Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schaefer, Mireli Patrícia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5664
Resumo: O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática- Licenciatura, a qual discute se o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais com alunos do ensino fundamental, e a forma que ocorre. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, como procedimento metodológico foi realizado análises de atividades realizadas por uma turma de alunos do 6° ano, durante a realização de estágio por meio de uma disciplina do curso de licenciatura em Matemática. De modo geral pode-se destacar que o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais, o contexto do cotidiano do aluno desenvolve o interesse, a curiosidade dos mesmos. E para acontecer a apropriação do saber escolar este contexto precisa ser descontextualizado, pois o saber escolar é diferente do saber cotidiano. Foram feitas problematizações pela professora, partindo de conhecimentos prévios dos alunos, constatou-se que os alunos foram sendo instigados, provocados, e a partir de alguns conhecimentos já adquiridos, aconteceu a realização de atividades. Estes conhecimentos prévios dos alunos é um conhecimento cotidiano, e este é utilizado para o aluno fazer relações e assim gerar significados, e acontecer o domínio do saber escolar.
id UNIJ_059337cc41260a6df533ed0ca5bcf0d9
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5664
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAnálise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano2019-02-0720182019-02-07T23:21:23Z2019-02-07T23:21:23ZO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática- Licenciatura, a qual discute se o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais com alunos do ensino fundamental, e a forma que ocorre. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, como procedimento metodológico foi realizado análises de atividades realizadas por uma turma de alunos do 6° ano, durante a realização de estágio por meio de uma disciplina do curso de licenciatura em Matemática. De modo geral pode-se destacar que o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais, o contexto do cotidiano do aluno desenvolve o interesse, a curiosidade dos mesmos. E para acontecer a apropriação do saber escolar este contexto precisa ser descontextualizado, pois o saber escolar é diferente do saber cotidiano. Foram feitas problematizações pela professora, partindo de conhecimentos prévios dos alunos, constatou-se que os alunos foram sendo instigados, provocados, e a partir de alguns conhecimentos já adquiridos, aconteceu a realização de atividades. Estes conhecimentos prévios dos alunos é um conhecimento cotidiano, e este é utilizado para o aluno fazer relações e assim gerar significados, e acontecer o domínio do saber escolar.20 f.Ciências exatas e da terraMatemáticaContextoSignificadosApropriação do ConceitoSaber escolarSaber cotidianohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5664DMD_hdl_123456789/5664Schaefer, Mireli Patríciaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMireli%20Patr%c3%adcia%20Schaefer.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5664/1/Mireli%20Patr%c3%adcia%20Schaefer.pdfapplication/pdf713474http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5664/1/Mireli%20Patr%c3%adcia%20Schaefer.pdfffc7559a16b37cceca8a29570e25f3caMD5123456789_5664_12019-02-09T06:45:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano
title Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano
spellingShingle Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano
Schaefer, Mireli Patrícia
Ciências exatas e da terra
Matemática
Contexto
Significados
Apropriação do Conceito
Saber escolar
Saber cotidiano
title_short Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano
title_full Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano
title_fullStr Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano
title_full_unstemmed Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano
title_sort Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano
author Schaefer, Mireli Patrícia
author_facet Schaefer, Mireli Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schaefer, Mireli Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências exatas e da terra
Matemática
Contexto
Significados
Apropriação do Conceito
Saber escolar
Saber cotidiano
topic Ciências exatas e da terra
Matemática
Contexto
Significados
Apropriação do Conceito
Saber escolar
Saber cotidiano
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática- Licenciatura, a qual discute se o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais com alunos do ensino fundamental, e a forma que ocorre. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, como procedimento metodológico foi realizado análises de atividades realizadas por uma turma de alunos do 6° ano, durante a realização de estágio por meio de uma disciplina do curso de licenciatura em Matemática. De modo geral pode-se destacar que o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais, o contexto do cotidiano do aluno desenvolve o interesse, a curiosidade dos mesmos. E para acontecer a apropriação do saber escolar este contexto precisa ser descontextualizado, pois o saber escolar é diferente do saber cotidiano. Foram feitas problematizações pela professora, partindo de conhecimentos prévios dos alunos, constatou-se que os alunos foram sendo instigados, provocados, e a partir de alguns conhecimentos já adquiridos, aconteceu a realização de atividades. Estes conhecimentos prévios dos alunos é um conhecimento cotidiano, e este é utilizado para o aluno fazer relações e assim gerar significados, e acontecer o domínio do saber escolar.
20 f.
description O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática- Licenciatura, a qual discute se o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais com alunos do ensino fundamental, e a forma que ocorre. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, como procedimento metodológico foi realizado análises de atividades realizadas por uma turma de alunos do 6° ano, durante a realização de estágio por meio de uma disciplina do curso de licenciatura em Matemática. De modo geral pode-se destacar que o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais, o contexto do cotidiano do aluno desenvolve o interesse, a curiosidade dos mesmos. E para acontecer a apropriação do saber escolar este contexto precisa ser descontextualizado, pois o saber escolar é diferente do saber cotidiano. Foram feitas problematizações pela professora, partindo de conhecimentos prévios dos alunos, constatou-se que os alunos foram sendo instigados, provocados, e a partir de alguns conhecimentos já adquiridos, aconteceu a realização de atividades. Estes conhecimentos prévios dos alunos é um conhecimento cotidiano, e este é utilizado para o aluno fazer relações e assim gerar significados, e acontecer o domínio do saber escolar.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-02-07T23:21:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-07T23:21:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5664
DMD_hdl_123456789/5664
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5664
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1625033948825387008