A escola regular na perspectiva da educação inclusiva: práticas e dizeres na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Queli Aline G.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2744
Resumo: O presente trabalho trata sobre o processo de inclusão do aluno com necessidades específicas na escola durante a educação infantil, buscando conhecer as leis que regulamentam tal processo. Assim, é importante considerar que a inclusão no contexto escolar tem como objetivo valorizar a diversidade como forma de ações que garantam o acesso e permanência do aluno com necessidades específicas no ensino regular. Neste contexto, o problema desta pesquisa é: As escolas regulares estão preparadas para receber/trabalhar com os alunos com necessidades específicas? Junto a tal problemática, o objetivo geral buscar entender o processo de inclusão de crianças com necessidades específicas na educação infantil em escolas regulares de ensino. A pesquisa foi desenvolvida com entrevistas estruturadas e semiestruturadas com uma professora da educação infantil de uma escola pública do município de Ijuí/RS. Além disso, este trabalho apresenta uma pesquisa de levantamento bibliográfico para embasar as reflexões sobre a inclusão escolar, caracterizando a metodologia de pesquisa em uma perspectiva qualitativa. Esse trabalho é finalizado ressaltando os resultados obtidos com a pesquisa realizada, através da qual se verificou algumas lacunas ainda existentes neste processo e a necessidade de se ter uma qualidade de ensino para todos, cada qual com seu tempo, atendendo assim as diferenças.
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