Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5664 |
Resumo: | O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática- Licenciatura, a qual discute se o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais com alunos do ensino fundamental, e a forma que ocorre. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, como procedimento metodológico foi realizado análises de atividades realizadas por uma turma de alunos do 6° ano, durante a realização de estágio por meio de uma disciplina do curso de licenciatura em Matemática. De modo geral pode-se destacar que o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais, o contexto do cotidiano do aluno desenvolve o interesse, a curiosidade dos mesmos. E para acontecer a apropriação do saber escolar este contexto precisa ser descontextualizado, pois o saber escolar é diferente do saber cotidiano. Foram feitas problematizações pela professora, partindo de conhecimentos prévios dos alunos, constatou-se que os alunos foram sendo instigados, provocados, e a partir de alguns conhecimentos já adquiridos, aconteceu a realização de atividades. Estes conhecimentos prévios dos alunos é um conhecimento cotidiano, e este é utilizado para o aluno fazer relações e assim gerar significados, e acontecer o domínio do saber escolar. |
id |
UNIJ_059337cc41260a6df533ed0ca5bcf0d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5664 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAnálise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano2019-02-0720182019-02-07T23:21:23Z2019-02-07T23:21:23ZO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática- Licenciatura, a qual discute se o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais com alunos do ensino fundamental, e a forma que ocorre. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, como procedimento metodológico foi realizado análises de atividades realizadas por uma turma de alunos do 6° ano, durante a realização de estágio por meio de uma disciplina do curso de licenciatura em Matemática. De modo geral pode-se destacar que o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais, o contexto do cotidiano do aluno desenvolve o interesse, a curiosidade dos mesmos. E para acontecer a apropriação do saber escolar este contexto precisa ser descontextualizado, pois o saber escolar é diferente do saber cotidiano. Foram feitas problematizações pela professora, partindo de conhecimentos prévios dos alunos, constatou-se que os alunos foram sendo instigados, provocados, e a partir de alguns conhecimentos já adquiridos, aconteceu a realização de atividades. Estes conhecimentos prévios dos alunos é um conhecimento cotidiano, e este é utilizado para o aluno fazer relações e assim gerar significados, e acontecer o domínio do saber escolar.20 f.Ciências exatas e da terraMatemáticaContextoSignificadosApropriação do ConceitoSaber escolarSaber cotidianohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5664DMD_hdl_123456789/5664Schaefer, Mireli Patríciaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMireli%20Patr%c3%adcia%20Schaefer.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5664/1/Mireli%20Patr%c3%adcia%20Schaefer.pdfapplication/pdf713474http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5664/1/Mireli%20Patr%c3%adcia%20Schaefer.pdfffc7559a16b37cceca8a29570e25f3caMD5123456789_5664_12019-02-09T06:45:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano |
title |
Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano |
spellingShingle |
Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano Schaefer, Mireli Patrícia Ciências exatas e da terra Matemática Contexto Significados Apropriação do Conceito Saber escolar Saber cotidiano |
title_short |
Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano |
title_full |
Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano |
title_fullStr |
Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano |
title_full_unstemmed |
Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano |
title_sort |
Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano |
author |
Schaefer, Mireli Patrícia |
author_facet |
Schaefer, Mireli Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schaefer, Mireli Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências exatas e da terra Matemática Contexto Significados Apropriação do Conceito Saber escolar Saber cotidiano |
topic |
Ciências exatas e da terra Matemática Contexto Significados Apropriação do Conceito Saber escolar Saber cotidiano |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática- Licenciatura, a qual discute se o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais com alunos do ensino fundamental, e a forma que ocorre. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, como procedimento metodológico foi realizado análises de atividades realizadas por uma turma de alunos do 6° ano, durante a realização de estágio por meio de uma disciplina do curso de licenciatura em Matemática. De modo geral pode-se destacar que o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais, o contexto do cotidiano do aluno desenvolve o interesse, a curiosidade dos mesmos. E para acontecer a apropriação do saber escolar este contexto precisa ser descontextualizado, pois o saber escolar é diferente do saber cotidiano. Foram feitas problematizações pela professora, partindo de conhecimentos prévios dos alunos, constatou-se que os alunos foram sendo instigados, provocados, e a partir de alguns conhecimentos já adquiridos, aconteceu a realização de atividades. Estes conhecimentos prévios dos alunos é um conhecimento cotidiano, e este é utilizado para o aluno fazer relações e assim gerar significados, e acontecer o domínio do saber escolar. 20 f. |
description |
O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática- Licenciatura, a qual discute se o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais com alunos do ensino fundamental, e a forma que ocorre. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, como procedimento metodológico foi realizado análises de atividades realizadas por uma turma de alunos do 6° ano, durante a realização de estágio por meio de uma disciplina do curso de licenciatura em Matemática. De modo geral pode-se destacar que o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais, o contexto do cotidiano do aluno desenvolve o interesse, a curiosidade dos mesmos. E para acontecer a apropriação do saber escolar este contexto precisa ser descontextualizado, pois o saber escolar é diferente do saber cotidiano. Foram feitas problematizações pela professora, partindo de conhecimentos prévios dos alunos, constatou-se que os alunos foram sendo instigados, provocados, e a partir de alguns conhecimentos já adquiridos, aconteceu a realização de atividades. Estes conhecimentos prévios dos alunos é um conhecimento cotidiano, e este é utilizado para o aluno fazer relações e assim gerar significados, e acontecer o domínio do saber escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-02-07T23:21:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-07T23:21:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5664 DMD_hdl_123456789/5664 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5664 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1625033948825387008 |