A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, João
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/157400
Resumo: No presente Relatório de Estágio, refletiu-se sobre a importância do domínio da Educação Literária para a formação para cidadania dos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Evidenciou-se a contribuição das obras literárias estudadas no 9.º e no 11.º anos para a formação cívica dos estudantes dos anos escolares mencionados. Depois, descreveram-se a instituição e todas as atividades realizadas durante as práticas pedagógicas, denominadas PES. Para execução do trabalho, fez-se uma abordagem qualitativa. O método de procedimento foi a revisão bibliográfica e usou-se a leitura analítica como técnica de recolha de dados.
id RCAP_6637339679fecd605bc50f968924a62f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/157400
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anosEducação literáriaCidadaniaImportânciaFormação cívicaAlunosEnsino Básico e Ensino SecundárioLiterary EducationCitizenshipImportanceCivic formationStudentsBasic Education and Secondary EducationDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo presente Relatório de Estágio, refletiu-se sobre a importância do domínio da Educação Literária para a formação para cidadania dos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Evidenciou-se a contribuição das obras literárias estudadas no 9.º e no 11.º anos para a formação cívica dos estudantes dos anos escolares mencionados. Depois, descreveram-se a instituição e todas as atividades realizadas durante as práticas pedagógicas, denominadas PES. Para execução do trabalho, fez-se uma abordagem qualitativa. O método de procedimento foi a revisão bibliográfica e usou-se a leitura analítica como técnica de recolha de dados.In this Internship Report, was reflected the importance of the Literary Education domain for the citizenship training of students in Basic and Secondary Education. The contribution of the literary works studied in the 9th and 11th grades to the civic formation of students in the aforementioned school years was highlighted. After this, the institution and all activities performed during the pedagogical practices, called PES, were described. For the execution of the work, a qualitative approach was made. The method of procedure was the literature review and analytical reading was used as a data collection technique.Araújo, Maria Teresa Alves deRUNAfonso, João2023-09-05T13:51:04Z2021-12-132021-09-282021-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/157400TID:202857255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:39:43Zoai:run.unl.pt:10362/157400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:43.938449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos
title A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos
spellingShingle A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos
Afonso, João
Educação literária
Cidadania
Importância
Formação cívica
Alunos
Ensino Básico e Ensino Secundário
Literary Education
Citizenship
Importance
Civic formation
Students
Basic Education and Secondary Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos
title_full A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos
title_fullStr A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos
title_full_unstemmed A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos
title_sort A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos
author Afonso, João
author_facet Afonso, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Maria Teresa Alves de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, João
dc.subject.por.fl_str_mv Educação literária
Cidadania
Importância
Formação cívica
Alunos
Ensino Básico e Ensino Secundário
Literary Education
Citizenship
Importance
Civic formation
Students
Basic Education and Secondary Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação literária
Cidadania
Importância
Formação cívica
Alunos
Ensino Básico e Ensino Secundário
Literary Education
Citizenship
Importance
Civic formation
Students
Basic Education and Secondary Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No presente Relatório de Estágio, refletiu-se sobre a importância do domínio da Educação Literária para a formação para cidadania dos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Evidenciou-se a contribuição das obras literárias estudadas no 9.º e no 11.º anos para a formação cívica dos estudantes dos anos escolares mencionados. Depois, descreveram-se a instituição e todas as atividades realizadas durante as práticas pedagógicas, denominadas PES. Para execução do trabalho, fez-se uma abordagem qualitativa. O método de procedimento foi a revisão bibliográfica e usou-se a leitura analítica como técnica de recolha de dados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
2021-09-28
2021-12-13T00:00:00Z
2023-09-05T13:51:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/157400
TID:202857255
url http://hdl.handle.net/10362/157400
identifier_str_mv TID:202857255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138151428521984