DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Martins, Lígia Christine; Universidade Federal Fluminense
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Souza, Márcia Aparecida; SEEDUC/RJ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/329
Resumo: Considerando as mudanças do mundo contemporâneo e os efeitos provocados no âmbito escolar o presente trabalho visa refletir processos educacionais através da análise interdisciplinar da temática, tendo como base pontos de vista sociais, educacionais e psicológicos. A partir de práticas sociais contemporâneas entram em discussão os modos de gestão da escola como forma de regulamentação da vida e os impactos nos corpos tanto de alunos, quanto de profissionais que estão inseridos no contexto educacional. Também apresenta uma reflexão sobre os desafios que os professores enfrentam em relação à inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Vislumbrando assim modos de enfrentamento coletivo que fujam da posição de tutela e de controle e que potencializem a autonomia de educadores e educandos. 
id UNIFSJ-0_c5a4124ee2b746696de466dcbdbbbe2f
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/329
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADEEDUCAÇÃO; PSICOLOGIAConsiderando as mudanças do mundo contemporâneo e os efeitos provocados no âmbito escolar o presente trabalho visa refletir processos educacionais através da análise interdisciplinar da temática, tendo como base pontos de vista sociais, educacionais e psicológicos. A partir de práticas sociais contemporâneas entram em discussão os modos de gestão da escola como forma de regulamentação da vida e os impactos nos corpos tanto de alunos, quanto de profissionais que estão inseridos no contexto educacional. Também apresenta uma reflexão sobre os desafios que os professores enfrentam em relação à inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Vislumbrando assim modos de enfrentamento coletivo que fujam da posição de tutela e de controle e que potencializem a autonomia de educadores e educandos. Revista TransformarPereira Martins, Lígia Christine; Universidade Federal Fluminensede Souza, Márcia Aparecida; SEEDUC/RJ2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/329Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 89-1052175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/329/221info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T23:27:43Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/329Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2022-06-07T23:27:43Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
title DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
spellingShingle DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Pereira Martins, Lígia Christine; Universidade Federal Fluminense
EDUCAÇÃO; PSICOLOGIA
title_short DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
title_full DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
title_fullStr DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
title_full_unstemmed DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
title_sort DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
author Pereira Martins, Lígia Christine; Universidade Federal Fluminense
author_facet Pereira Martins, Lígia Christine; Universidade Federal Fluminense
de Souza, Márcia Aparecida; SEEDUC/RJ
author_role author
author2 de Souza, Márcia Aparecida; SEEDUC/RJ
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Martins, Lígia Christine; Universidade Federal Fluminense
de Souza, Márcia Aparecida; SEEDUC/RJ
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO; PSICOLOGIA
topic EDUCAÇÃO; PSICOLOGIA
description Considerando as mudanças do mundo contemporâneo e os efeitos provocados no âmbito escolar o presente trabalho visa refletir processos educacionais através da análise interdisciplinar da temática, tendo como base pontos de vista sociais, educacionais e psicológicos. A partir de práticas sociais contemporâneas entram em discussão os modos de gestão da escola como forma de regulamentação da vida e os impactos nos corpos tanto de alunos, quanto de profissionais que estão inseridos no contexto educacional. Também apresenta uma reflexão sobre os desafios que os professores enfrentam em relação à inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Vislumbrando assim modos de enfrentamento coletivo que fujam da posição de tutela e de controle e que potencializem a autonomia de educadores e educandos. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/329
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/329/221
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 89-105
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044997675646976