Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2741 |
Resumo: | O estudo enfoca o tema do conhecimento escolar e do ensino de história no contexto da globalização destacando uma perspectiva de interpretação a partir da ótica do professor pesquisador. O contexto da pesquisa emerge a partir dos movimentos curriculares projetados pelas Políticas Públicas no Brasil e no Rio Grande do Sul no período de 2011-2014. O enfoque metodológico é de caráter crítico-hermenêutico. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. O texto se organiza em três momentos. No primeiro momento apontam-se as grandes questões e desafios que caracterizam e marcam a sociedade contemporânea a partir do advento da globalização. No segundo momento interpretam-se os desafios para o campo educacional no Brasil a partir dos marcos da globalização e, das reformas sugeridas para o Ensino Médio. Compreende-se, a partir da lógica do trabalho como princípio educativo, uma nova forma de pensar o conhecimento escolar e o ensino de história. Esta vincula-se com os ideais advindos das sociedades democráticas modernas (projetados durante a modernidade sólida), particularmente no contexto do desafio da constituição da autonomia e da maioridade humana a partir da educação e, necessários à democracia, como também com os questionamentos das contradições e ambivalências destas formas sociais e culturais no cotidiano dos lugares a partir dos movimentos críticos e pós-críticos do iluminismo. Sob este prisma, a escola se converte em instância reconstrutora crítica da cultura. Assume destaque nesta nova forma e finalidade da escola as noções de práxis, interdisciplinaridade, diálogo e pesquisa. No terceiro momento, discute-se, sob este viés, algumas dimensões implicadas na compreensão dos professores como pesquisadores no contexto do ensino de história. Depreende-se deste movimento uma interpretação de que os professores no contexto da globalização e das reformas paradigmáticas contemporâneas estão desafiados a pensarem o ensino de história, ou mesmo a tônica do conhecimento escolar de forma complexa, crítica e criativa. Aspecto que implica um movimento em relação à: a) compreensão epistemológica do conhecimento produzido na escola; b) análise e reflexão acerca dos pressupostos assumidos no trato com os processos educativos; c) tematização e problematização das teorias de fundo que orientam e permitem a construção do conhecimento da história (filosofias da história, ciências da história, teorias da história, didática da história); d) articulação da dimensão epistemológica, pedagógica e filosófica com as problemáticas emergentes no mundo social, produtivo, cultural e histórico. Sob este pressuposto, a tônica do professor pesquisador, pensada pela ótica do trabalho como princípio educativo, e da escola como reconstrutora da cultura e do sentido histórico, favorece uma cultura de autonomia dos professores frente ao saber e ao conhecimento histórico, filosófico, sociológico e pedagógico colocando-os na condição de intérpretes e fiadores do conhecimento produzido na escola, bem como de agentes de transformação social e cultural. |
id |
UNIJ_02421a0d6b23ba9ed53c9023cea7a892 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2741 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisConhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador2015-05-0420152015-05-04T13:49:23Z2015-05-04T13:49:23ZO estudo enfoca o tema do conhecimento escolar e do ensino de história no contexto da globalização destacando uma perspectiva de interpretação a partir da ótica do professor pesquisador. O contexto da pesquisa emerge a partir dos movimentos curriculares projetados pelas Políticas Públicas no Brasil e no Rio Grande do Sul no período de 2011-2014. O enfoque metodológico é de caráter crítico-hermenêutico. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. O texto se organiza em três momentos. No primeiro momento apontam-se as grandes questões e desafios que caracterizam e marcam a sociedade contemporânea a partir do advento da globalização. No segundo momento interpretam-se os desafios para o campo educacional no Brasil a partir dos marcos da globalização e, das reformas sugeridas para o Ensino Médio. Compreende-se, a partir da lógica do trabalho como princípio educativo, uma nova forma de pensar o conhecimento escolar e o ensino de história. Esta vincula-se com os ideais advindos das sociedades democráticas modernas (projetados durante a modernidade sólida), particularmente no contexto do desafio da constituição da autonomia e da maioridade humana a partir da educação e, necessários à democracia, como também com os questionamentos das contradições e ambivalências destas formas sociais e culturais no cotidiano dos lugares a partir dos movimentos críticos e pós-críticos do iluminismo. Sob este prisma, a escola se converte em instância reconstrutora crítica da cultura. Assume destaque nesta nova forma e finalidade da escola as noções de práxis, interdisciplinaridade, diálogo e pesquisa. No terceiro momento, discute-se, sob este viés, algumas dimensões implicadas na compreensão dos professores como pesquisadores no contexto do ensino de história. Depreende-se deste movimento uma interpretação de que os professores no contexto da globalização e das reformas paradigmáticas contemporâneas estão desafiados a pensarem o ensino de história, ou mesmo a tônica do conhecimento escolar de forma complexa, crítica e criativa. Aspecto que implica um movimento em relação à: a) compreensão epistemológica do conhecimento produzido na escola; b) análise e reflexão acerca dos pressupostos assumidos no trato com os processos educativos; c) tematização e problematização das teorias de fundo que orientam e permitem a construção do conhecimento da história (filosofias da história, ciências da história, teorias da história, didática da história); d) articulação da dimensão epistemológica, pedagógica e filosófica com as problemáticas emergentes no mundo social, produtivo, cultural e histórico. Sob este pressuposto, a tônica do professor pesquisador, pensada pela ótica do trabalho como princípio educativo, e da escola como reconstrutora da cultura e do sentido histórico, favorece uma cultura de autonomia dos professores frente ao saber e ao conhecimento histórico, filosófico, sociológico e pedagógico colocando-os na condição de intérpretes e fiadores do conhecimento produzido na escola, bem como de agentes de transformação social e cultural.88 f.Ciências HumanasHistóriaEnsinoGlobalizaçãoProfessor/Pesquisadorhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2741DMD_hdl_123456789/2741Silva, Sidinei Pithan daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccesstcc%20hist%c3%b3ria%202.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2741/1/tcc%20hist%c3%b3ria%202.pdfapplication/pdf535760http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2741/1/tcc%20hist%c3%b3ria%202.pdfe473c1127368250e283ca1e6f23f40bfMD5123456789_2741_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador |
title |
Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador |
spellingShingle |
Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador Silva, Sidinei Pithan da Ciências Humanas História Ensino Globalização Professor/Pesquisador |
title_short |
Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador |
title_full |
Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador |
title_fullStr |
Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador |
title_full_unstemmed |
Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador |
title_sort |
Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador |
author |
Silva, Sidinei Pithan da |
author_facet |
Silva, Sidinei Pithan da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sidinei Pithan da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas História Ensino Globalização Professor/Pesquisador |
topic |
Ciências Humanas História Ensino Globalização Professor/Pesquisador |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O estudo enfoca o tema do conhecimento escolar e do ensino de história no contexto da globalização destacando uma perspectiva de interpretação a partir da ótica do professor pesquisador. O contexto da pesquisa emerge a partir dos movimentos curriculares projetados pelas Políticas Públicas no Brasil e no Rio Grande do Sul no período de 2011-2014. O enfoque metodológico é de caráter crítico-hermenêutico. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. O texto se organiza em três momentos. No primeiro momento apontam-se as grandes questões e desafios que caracterizam e marcam a sociedade contemporânea a partir do advento da globalização. No segundo momento interpretam-se os desafios para o campo educacional no Brasil a partir dos marcos da globalização e, das reformas sugeridas para o Ensino Médio. Compreende-se, a partir da lógica do trabalho como princípio educativo, uma nova forma de pensar o conhecimento escolar e o ensino de história. Esta vincula-se com os ideais advindos das sociedades democráticas modernas (projetados durante a modernidade sólida), particularmente no contexto do desafio da constituição da autonomia e da maioridade humana a partir da educação e, necessários à democracia, como também com os questionamentos das contradições e ambivalências destas formas sociais e culturais no cotidiano dos lugares a partir dos movimentos críticos e pós-críticos do iluminismo. Sob este prisma, a escola se converte em instância reconstrutora crítica da cultura. Assume destaque nesta nova forma e finalidade da escola as noções de práxis, interdisciplinaridade, diálogo e pesquisa. No terceiro momento, discute-se, sob este viés, algumas dimensões implicadas na compreensão dos professores como pesquisadores no contexto do ensino de história. Depreende-se deste movimento uma interpretação de que os professores no contexto da globalização e das reformas paradigmáticas contemporâneas estão desafiados a pensarem o ensino de história, ou mesmo a tônica do conhecimento escolar de forma complexa, crítica e criativa. Aspecto que implica um movimento em relação à: a) compreensão epistemológica do conhecimento produzido na escola; b) análise e reflexão acerca dos pressupostos assumidos no trato com os processos educativos; c) tematização e problematização das teorias de fundo que orientam e permitem a construção do conhecimento da história (filosofias da história, ciências da história, teorias da história, didática da história); d) articulação da dimensão epistemológica, pedagógica e filosófica com as problemáticas emergentes no mundo social, produtivo, cultural e histórico. Sob este pressuposto, a tônica do professor pesquisador, pensada pela ótica do trabalho como princípio educativo, e da escola como reconstrutora da cultura e do sentido histórico, favorece uma cultura de autonomia dos professores frente ao saber e ao conhecimento histórico, filosófico, sociológico e pedagógico colocando-os na condição de intérpretes e fiadores do conhecimento produzido na escola, bem como de agentes de transformação social e cultural. 88 f. |
description |
O estudo enfoca o tema do conhecimento escolar e do ensino de história no contexto da globalização destacando uma perspectiva de interpretação a partir da ótica do professor pesquisador. O contexto da pesquisa emerge a partir dos movimentos curriculares projetados pelas Políticas Públicas no Brasil e no Rio Grande do Sul no período de 2011-2014. O enfoque metodológico é de caráter crítico-hermenêutico. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. O texto se organiza em três momentos. No primeiro momento apontam-se as grandes questões e desafios que caracterizam e marcam a sociedade contemporânea a partir do advento da globalização. No segundo momento interpretam-se os desafios para o campo educacional no Brasil a partir dos marcos da globalização e, das reformas sugeridas para o Ensino Médio. Compreende-se, a partir da lógica do trabalho como princípio educativo, uma nova forma de pensar o conhecimento escolar e o ensino de história. Esta vincula-se com os ideais advindos das sociedades democráticas modernas (projetados durante a modernidade sólida), particularmente no contexto do desafio da constituição da autonomia e da maioridade humana a partir da educação e, necessários à democracia, como também com os questionamentos das contradições e ambivalências destas formas sociais e culturais no cotidiano dos lugares a partir dos movimentos críticos e pós-críticos do iluminismo. Sob este prisma, a escola se converte em instância reconstrutora crítica da cultura. Assume destaque nesta nova forma e finalidade da escola as noções de práxis, interdisciplinaridade, diálogo e pesquisa. No terceiro momento, discute-se, sob este viés, algumas dimensões implicadas na compreensão dos professores como pesquisadores no contexto do ensino de história. Depreende-se deste movimento uma interpretação de que os professores no contexto da globalização e das reformas paradigmáticas contemporâneas estão desafiados a pensarem o ensino de história, ou mesmo a tônica do conhecimento escolar de forma complexa, crítica e criativa. Aspecto que implica um movimento em relação à: a) compreensão epistemológica do conhecimento produzido na escola; b) análise e reflexão acerca dos pressupostos assumidos no trato com os processos educativos; c) tematização e problematização das teorias de fundo que orientam e permitem a construção do conhecimento da história (filosofias da história, ciências da história, teorias da história, didática da história); d) articulação da dimensão epistemológica, pedagógica e filosófica com as problemáticas emergentes no mundo social, produtivo, cultural e histórico. Sob este pressuposto, a tônica do professor pesquisador, pensada pela ótica do trabalho como princípio educativo, e da escola como reconstrutora da cultura e do sentido histórico, favorece uma cultura de autonomia dos professores frente ao saber e ao conhecimento histórico, filosófico, sociológico e pedagógico colocando-os na condição de intérpretes e fiadores do conhecimento produzido na escola, bem como de agentes de transformação social e cultural. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-04 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2015-05-04T13:49:23Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-04T13:49:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2741 DMD_hdl_123456789/2741 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2741 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414621819895808 |