. A leitura literária despertada e trabalhada desde as séries iniciais é capaz de colaborar de forma positiva na formação de um aluno com mais autonomia e protagonismo diante da sociedade na qual está inserido.A questão problema que norteará este trabalho será: em que medida a leitura literária desde o Ensino Fundamental favorece a formação do cidadão crítico, criativo e reflexivo que a escola pretende formar? Nossa hipótese de trabalho está calcada no ponto de que a leitura literária exercida desde a tenra idade favorece a formação do leitor crítico a partir da criação de um pecúlio cultural nesse leitor, capaz de fazê-lo entender o texto nas entrelinhas e relacioná-los a outros textos que o antecederam. Iremos abordar os conceitos de leitura literária, bem como o trabalho com o estudo dos clássicos como ponto de partida para a discussão pretendida. A opção pelo estudo dos clássicos é apoiada principalmente em Machado (2002) que ressalta que o clássico é uma obra que nunca envelhece e sempre estará disponível para infinitas leituras e novas camadas de significações a serem desvendadas a cada leitura dada. Partiremos dos trabalhos desenvolvidos por Machado (2002), Calvino (2001), Bloom (1993) Schmidt (2020) e a própria BNCC (2017) para subsidiar teoricamente a pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/863
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/863/392
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 111-134
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044995980099584