A escola regular na perspectiva da educação inclusiva: práticas e dizeres na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2744 |
Resumo: | O presente trabalho trata sobre o processo de inclusão do aluno com necessidades específicas na escola durante a educação infantil, buscando conhecer as leis que regulamentam tal processo. Assim, é importante considerar que a inclusão no contexto escolar tem como objetivo valorizar a diversidade como forma de ações que garantam o acesso e permanência do aluno com necessidades específicas no ensino regular. Neste contexto, o problema desta pesquisa é: As escolas regulares estão preparadas para receber/trabalhar com os alunos com necessidades específicas? Junto a tal problemática, o objetivo geral buscar entender o processo de inclusão de crianças com necessidades específicas na educação infantil em escolas regulares de ensino. A pesquisa foi desenvolvida com entrevistas estruturadas e semiestruturadas com uma professora da educação infantil de uma escola pública do município de Ijuí/RS. Além disso, este trabalho apresenta uma pesquisa de levantamento bibliográfico para embasar as reflexões sobre a inclusão escolar, caracterizando a metodologia de pesquisa em uma perspectiva qualitativa. Esse trabalho é finalizado ressaltando os resultados obtidos com a pesquisa realizada, através da qual se verificou algumas lacunas ainda existentes neste processo e a necessidade de se ter uma qualidade de ensino para todos, cada qual com seu tempo, atendendo assim as diferenças. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA escola regular na perspectiva da educação inclusiva: práticas e dizeres na educação infantil2015-05-0420142015-05-04T14:34:41Z2015-05-04T14:34:41ZO presente trabalho trata sobre o processo de inclusão do aluno com necessidades específicas na escola durante a educação infantil, buscando conhecer as leis que regulamentam tal processo. Assim, é importante considerar que a inclusão no contexto escolar tem como objetivo valorizar a diversidade como forma de ações que garantam o acesso e permanência do aluno com necessidades específicas no ensino regular. Neste contexto, o problema desta pesquisa é: As escolas regulares estão preparadas para receber/trabalhar com os alunos com necessidades específicas? Junto a tal problemática, o objetivo geral buscar entender o processo de inclusão de crianças com necessidades específicas na educação infantil em escolas regulares de ensino. A pesquisa foi desenvolvida com entrevistas estruturadas e semiestruturadas com uma professora da educação infantil de uma escola pública do município de Ijuí/RS. Além disso, este trabalho apresenta uma pesquisa de levantamento bibliográfico para embasar as reflexões sobre a inclusão escolar, caracterizando a metodologia de pesquisa em uma perspectiva qualitativa. Esse trabalho é finalizado ressaltando os resultados obtidos com a pesquisa realizada, através da qual se verificou algumas lacunas ainda existentes neste processo e a necessidade de se ter uma qualidade de ensino para todos, cada qual com seu tempo, atendendo assim as diferenças.39 f.HistóriaPedagogiaEducaçãoInclusãoPolíticas públicashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2744DMD_hdl_123456789/2744Rodrigues, Queli Aline G.porreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTcc%20Queli.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2744/1/Tcc%20Queli.pdfapplication/pdf331711http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2744/1/Tcc%20Queli.pdf90dc47c5d99d8d7cee090f2dc065c5cfMD5123456789_2744_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com - |
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O presente trabalho trata sobre o processo de inclusão do aluno com necessidades específicas na escola durante a educação infantil, buscando conhecer as leis que regulamentam tal processo. Assim, é importante considerar que a inclusão no contexto escolar tem como objetivo valorizar a diversidade como forma de ações que garantam o acesso e permanência do aluno com necessidades específicas no ensino regular. Neste contexto, o problema desta pesquisa é: As escolas regulares estão preparadas para receber/trabalhar com os alunos com necessidades específicas? Junto a tal problemática, o objetivo geral buscar entender o processo de inclusão de crianças com necessidades específicas na educação infantil em escolas regulares de ensino. A pesquisa foi desenvolvida com entrevistas estruturadas e semiestruturadas com uma professora da educação infantil de uma escola pública do município de Ijuí/RS. Além disso, este trabalho apresenta uma pesquisa de levantamento bibliográfico para embasar as reflexões sobre a inclusão escolar, caracterizando a metodologia de pesquisa em uma perspectiva qualitativa. Esse trabalho é finalizado ressaltando os resultados obtidos com a pesquisa realizada, através da qual se verificou algumas lacunas ainda existentes neste processo e a necessidade de se ter uma qualidade de ensino para todos, cada qual com seu tempo, atendendo assim as diferenças. |
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