Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sidinei Pithan da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2741
Resumo: O estudo enfoca o tema do conhecimento escolar e do ensino de história no contexto da globalização destacando uma perspectiva de interpretação a partir da ótica do professor pesquisador. O contexto da pesquisa emerge a partir dos movimentos curriculares projetados pelas Políticas Públicas no Brasil e no Rio Grande do Sul no período de 2011-2014. O enfoque metodológico é de caráter crítico-hermenêutico. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. O texto se organiza em três momentos. No primeiro momento apontam-se as grandes questões e desafios que caracterizam e marcam a sociedade contemporânea a partir do advento da globalização. No segundo momento interpretam-se os desafios para o campo educacional no Brasil a partir dos marcos da globalização e, das reformas sugeridas para o Ensino Médio. Compreende-se, a partir da lógica do trabalho como princípio educativo, uma nova forma de pensar o conhecimento escolar e o ensino de história. Esta vincula-se com os ideais advindos das sociedades democráticas modernas (projetados durante a modernidade sólida), particularmente no contexto do desafio da constituição da autonomia e da maioridade humana a partir da educação e, necessários à democracia, como também com os questionamentos das contradições e ambivalências destas formas sociais e culturais no cotidiano dos lugares a partir dos movimentos críticos e pós-críticos do iluminismo. Sob este prisma, a escola se converte em instância reconstrutora crítica da cultura. Assume destaque nesta nova forma e finalidade da escola as noções de práxis, interdisciplinaridade, diálogo e pesquisa. No terceiro momento, discute-se, sob este viés, algumas dimensões implicadas na compreensão dos professores como pesquisadores no contexto do ensino de história. Depreende-se deste movimento uma interpretação de que os professores no contexto da globalização e das reformas paradigmáticas contemporâneas estão desafiados a pensarem o ensino de história, ou mesmo a tônica do conhecimento escolar de forma complexa, crítica e criativa. Aspecto que implica um movimento em relação à: a) compreensão epistemológica do conhecimento produzido na escola; b) análise e reflexão acerca dos pressupostos assumidos no trato com os processos educativos; c) tematização e problematização das teorias de fundo que orientam e permitem a construção do conhecimento da história (filosofias da história, ciências da história, teorias da história, didática da história); d) articulação da dimensão epistemológica, pedagógica e filosófica com as problemáticas emergentes no mundo social, produtivo, cultural e histórico. Sob este pressuposto, a tônica do professor pesquisador, pensada pela ótica do trabalho como princípio educativo, e da escola como reconstrutora da cultura e do sentido histórico, favorece uma cultura de autonomia dos professores frente ao saber e ao conhecimento histórico, filosófico, sociológico e pedagógico colocando-os na condição de intérpretes e fiadores do conhecimento produzido na escola, bem como de agentes de transformação social e cultural.
id UNIJ_02421a0d6b23ba9ed53c9023cea7a892
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2741
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisConhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador2015-05-0420152015-05-04T13:49:23Z2015-05-04T13:49:23ZO estudo enfoca o tema do conhecimento escolar e do ensino de história no contexto da globalização destacando uma perspectiva de interpretação a partir da ótica do professor pesquisador. O contexto da pesquisa emerge a partir dos movimentos curriculares projetados pelas Políticas Públicas no Brasil e no Rio Grande do Sul no período de 2011-2014. O enfoque metodológico é de caráter crítico-hermenêutico. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. O texto se organiza em três momentos. No primeiro momento apontam-se as grandes questões e desafios que caracterizam e marcam a sociedade contemporânea a partir do advento da globalização. No segundo momento interpretam-se os desafios para o campo educacional no Brasil a partir dos marcos da globalização e, das reformas sugeridas para o Ensino Médio. Compreende-se, a partir da lógica do trabalho como princípio educativo, uma nova forma de pensar o conhecimento escolar e o ensino de história. Esta vincula-se com os ideais advindos das sociedades democráticas modernas (projetados durante a modernidade sólida), particularmente no contexto do desafio da constituição da autonomia e da maioridade humana a partir da educação e, necessários à democracia, como também com os questionamentos das contradições e ambivalências destas formas sociais e culturais no cotidiano dos lugares a partir dos movimentos críticos e pós-críticos do iluminismo. Sob este prisma, a escola se converte em instância reconstrutora crítica da cultura. Assume destaque nesta nova forma e finalidade da escola as noções de práxis, interdisciplinaridade, diálogo e pesquisa. No terceiro momento, discute-se, sob este viés, algumas dimensões implicadas na compreensão dos professores como pesquisadores no contexto do ensino de história. Depreende-se deste movimento uma interpretação de que os professores no contexto da globalização e das reformas paradigmáticas contemporâneas estão desafiados a pensarem o ensino de história, ou mesmo a tônica do conhecimento escolar de forma complexa, crítica e criativa. Aspecto que implica um movimento em relação à: a) compreensão epistemológica do conhecimento produzido na escola; b) análise e reflexão acerca dos pressupostos assumidos no trato com os processos educativos; c) tematização e problematização das teorias de fundo que orientam e permitem a construção do conhecimento da história (filosofias da história, ciências da história, teorias da história, didática da história); d) articulação da dimensão epistemológica, pedagógica e filosófica com as problemáticas emergentes no mundo social, produtivo, cultural e histórico. Sob este pressuposto, a tônica do professor pesquisador, pensada pela ótica do trabalho como princípio educativo, e da escola como reconstrutora da cultura e do sentido histórico, favorece uma cultura de autonomia dos professores frente ao saber e ao conhecimento histórico, filosófico, sociológico e pedagógico colocando-os na condição de intérpretes e fiadores do conhecimento produzido na escola, bem como de agentes de transformação social e cultural.88 f.Ciências HumanasHistóriaEnsinoGlobalizaçãoProfessor/Pesquisadorhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2741DMD_hdl_123456789/2741Silva, Sidinei Pithan daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccesstcc%20hist%c3%b3ria%202.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2741/1/tcc%20hist%c3%b3ria%202.pdfapplication/pdf535760http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2741/1/tcc%20hist%c3%b3ria%202.pdfe473c1127368250e283ca1e6f23f40bfMD5123456789_2741_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador
title Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador
spellingShingle Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador
Silva, Sidinei Pithan da
Ciências Humanas
História
Ensino
Globalização
Professor/Pesquisador
title_short Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador
title_full Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador
title_fullStr Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador
title_full_unstemmed Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador
title_sort Conhecimento escolar e ensino de história no contexto da globalização: um olhar a partir da perspectiva do professor pesquisador
author Silva, Sidinei Pithan da
author_facet Silva, Sidinei Pithan da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sidinei Pithan da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
História
Ensino
Globalização
Professor/Pesquisador
topic Ciências Humanas
História
Ensino
Globalização
Professor/Pesquisador
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O estudo enfoca o tema do conhecimento escolar e do ensino de história no contexto da globalização destacando uma perspectiva de interpretação a partir da ótica do professor pesquisador. O contexto da pesquisa emerge a partir dos movimentos curriculares projetados pelas Políticas Públicas no Brasil e no Rio Grande do Sul no período de 2011-2014. O enfoque metodológico é de caráter crítico-hermenêutico. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. O texto se organiza em três momentos. No primeiro momento apontam-se as grandes questões e desafios que caracterizam e marcam a sociedade contemporânea a partir do advento da globalização. No segundo momento interpretam-se os desafios para o campo educacional no Brasil a partir dos marcos da globalização e, das reformas sugeridas para o Ensino Médio. Compreende-se, a partir da lógica do trabalho como princípio educativo, uma nova forma de pensar o conhecimento escolar e o ensino de história. Esta vincula-se com os ideais advindos das sociedades democráticas modernas (projetados durante a modernidade sólida), particularmente no contexto do desafio da constituição da autonomia e da maioridade humana a partir da educação e, necessários à democracia, como também com os questionamentos das contradições e ambivalências destas formas sociais e culturais no cotidiano dos lugares a partir dos movimentos críticos e pós-críticos do iluminismo. Sob este prisma, a escola se converte em instância reconstrutora crítica da cultura. Assume destaque nesta nova forma e finalidade da escola as noções de práxis, interdisciplinaridade, diálogo e pesquisa. No terceiro momento, discute-se, sob este viés, algumas dimensões implicadas na compreensão dos professores como pesquisadores no contexto do ensino de história. Depreende-se deste movimento uma interpretação de que os professores no contexto da globalização e das reformas paradigmáticas contemporâneas estão desafiados a pensarem o ensino de história, ou mesmo a tônica do conhecimento escolar de forma complexa, crítica e criativa. Aspecto que implica um movimento em relação à: a) compreensão epistemológica do conhecimento produzido na escola; b) análise e reflexão acerca dos pressupostos assumidos no trato com os processos educativos; c) tematização e problematização das teorias de fundo que orientam e permitem a construção do conhecimento da história (filosofias da história, ciências da história, teorias da história, didática da história); d) articulação da dimensão epistemológica, pedagógica e filosófica com as problemáticas emergentes no mundo social, produtivo, cultural e histórico. Sob este pressuposto, a tônica do professor pesquisador, pensada pela ótica do trabalho como princípio educativo, e da escola como reconstrutora da cultura e do sentido histórico, favorece uma cultura de autonomia dos professores frente ao saber e ao conhecimento histórico, filosófico, sociológico e pedagógico colocando-os na condição de intérpretes e fiadores do conhecimento produzido na escola, bem como de agentes de transformação social e cultural.
88 f.
description O estudo enfoca o tema do conhecimento escolar e do ensino de história no contexto da globalização destacando uma perspectiva de interpretação a partir da ótica do professor pesquisador. O contexto da pesquisa emerge a partir dos movimentos curriculares projetados pelas Políticas Públicas no Brasil e no Rio Grande do Sul no período de 2011-2014. O enfoque metodológico é de caráter crítico-hermenêutico. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. O texto se organiza em três momentos. No primeiro momento apontam-se as grandes questões e desafios que caracterizam e marcam a sociedade contemporânea a partir do advento da globalização. No segundo momento interpretam-se os desafios para o campo educacional no Brasil a partir dos marcos da globalização e, das reformas sugeridas para o Ensino Médio. Compreende-se, a partir da lógica do trabalho como princípio educativo, uma nova forma de pensar o conhecimento escolar e o ensino de história. Esta vincula-se com os ideais advindos das sociedades democráticas modernas (projetados durante a modernidade sólida), particularmente no contexto do desafio da constituição da autonomia e da maioridade humana a partir da educação e, necessários à democracia, como também com os questionamentos das contradições e ambivalências destas formas sociais e culturais no cotidiano dos lugares a partir dos movimentos críticos e pós-críticos do iluminismo. Sob este prisma, a escola se converte em instância reconstrutora crítica da cultura. Assume destaque nesta nova forma e finalidade da escola as noções de práxis, interdisciplinaridade, diálogo e pesquisa. No terceiro momento, discute-se, sob este viés, algumas dimensões implicadas na compreensão dos professores como pesquisadores no contexto do ensino de história. Depreende-se deste movimento uma interpretação de que os professores no contexto da globalização e das reformas paradigmáticas contemporâneas estão desafiados a pensarem o ensino de história, ou mesmo a tônica do conhecimento escolar de forma complexa, crítica e criativa. Aspecto que implica um movimento em relação à: a) compreensão epistemológica do conhecimento produzido na escola; b) análise e reflexão acerca dos pressupostos assumidos no trato com os processos educativos; c) tematização e problematização das teorias de fundo que orientam e permitem a construção do conhecimento da história (filosofias da história, ciências da história, teorias da história, didática da história); d) articulação da dimensão epistemológica, pedagógica e filosófica com as problemáticas emergentes no mundo social, produtivo, cultural e histórico. Sob este pressuposto, a tônica do professor pesquisador, pensada pela ótica do trabalho como princípio educativo, e da escola como reconstrutora da cultura e do sentido histórico, favorece uma cultura de autonomia dos professores frente ao saber e ao conhecimento histórico, filosófico, sociológico e pedagógico colocando-os na condição de intérpretes e fiadores do conhecimento produzido na escola, bem como de agentes de transformação social e cultural.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-04
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2015-05-04T13:49:23Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-04T13:49:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2741
DMD_hdl_123456789/2741
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2741
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414621819895808