DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/329 |
Resumo: | Considerando as mudanças do mundo contemporâneo e os efeitos provocados no âmbito escolar o presente trabalho visa refletir processos educacionais através da análise interdisciplinar da temática, tendo como base pontos de vista sociais, educacionais e psicológicos. A partir de práticas sociais contemporâneas entram em discussão os modos de gestão da escola como forma de regulamentação da vida e os impactos nos corpos tanto de alunos, quanto de profissionais que estão inseridos no contexto educacional. Também apresenta uma reflexão sobre os desafios que os professores enfrentam em relação à inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Vislumbrando assim modos de enfrentamento coletivo que fujam da posição de tutela e de controle e que potencializem a autonomia de educadores e educandos. |
id |
UNIFSJ-0_c5a4124ee2b746696de466dcbdbbbe2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/329 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADEEDUCAÇÃO; PSICOLOGIAConsiderando as mudanças do mundo contemporâneo e os efeitos provocados no âmbito escolar o presente trabalho visa refletir processos educacionais através da análise interdisciplinar da temática, tendo como base pontos de vista sociais, educacionais e psicológicos. A partir de práticas sociais contemporâneas entram em discussão os modos de gestão da escola como forma de regulamentação da vida e os impactos nos corpos tanto de alunos, quanto de profissionais que estão inseridos no contexto educacional. Também apresenta uma reflexão sobre os desafios que os professores enfrentam em relação à inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Vislumbrando assim modos de enfrentamento coletivo que fujam da posição de tutela e de controle e que potencializem a autonomia de educadores e educandos. Revista TransformarPereira Martins, Lígia Christine; Universidade Federal Fluminensede Souza, Márcia Aparecida; SEEDUC/RJ2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/329Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 89-1052175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/329/221info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T23:27:43Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/329Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2022-06-07T23:27:43Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE |
title |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE |
spellingShingle |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE Pereira Martins, Lígia Christine; Universidade Federal Fluminense EDUCAÇÃO; PSICOLOGIA |
title_short |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE |
title_full |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE |
title_fullStr |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE |
title_sort |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE |
author |
Pereira Martins, Lígia Christine; Universidade Federal Fluminense |
author_facet |
Pereira Martins, Lígia Christine; Universidade Federal Fluminense de Souza, Márcia Aparecida; SEEDUC/RJ |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Márcia Aparecida; SEEDUC/RJ |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Martins, Lígia Christine; Universidade Federal Fluminense de Souza, Márcia Aparecida; SEEDUC/RJ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; PSICOLOGIA |
topic |
EDUCAÇÃO; PSICOLOGIA |
description |
Considerando as mudanças do mundo contemporâneo e os efeitos provocados no âmbito escolar o presente trabalho visa refletir processos educacionais através da análise interdisciplinar da temática, tendo como base pontos de vista sociais, educacionais e psicológicos. A partir de práticas sociais contemporâneas entram em discussão os modos de gestão da escola como forma de regulamentação da vida e os impactos nos corpos tanto de alunos, quanto de profissionais que estão inseridos no contexto educacional. Também apresenta uma reflexão sobre os desafios que os professores enfrentam em relação à inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Vislumbrando assim modos de enfrentamento coletivo que fujam da posição de tutela e de controle e que potencializem a autonomia de educadores e educandos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/329 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/329/221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 89-105 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044997675646976 |