Atividade de interação com integração de aprendizagens em aula de administração da produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Cristiano Henrique Antonelli da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2000
Resumo: O motivo que impulsionou o desenvolvimento desta tese foi a necessidade de compreender teoricamente um processo de reelaboração de ciclos de ação didática que possibilitassem o entendimento pedagógico do conteúdo de Administração da Produção, cujos aprendizados fossem para além das técnicas de cálculo convencionalmente utilizadas. Para isso, foi estabelecido o objetivo de investigar limites e potencialidades de uma “Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens”, com vistas a compreender como conhecimentos e situações da atuação profissional são dinamicamente relacionados, nesse campo do saber, num ambiente que possibilita interações sociais diversificadas. O aporte teórico que norteia a tese está pautado no referencial histórico-cultural, com foco na teoria da atividade, em conjunto com abordagens referentes à constituição da docência. A organização e o desenvolvimento da investigação foram inspirados na pesquisa-ação, como orientação teórico-metodológica. O processo qualitativo de construção, análise e interpretação dos dados abrangeu a modalidade de análise textual discursiva. Como categorias de análise foram definidas, a priori, aquelas referentes à mobilização de conhecimentos, de interações sociais e de relações políticas. O campo empírico da pesquisa abrangeu aulas com acadêmicos regularmente matriculados em duas turmas de um Curso de Administração em uma Universidade Federal no interior do RS, sendo que uma delas serviu para a fase piloto da pesquisa. A Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens oportunizou a articulação do conteúdo pela compreensão das relações conceituais em conjunto com ações interconectadas com processos e operações colaborativas em aula. Foi possível a tomada de consciência de que, para atingir o objetivo proposto, é necessário que ele seja um motivo capaz de conduzir o sujeito, na dinâmica do trabalho colaborativo, nas relações interpessoais. Para alguns estudantes, a atividade propiciou novos motivos com deslocamento de sua atividade principal para novos objetivos, cujo cumprimento exigiria novas dinâmicas, com vistas à superação de problemas que emergiram. Como limite, observou-se que alguns estudantes não se envolveram conforme era esperado, o que pode ser atribuído à dificuldade inicial de mobilizar os conhecimentos estudados, na relação com situações-problema vivenciadas no decorrer das aulas. A tese possibilitou avançar no entendimento do processo de ensino e abre um convite para novas oportunidades de investigação, a exemplo da reestruturação da atividade para que seja realizada ao longo de todo o semestre letivo, com articulação dos conteúdos curriculares, em suas significações e contradições, com vistas à expansão da aprendizagem para além das fronteiras da aula.
id UNIJ_06c912bf7aed38da44a6fdf5f305be8c
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2000
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAtividade de interação com integração de aprendizagens em aula de administração da produção2014-01-0820132014-01-08T11:30:42Z2014-01-08T11:30:42ZO motivo que impulsionou o desenvolvimento desta tese foi a necessidade de compreender teoricamente um processo de reelaboração de ciclos de ação didática que possibilitassem o entendimento pedagógico do conteúdo de Administração da Produção, cujos aprendizados fossem para além das técnicas de cálculo convencionalmente utilizadas. Para isso, foi estabelecido o objetivo de investigar limites e potencialidades de uma “Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens”, com vistas a compreender como conhecimentos e situações da atuação profissional são dinamicamente relacionados, nesse campo do saber, num ambiente que possibilita interações sociais diversificadas. O aporte teórico que norteia a tese está pautado no referencial histórico-cultural, com foco na teoria da atividade, em conjunto com abordagens referentes à constituição da docência. A organização e o desenvolvimento da investigação foram inspirados na pesquisa-ação, como orientação teórico-metodológica. O processo qualitativo de construção, análise e interpretação dos dados abrangeu a modalidade de análise textual discursiva. Como categorias de análise foram definidas, a priori, aquelas referentes à mobilização de conhecimentos, de interações sociais e de relações políticas. O campo empírico da pesquisa abrangeu aulas com acadêmicos regularmente matriculados em duas turmas de um Curso de Administração em uma Universidade Federal no interior do RS, sendo que uma delas serviu para a fase piloto da pesquisa. A Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens oportunizou a articulação do conteúdo pela compreensão das relações conceituais em conjunto com ações interconectadas com processos e operações colaborativas em aula. Foi possível a tomada de consciência de que, para atingir o objetivo proposto, é necessário que ele seja um motivo capaz de conduzir o sujeito, na dinâmica do trabalho colaborativo, nas relações interpessoais. Para alguns estudantes, a atividade propiciou novos motivos com deslocamento de sua atividade principal para novos objetivos, cujo cumprimento exigiria novas dinâmicas, com vistas à superação de problemas que emergiram. Como limite, observou-se que alguns estudantes não se envolveram conforme era esperado, o que pode ser atribuído à dificuldade inicial de mobilizar os conhecimentos estudados, na relação com situações-problema vivenciadas no decorrer das aulas. A tese possibilitou avançar no entendimento do processo de ensino e abre um convite para novas oportunidades de investigação, a exemplo da reestruturação da atividade para que seja realizada ao longo de todo o semestre letivo, com articulação dos conteúdos curriculares, em suas significações e contradições, com vistas à expansão da aprendizagem para além das fronteiras da aula.211 f.Referencial histórico-culturalTeoria da atividadeFormação de professorIntegração de aprendizagensAdministraçãoEducação nas CiênciasCiências humanashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2000DMD_hdl_123456789/2000Veiga, Cristiano Henrique Antonelli daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristiano%20Henrique%20Antonelli%20da%20Veiga.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2000/1/Cristiano%20Henrique%20Antonelli%20da%20Veiga.pdfapplication/pdf2252848http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2000/1/Cristiano%20Henrique%20Antonelli%20da%20Veiga.pdfdb405cc120aa5b984e4d656b20835baeMD5123456789_2000_12019-01-21T12:44:08Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Atividade de interação com integração de aprendizagens em aula de administração da produção
title Atividade de interação com integração de aprendizagens em aula de administração da produção
spellingShingle Atividade de interação com integração de aprendizagens em aula de administração da produção
Veiga, Cristiano Henrique Antonelli da
Referencial histórico-cultural
Teoria da atividade
Formação de professor
Integração de aprendizagens
Administração
Educação nas Ciências
Ciências humanas
title_short Atividade de interação com integração de aprendizagens em aula de administração da produção
title_full Atividade de interação com integração de aprendizagens em aula de administração da produção
title_fullStr Atividade de interação com integração de aprendizagens em aula de administração da produção
title_full_unstemmed Atividade de interação com integração de aprendizagens em aula de administração da produção
title_sort Atividade de interação com integração de aprendizagens em aula de administração da produção
author Veiga, Cristiano Henrique Antonelli da
author_facet Veiga, Cristiano Henrique Antonelli da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Cristiano Henrique Antonelli da
dc.subject.por.fl_str_mv Referencial histórico-cultural
Teoria da atividade
Formação de professor
Integração de aprendizagens
Administração
Educação nas Ciências
Ciências humanas
topic Referencial histórico-cultural
Teoria da atividade
Formação de professor
Integração de aprendizagens
Administração
Educação nas Ciências
Ciências humanas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O motivo que impulsionou o desenvolvimento desta tese foi a necessidade de compreender teoricamente um processo de reelaboração de ciclos de ação didática que possibilitassem o entendimento pedagógico do conteúdo de Administração da Produção, cujos aprendizados fossem para além das técnicas de cálculo convencionalmente utilizadas. Para isso, foi estabelecido o objetivo de investigar limites e potencialidades de uma “Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens”, com vistas a compreender como conhecimentos e situações da atuação profissional são dinamicamente relacionados, nesse campo do saber, num ambiente que possibilita interações sociais diversificadas. O aporte teórico que norteia a tese está pautado no referencial histórico-cultural, com foco na teoria da atividade, em conjunto com abordagens referentes à constituição da docência. A organização e o desenvolvimento da investigação foram inspirados na pesquisa-ação, como orientação teórico-metodológica. O processo qualitativo de construção, análise e interpretação dos dados abrangeu a modalidade de análise textual discursiva. Como categorias de análise foram definidas, a priori, aquelas referentes à mobilização de conhecimentos, de interações sociais e de relações políticas. O campo empírico da pesquisa abrangeu aulas com acadêmicos regularmente matriculados em duas turmas de um Curso de Administração em uma Universidade Federal no interior do RS, sendo que uma delas serviu para a fase piloto da pesquisa. A Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens oportunizou a articulação do conteúdo pela compreensão das relações conceituais em conjunto com ações interconectadas com processos e operações colaborativas em aula. Foi possível a tomada de consciência de que, para atingir o objetivo proposto, é necessário que ele seja um motivo capaz de conduzir o sujeito, na dinâmica do trabalho colaborativo, nas relações interpessoais. Para alguns estudantes, a atividade propiciou novos motivos com deslocamento de sua atividade principal para novos objetivos, cujo cumprimento exigiria novas dinâmicas, com vistas à superação de problemas que emergiram. Como limite, observou-se que alguns estudantes não se envolveram conforme era esperado, o que pode ser atribuído à dificuldade inicial de mobilizar os conhecimentos estudados, na relação com situações-problema vivenciadas no decorrer das aulas. A tese possibilitou avançar no entendimento do processo de ensino e abre um convite para novas oportunidades de investigação, a exemplo da reestruturação da atividade para que seja realizada ao longo de todo o semestre letivo, com articulação dos conteúdos curriculares, em suas significações e contradições, com vistas à expansão da aprendizagem para além das fronteiras da aula.
211 f.
description O motivo que impulsionou o desenvolvimento desta tese foi a necessidade de compreender teoricamente um processo de reelaboração de ciclos de ação didática que possibilitassem o entendimento pedagógico do conteúdo de Administração da Produção, cujos aprendizados fossem para além das técnicas de cálculo convencionalmente utilizadas. Para isso, foi estabelecido o objetivo de investigar limites e potencialidades de uma “Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens”, com vistas a compreender como conhecimentos e situações da atuação profissional são dinamicamente relacionados, nesse campo do saber, num ambiente que possibilita interações sociais diversificadas. O aporte teórico que norteia a tese está pautado no referencial histórico-cultural, com foco na teoria da atividade, em conjunto com abordagens referentes à constituição da docência. A organização e o desenvolvimento da investigação foram inspirados na pesquisa-ação, como orientação teórico-metodológica. O processo qualitativo de construção, análise e interpretação dos dados abrangeu a modalidade de análise textual discursiva. Como categorias de análise foram definidas, a priori, aquelas referentes à mobilização de conhecimentos, de interações sociais e de relações políticas. O campo empírico da pesquisa abrangeu aulas com acadêmicos regularmente matriculados em duas turmas de um Curso de Administração em uma Universidade Federal no interior do RS, sendo que uma delas serviu para a fase piloto da pesquisa. A Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens oportunizou a articulação do conteúdo pela compreensão das relações conceituais em conjunto com ações interconectadas com processos e operações colaborativas em aula. Foi possível a tomada de consciência de que, para atingir o objetivo proposto, é necessário que ele seja um motivo capaz de conduzir o sujeito, na dinâmica do trabalho colaborativo, nas relações interpessoais. Para alguns estudantes, a atividade propiciou novos motivos com deslocamento de sua atividade principal para novos objetivos, cujo cumprimento exigiria novas dinâmicas, com vistas à superação de problemas que emergiram. Como limite, observou-se que alguns estudantes não se envolveram conforme era esperado, o que pode ser atribuído à dificuldade inicial de mobilizar os conhecimentos estudados, na relação com situações-problema vivenciadas no decorrer das aulas. A tese possibilitou avançar no entendimento do processo de ensino e abre um convite para novas oportunidades de investigação, a exemplo da reestruturação da atividade para que seja realizada ao longo de todo o semestre letivo, com articulação dos conteúdos curriculares, em suas significações e contradições, com vistas à expansão da aprendizagem para além das fronteiras da aula.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2014-01-08T11:30:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-08T11:30:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2000
DMD_hdl_123456789/2000
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2000
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413981765959680