A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/863 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa objetiva discutir a importância da leitura literária na formação do cidadão crítico. A leitura literária despertada e trabalhada desde as séries iniciais é capaz de colaborar de forma positiva na formação de um aluno com mais autonomia e protagonismo diante da sociedade na qual está inserido.A questão problema que norteará este trabalho será: em que medida a leitura literária desde o Ensino Fundamental favorece a formação do cidadão crítico, criativo e reflexivo que a escola pretende formar? Nossa hipótese de trabalho está calcada no ponto de que a leitura literária exercida desde a tenra idade favorece a formação do leitor crítico a partir da criação de um pecúlio cultural nesse leitor, capaz de fazê-lo entender o texto nas entrelinhas e relacioná-los a outros textos que o antecederam. Iremos abordar os conceitos de leitura literária, bem como o trabalho com o estudo dos clássicos como ponto de partida para a discussão pretendida. A opção pelo estudo dos clássicos é apoiada principalmente em Machado (2002) que ressalta que o clássico é uma obra que nunca envelhece e sempre estará disponível para infinitas leituras e novas camadas de significações a serem desvendadas a cada leitura dada. Partiremos dos trabalhos desenvolvidos por Machado (2002), Calvino (2001), Bloom (1993) Schmidt (2020) e a própria BNCC (2017) para subsidiar teoricamente a pesquisa. |
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A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOSEste trabalho de pesquisa objetiva discutir a importância da leitura literária na formação do cidadão crítico. A leitura literária despertada e trabalhada desde as séries iniciais é capaz de colaborar de forma positiva na formação de um aluno com mais autonomia e protagonismo diante da sociedade na qual está inserido.A questão problema que norteará este trabalho será: em que medida a leitura literária desde o Ensino Fundamental favorece a formação do cidadão crítico, criativo e reflexivo que a escola pretende formar? Nossa hipótese de trabalho está calcada no ponto de que a leitura literária exercida desde a tenra idade favorece a formação do leitor crítico a partir da criação de um pecúlio cultural nesse leitor, capaz de fazê-lo entender o texto nas entrelinhas e relacioná-los a outros textos que o antecederam. Iremos abordar os conceitos de leitura literária, bem como o trabalho com o estudo dos clássicos como ponto de partida para a discussão pretendida. A opção pelo estudo dos clássicos é apoiada principalmente em Machado (2002) que ressalta que o clássico é uma obra que nunca envelhece e sempre estará disponível para infinitas leituras e novas camadas de significações a serem desvendadas a cada leitura dada. Partiremos dos trabalhos desenvolvidos por Machado (2002), Calvino (2001), Bloom (1993) Schmidt (2020) e a própria BNCC (2017) para subsidiar teoricamente a pesquisa.Revista TransformarSchmidt, Ana Lucia Lima da CostaCarvalho, Vivian Ribeiro2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/863Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 111-1342175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/863/392info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:16:06Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/863Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-06-06T17:16:06Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
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