Storyline no ensino de língua inglesa nos anos iniciais da educação básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6094 |
Resumo: | O estudo objetiva compreender a aprendizagem de língua inglesa por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com base na Abordagem Storyline, que pressupõe o ensino integrado de uma língua estrangeira e de conteúdos escolares. O aporte teórico fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 2008) sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem e da cognição. Investiga-se a relação entre a teoria e a prática na análise de uma unidade temática, fundamentada na abordagem Storyline (BELL et al, 2006; 2007; CRESSWELL, 2007), como alternativa didático-metodológica para o ensino e aprendizagem de língua inglesa integrada a conteúdo escolar por alunos do 2º Ano dos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Os dados empíricos são constituídos da transcrição das filmagens realizadas no período de intervenção e no desenvolvimento e aplicação da Storyline: The Neighborhood Environment and Health. A pesquisa é de abordagem qualitativa (LÜDKE e ANDRÉ, 1986) e, se caracteriza como um estudo de caso (YIN, 2001). Para análise dos dados construídos utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Na análise dos dados emergiu o foco temático denominado aprendizagem integrada de língua inglesa e de conteúdo escolar, trazendo as categorias “desenvolvimento da linguagem”, “apropriação” e “mediação”. A primeira categoria pode ser evidenciada nas transcrições à medida que relaciona o processo de aprendizagem da língua inglesa com o desenvolvimento da cognição. A segunda categoria remete ao processo de apropriação dos significados conceituais advindos das ações humanas social e culturamente construídas. Por fim, a última categoria versa sobre a mediação por intermédio do signo. A análise e a interpretação dos dados produzidos neste processo investigativo propiciaram os meios para a compreensão mais ampla e profunda sobre o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, com o aporte de teóricos da perspectiva histórico-cultural que versam sobre o desenvolvimento humano, da linguagem e da cognição. |
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O estudo objetiva compreender a aprendizagem de língua inglesa por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com base na Abordagem Storyline, que pressupõe o ensino integrado de uma língua estrangeira e de conteúdos escolares. O aporte teórico fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 2008) sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem e da cognição. Investiga-se a relação entre a teoria e a prática na análise de uma unidade temática, fundamentada na abordagem Storyline (BELL et al, 2006; 2007; CRESSWELL, 2007), como alternativa didático-metodológica para o ensino e aprendizagem de língua inglesa integrada a conteúdo escolar por alunos do 2º Ano dos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Os dados empíricos são constituídos da transcrição das filmagens realizadas no período de intervenção e no desenvolvimento e aplicação da Storyline: The Neighborhood Environment and Health. A pesquisa é de abordagem qualitativa (LÜDKE e ANDRÉ, 1986) e, se caracteriza como um estudo de caso (YIN, 2001). Para análise dos dados construídos utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Na análise dos dados emergiu o foco temático denominado aprendizagem integrada de língua inglesa e de conteúdo escolar, trazendo as categorias “desenvolvimento da linguagem”, “apropriação” e “mediação”. A primeira categoria pode ser evidenciada nas transcrições à medida que relaciona o processo de aprendizagem da língua inglesa com o desenvolvimento da cognição. A segunda categoria remete ao processo de apropriação dos significados conceituais advindos das ações humanas social e culturamente construídas. Por fim, a última categoria versa sobre a mediação por intermédio do signo. A análise e a interpretação dos dados produzidos neste processo investigativo propiciaram os meios para a compreensão mais ampla e profunda sobre o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, com o aporte de teóricos da perspectiva histórico-cultural que versam sobre o desenvolvimento humano, da linguagem e da cognição. |
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