A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Damiana Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1484
Resumo: A experiência com o texto literário pode não apenas tocar emocionalmente o leitor, como também favorecer um pensamento crítico acerca de questões éticas, políticas, sociais e ideológicas, além de levar a uma análise das estratégias linguísticas de construção desse texto. As práticas de leituras devem ser experimentadas desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, visando a formação de um leitor autônomo. Para tanto, tomamos como ponto de partida os PCN, as LDB, os OCEM e o livro Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, de Ana Maria Machado, entre outros, que tratam da relevância da leitura literária para formação de um cidadão como um todo. A leitura é uma forma ativa de lazer e conhecimentos. Seria, pois, muito importante que a escola procurasse desenvolver no aluno formas ativas de lazer: aquelas que tornam o estudante um indivíduo crítico, criativo, sonhador, mais consciente e produtivo. 
id UFT-4_5d5287220c65930ecca6adb9f4fc8b6b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1484
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINOclássicosleituraliteraturaensino e língua portuguesa A experiência com o texto literário pode não apenas tocar emocionalmente o leitor, como também favorecer um pensamento crítico acerca de questões éticas, políticas, sociais e ideológicas, além de levar a uma análise das estratégias linguísticas de construção desse texto. As práticas de leituras devem ser experimentadas desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, visando a formação de um leitor autônomo. Para tanto, tomamos como ponto de partida os PCN, as LDB, os OCEM e o livro Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, de Ana Maria Machado, entre outros, que tratam da relevância da leitura literária para formação de um cidadão como um todo. A leitura é uma forma ativa de lazer e conhecimentos. Seria, pois, muito importante que a escola procurasse desenvolver no aluno formas ativas de lazer: aquelas que tornam o estudante um indivíduo crítico, criativo, sonhador, mais consciente e produtivo. Universidade Federal do Tocantins2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1484EntreLetras; v. 6 n. 1 (2015): Dossiê Ensino de Literatura nas Orientações Curriculares do Ensino Médio; 6-212179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1484/8650Carvalho, Damiana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-26T01:55:02Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/1484Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-04-26T01:55:02EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO
title A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO
Carvalho, Damiana Maria
clássicos
leitura
literatura
ensino e língua portuguesa
title_short A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO
title_full A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO
title_sort A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO
author Carvalho, Damiana Maria
author_facet Carvalho, Damiana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Damiana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv clássicos
leitura
literatura
ensino e língua portuguesa
topic clássicos
leitura
literatura
ensino e língua portuguesa
description A experiência com o texto literário pode não apenas tocar emocionalmente o leitor, como também favorecer um pensamento crítico acerca de questões éticas, políticas, sociais e ideológicas, além de levar a uma análise das estratégias linguísticas de construção desse texto. As práticas de leituras devem ser experimentadas desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, visando a formação de um leitor autônomo. Para tanto, tomamos como ponto de partida os PCN, as LDB, os OCEM e o livro Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, de Ana Maria Machado, entre outros, que tratam da relevância da leitura literária para formação de um cidadão como um todo. A leitura é uma forma ativa de lazer e conhecimentos. Seria, pois, muito importante que a escola procurasse desenvolver no aluno formas ativas de lazer: aquelas que tornam o estudante um indivíduo crítico, criativo, sonhador, mais consciente e produtivo. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1484
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1484/8650
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 6 n. 1 (2015): Dossiê Ensino de Literatura nas Orientações Curriculares do Ensino Médio; 6-21
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1798320164363567104