Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS |
Texto Completo: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/146 |
Resumo: | A comunicação entre os diferentes atores de uma organização é um componente de extrema importância no processo de fusão de empresas. Deste modo, o conhecimento detalhado dos conceitos que se empregam na comunicação organizacional é imprescindível para seu uso consciente na implementação desses processos. É nesse contexto que se insere o objetivo geral da pesquisa que se relata aqui, qual seja, o de investigar a importância desse instrumento imprescindível a um processo de fusão de empresas. Neste sentido, a investigação concentrou-se na identificação precisa do impacto da comunicação num processo de aquisição e fusão de uma empresa específica, tendo como suporte as seguintes questões de pesquisa: a) a caracterização de um processo comunicacional em uma organização; b) a comunicação como agente dificultador no trabalho das pessoas; c) estratégias utilizadas para construir um discurso comunicacional num processo de aquisição e fusão de empresas; d) relevância das habilidades comunicacionais das pessoas na organização; implicações na aceitação do discurso comunicacional. O método utilizado foi o de estudo de caso, realizado por meio de entrevistas e observações direta, para o que foi analisada a comunicação utilizada com os empregados da Braskem, detectando conflitos e impactos causados pela inserção de uma nova tecnologia empresarial, a Tecnologia empresarial Odebrecht (TEO), em sua Unidade de Insumos Básicos (UNIB), formada por empregados das empresas adquirida e adquirente. Os primeiros resultados apontam a necessidade da comunicação como forte aliado nos processo de aquisição e fusão de empresas, constituindo-se um importante veículo para integração de empresas. O processo comunicativo foi intensificado, mas os conflitos foram inevitáveis e as relações de poder e hierarquia da nova gestão se fizeram presentes por meio dos instrumentos comunicacionais. Os veículos de comunicação são percebidos de forma diferente por líderes e subordinados e, segundo relatos, o principal ator na minimização de conflitos foi o líder comunicador. |
id |
UNIF_8b0ae753ab3339c9f3f3fb47ac6b903b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teste.tede.unifacs.br:tede/146 |
network_acronym_str |
UNIF |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Jair Nascimentohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784788Z2#DadospessoaisRodriguez, Vanessa Brasil Camposhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797859Z6Nunes, Itana Nogueirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732678D0CPF:36698768553http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S933650Gomes, Perpétua Oliveira Cardim2016-04-29T13:54:47Z2007-07-052006-07-26GOMES, Perpétua Oliveira Cardim. Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/146Made available in DSpace on 2016-04-29T13:54:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Perpetua Cardim 2006 texto completo.pdf: 779572 bytes, checksum: 248feaff56e8d3666e48b3fae41390d0 (MD5) Previous issue date: 2006-07-26A comunicação entre os diferentes atores de uma organização é um componente de extrema importância no processo de fusão de empresas. Deste modo, o conhecimento detalhado dos conceitos que se empregam na comunicação organizacional é imprescindível para seu uso consciente na implementação desses processos. É nesse contexto que se insere o objetivo geral da pesquisa que se relata aqui, qual seja, o de investigar a importância desse instrumento imprescindível a um processo de fusão de empresas. Neste sentido, a investigação concentrou-se na identificação precisa do impacto da comunicação num processo de aquisição e fusão de uma empresa específica, tendo como suporte as seguintes questões de pesquisa: a) a caracterização de um processo comunicacional em uma organização; b) a comunicação como agente dificultador no trabalho das pessoas; c) estratégias utilizadas para construir um discurso comunicacional num processo de aquisição e fusão de empresas; d) relevância das habilidades comunicacionais das pessoas na organização; implicações na aceitação do discurso comunicacional. O método utilizado foi o de estudo de caso, realizado por meio de entrevistas e observações direta, para o que foi analisada a comunicação utilizada com os empregados da Braskem, detectando conflitos e impactos causados pela inserção de uma nova tecnologia empresarial, a Tecnologia empresarial Odebrecht (TEO), em sua Unidade de Insumos Básicos (UNIB), formada por empregados das empresas adquirida e adquirente. Os primeiros resultados apontam a necessidade da comunicação como forte aliado nos processo de aquisição e fusão de empresas, constituindo-se um importante veículo para integração de empresas. O processo comunicativo foi intensificado, mas os conflitos foram inevitáveis e as relações de poder e hierarquia da nova gestão se fizeram presentes por meio dos instrumentos comunicacionais. Os veículos de comunicação são percebidos de forma diferente por líderes e subordinados e, segundo relatos, o principal ator na minimização de conflitos foi o líder comunicador.application/pdfhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/720/Dissertacao%20Perpetua%20Cardim%202006%20texto%20completo.pdf.jpgporUniversidade SalvadorPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNIFACSBRAdministraçãoComunicaçãoaquisição e fusãoorganizaçãoinstrumentos comunicacionaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOUma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACSinstname:Universidade Salvador (UNIFACS)instacron:UNIFACSORIGINALDissertacao Perpetua Cardim 2006 texto completo.pdfapplication/pdf779572http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/146/1/Dissertacao+Perpetua+Cardim+2006+texto+completo.pdf248feaff56e8d3666e48b3fae41390d0MD51THUMBNAILDissertacao Perpetua Cardim 2006 texto completo.pdf.jpgDissertacao Perpetua Cardim 2006 texto completo.pdf.jpgimage/jpeg3836http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/146/2/Dissertacao+Perpetua+Cardim+2006+texto+completo.pdf.jpg055279fa8798fa979ee6838f2633e9abMD52tede/1462017-08-30 09:46:13.232oai:teste.tede.unifacs.br:tede/146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unifacs.br/http://tede.unifacs.br:8080/oai/requestbibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.bropendoar:2017-08-30T12:46:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso |
title |
Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso |
spellingShingle |
Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso Gomes, Perpétua Oliveira Cardim Comunicação aquisição e fusão organização instrumentos comunicacionais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso |
title_full |
Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso |
title_fullStr |
Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso |
title_sort |
Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso |
author |
Gomes, Perpétua Oliveira Cardim |
author_facet |
Gomes, Perpétua Oliveira Cardim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Jair Nascimento |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784788Z2#Dadospessoais |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rodriguez, Vanessa Brasil Campos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797859Z6 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nunes, Itana Nogueira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732678D0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:36698768553 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S933650 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Perpétua Oliveira Cardim |
contributor_str_mv |
Santos, Jair Nascimento Rodriguez, Vanessa Brasil Campos Nunes, Itana Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação aquisição e fusão organização instrumentos comunicacionais |
topic |
Comunicação aquisição e fusão organização instrumentos comunicacionais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
A comunicação entre os diferentes atores de uma organização é um componente de extrema importância no processo de fusão de empresas. Deste modo, o conhecimento detalhado dos conceitos que se empregam na comunicação organizacional é imprescindível para seu uso consciente na implementação desses processos. É nesse contexto que se insere o objetivo geral da pesquisa que se relata aqui, qual seja, o de investigar a importância desse instrumento imprescindível a um processo de fusão de empresas. Neste sentido, a investigação concentrou-se na identificação precisa do impacto da comunicação num processo de aquisição e fusão de uma empresa específica, tendo como suporte as seguintes questões de pesquisa: a) a caracterização de um processo comunicacional em uma organização; b) a comunicação como agente dificultador no trabalho das pessoas; c) estratégias utilizadas para construir um discurso comunicacional num processo de aquisição e fusão de empresas; d) relevância das habilidades comunicacionais das pessoas na organização; implicações na aceitação do discurso comunicacional. O método utilizado foi o de estudo de caso, realizado por meio de entrevistas e observações direta, para o que foi analisada a comunicação utilizada com os empregados da Braskem, detectando conflitos e impactos causados pela inserção de uma nova tecnologia empresarial, a Tecnologia empresarial Odebrecht (TEO), em sua Unidade de Insumos Básicos (UNIB), formada por empregados das empresas adquirida e adquirente. Os primeiros resultados apontam a necessidade da comunicação como forte aliado nos processo de aquisição e fusão de empresas, constituindo-se um importante veículo para integração de empresas. O processo comunicativo foi intensificado, mas os conflitos foram inevitáveis e as relações de poder e hierarquia da nova gestão se fizeram presentes por meio dos instrumentos comunicacionais. Os veículos de comunicação são percebidos de forma diferente por líderes e subordinados e, segundo relatos, o principal ator na minimização de conflitos foi o líder comunicador. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-07-26 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-07-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T13:54:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Perpétua Oliveira Cardim. Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/146 |
identifier_str_mv |
GOMES, Perpétua Oliveira Cardim. Uma análise da comunicação empresarial num processo de aquisição e fusão de empresas : um estudo de caso. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006. |
url |
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Salvador |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIFACS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Salvador |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS instname:Universidade Salvador (UNIFACS) instacron:UNIFACS |
instname_str |
Universidade Salvador (UNIFACS) |
instacron_str |
UNIFACS |
institution |
UNIFACS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/146/1/Dissertacao+Perpetua+Cardim+2006+texto+completo.pdf http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/146/2/Dissertacao+Perpetua+Cardim+2006+texto+completo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
248feaff56e8d3666e48b3fae41390d0 055279fa8798fa979ee6838f2633e9ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.br |
_version_ |
1800393062060392448 |