Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Perpétua Oliveira Cardim
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
Texto Completo: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/146
Resumo: A comunicação entre os diferentes atores de uma organização é um componente de extrema importância no processo de fusão de empresas. Deste modo, o conhecimento detalhado dos conceitos que se empregam na comunicação organizacional é imprescindível para seu uso consciente na implementação desses processos. É nesse contexto que se insere o objetivo geral da pesquisa que se relata aqui, qual seja, o de investigar a importância desse instrumento imprescindível a um processo de fusão de empresas. Neste sentido, a investigação concentrou-se na identificação precisa do impacto da comunicação num processo de aquisição e fusão de uma empresa específica, tendo como suporte as seguintes questões de pesquisa: a) a caracterização de um processo comunicacional em uma organização; b) a comunicação como agente dificultador no trabalho das pessoas; c) estratégias utilizadas para construir um discurso comunicacional num processo de aquisição e fusão de empresas; d) relevância das habilidades comunicacionais das pessoas na organização; implicações na aceitação do discurso comunicacional. O método utilizado foi o de estudo de caso, realizado por meio de entrevistas e observações direta, para o que foi analisada a comunicação utilizada com os empregados da Braskem, detectando conflitos e impactos causados pela inserção de uma nova tecnologia empresarial, a Tecnologia empresarial Odebrecht (TEO), em sua Unidade de Insumos Básicos (UNIB), formada por empregados das empresas adquirida e adquirente. Os primeiros resultados apontam a necessidade da comunicação como forte aliado nos processo de aquisição e fusão de empresas, constituindo-se um importante veículo para integração de empresas. O processo comunicativo foi intensificado, mas os conflitos foram inevitáveis e as relações de poder e hierarquia da nova gestão se fizeram presentes por meio dos instrumentos comunicacionais. Os veículos de comunicação são percebidos de forma diferente por líderes e subordinados e, segundo relatos, o principal ator na minimização de conflitos foi o líder comunicador.
id UNIF_8b0ae753ab3339c9f3f3fb47ac6b903b
oai_identifier_str oai:teste.tede.unifacs.br:tede/146
network_acronym_str UNIF
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
repository_id_str
spelling Santos, Jair Nascimentohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784788Z2#DadospessoaisRodriguez, Vanessa Brasil Camposhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797859Z6Nunes, Itana Nogueirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732678D0CPF:36698768553http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S933650Gomes, Perpétua Oliveira Cardim2016-04-29T13:54:47Z2007-07-052006-07-26GOMES, Perpétua Oliveira Cardim. Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/146Made available in DSpace on 2016-04-29T13:54:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Perpetua Cardim 2006 texto completo.pdf: 779572 bytes, checksum: 248feaff56e8d3666e48b3fae41390d0 (MD5) Previous issue date: 2006-07-26A comunicação entre os diferentes atores de uma organização é um componente de extrema importância no processo de fusão de empresas. Deste modo, o conhecimento detalhado dos conceitos que se empregam na comunicação organizacional é imprescindível para seu uso consciente na implementação desses processos. É nesse contexto que se insere o objetivo geral da pesquisa que se relata aqui, qual seja, o de investigar a importância desse instrumento imprescindível a um processo de fusão de empresas. Neste sentido, a investigação concentrou-se na identificação precisa do impacto da comunicação num processo de aquisição e fusão de uma empresa específica, tendo como suporte as seguintes questões de pesquisa: a) a caracterização de um processo comunicacional em uma organização; b) a comunicação como agente dificultador no trabalho das pessoas; c) estratégias utilizadas para construir um discurso comunicacional num processo de aquisição e fusão de empresas; d) relevância das habilidades comunicacionais das pessoas na organização; implicações na aceitação do discurso comunicacional. O método utilizado foi o de estudo de caso, realizado por meio de entrevistas e observações direta, para o que foi analisada a comunicação utilizada com os empregados da Braskem, detectando conflitos e impactos causados pela inserção de uma nova tecnologia empresarial, a Tecnologia empresarial Odebrecht (TEO), em sua Unidade de Insumos Básicos (UNIB), formada por empregados das empresas adquirida e adquirente. Os primeiros resultados apontam a necessidade da comunicação como forte aliado nos processo de aquisição e fusão de empresas, constituindo-se um importante veículo para integração de empresas. O processo comunicativo foi intensificado, mas os conflitos foram inevitáveis e as relações de poder e hierarquia da nova gestão se fizeram presentes por meio dos instrumentos comunicacionais. Os veículos de comunicação são percebidos de forma diferente por líderes e subordinados e, segundo relatos, o principal ator na minimização de conflitos foi o líder comunicador.application/pdfhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/720/Dissertacao%20Perpetua%20Cardim%202006%20texto%20completo.pdf.jpgporUniversidade SalvadorPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNIFACSBRAdministraçãoComunicaçãoaquisição e fusãoorganizaçãoinstrumentos comunicacionaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOUma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACSinstname:Universidade Salvador (UNIFACS)instacron:UNIFACSORIGINALDissertacao Perpetua Cardim 2006 texto completo.pdfapplication/pdf779572http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/146/1/Dissertacao+Perpetua+Cardim+2006+texto+completo.pdf248feaff56e8d3666e48b3fae41390d0MD51THUMBNAILDissertacao Perpetua Cardim 2006 texto completo.pdf.jpgDissertacao Perpetua Cardim 2006 texto completo.pdf.jpgimage/jpeg3836http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/146/2/Dissertacao+Perpetua+Cardim+2006+texto+completo.pdf.jpg055279fa8798fa979ee6838f2633e9abMD52tede/1462017-08-30 09:46:13.232oai:teste.tede.unifacs.br:tede/146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unifacs.br/http://tede.unifacs.br:8080/oai/requestbibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.bropendoar:2017-08-30T12:46:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso
title Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso
spellingShingle Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso
Gomes, Perpétua Oliveira Cardim
Comunicação
aquisição e fusão
organização
instrumentos comunicacionais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso
title_full Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso
title_fullStr Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso
title_full_unstemmed Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso
title_sort Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso
author Gomes, Perpétua Oliveira Cardim
author_facet Gomes, Perpétua Oliveira Cardim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Jair Nascimento
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784788Z2#Dadospessoais
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodriguez, Vanessa Brasil Campos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797859Z6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nunes, Itana Nogueira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732678D0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:36698768553
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S933650
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Perpétua Oliveira Cardim
contributor_str_mv Santos, Jair Nascimento
Rodriguez, Vanessa Brasil Campos
Nunes, Itana Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
aquisição e fusão
organização
instrumentos comunicacionais
topic Comunicação
aquisição e fusão
organização
instrumentos comunicacionais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description A comunicação entre os diferentes atores de uma organização é um componente de extrema importância no processo de fusão de empresas. Deste modo, o conhecimento detalhado dos conceitos que se empregam na comunicação organizacional é imprescindível para seu uso consciente na implementação desses processos. É nesse contexto que se insere o objetivo geral da pesquisa que se relata aqui, qual seja, o de investigar a importância desse instrumento imprescindível a um processo de fusão de empresas. Neste sentido, a investigação concentrou-se na identificação precisa do impacto da comunicação num processo de aquisição e fusão de uma empresa específica, tendo como suporte as seguintes questões de pesquisa: a) a caracterização de um processo comunicacional em uma organização; b) a comunicação como agente dificultador no trabalho das pessoas; c) estratégias utilizadas para construir um discurso comunicacional num processo de aquisição e fusão de empresas; d) relevância das habilidades comunicacionais das pessoas na organização; implicações na aceitação do discurso comunicacional. O método utilizado foi o de estudo de caso, realizado por meio de entrevistas e observações direta, para o que foi analisada a comunicação utilizada com os empregados da Braskem, detectando conflitos e impactos causados pela inserção de uma nova tecnologia empresarial, a Tecnologia empresarial Odebrecht (TEO), em sua Unidade de Insumos Básicos (UNIB), formada por empregados das empresas adquirida e adquirente. Os primeiros resultados apontam a necessidade da comunicação como forte aliado nos processo de aquisição e fusão de empresas, constituindo-se um importante veículo para integração de empresas. O processo comunicativo foi intensificado, mas os conflitos foram inevitáveis e as relações de poder e hierarquia da nova gestão se fizeram presentes por meio dos instrumentos comunicacionais. Os veículos de comunicação são percebidos de forma diferente por líderes e subordinados e, segundo relatos, o principal ator na minimização de conflitos foi o líder comunicador.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-07-26
dc.date.available.fl_str_mv 2007-07-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T13:54:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Perpétua Oliveira Cardim. Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/146
identifier_str_mv GOMES, Perpétua Oliveira Cardim. Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.
url http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Salvador
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFACS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Salvador
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
instname:Universidade Salvador (UNIFACS)
instacron:UNIFACS
instname_str Universidade Salvador (UNIFACS)
instacron_str UNIFACS
institution UNIFACS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
bitstream.url.fl_str_mv http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/146/1/Dissertacao+Perpetua+Cardim+2006+texto+completo.pdf
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/146/2/Dissertacao+Perpetua+Cardim+2006+texto+completo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 248feaff56e8d3666e48b3fae41390d0
055279fa8798fa979ee6838f2633e9ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.br
_version_ 1800393062060392448