Moda e sociedade - coleção de moda Genderless

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mariana Borges
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5066
Resumo: Moda e sociedade configuram uma relação mútua de metamorfoses e evoluções. No contexto social atual a discussão sobre igualdade e diversidade de gêneros é assunto que invade esferas políticas, educacionais e na moda, interferem na proposta de desenvolvimento dos produtos configurando uma nova linha de produção chamada de moda genderless. O presente trabalho objetiva o desenvolvimento de uma coleção de moda genderless que seja reflexo da atual discussão sobre liberdade individual de expressão e igualdade de gêneros. A dispensabilidade da designação de gênero as roupas configura a coleção que propõe modelagens que vistam bem para ambos os sexos. O projeto foi idealizado sob a metodologia projetual de Munari (2008) unida a métodos de pesquisa e geração de alternativas para coleção de moda descritas por Choklat (2012), estas contribuíram para o desenvolvimento da coleção Queer, que reúne modelos de vestuário e calçados pensados para quem com elas se identificar, independente de qualquer designação de gênero. Conclui-se, portanto, a viabilidade do desenvolvimento de uma coleção de moda substancial a vida coletiva, que quebre o estereótipo de moda frívola ao romper o paradigma do gênero nas roupas. É possível valer-se da moda para discutir e levar determinados temas ao público de uma maneira genuína, questões como a igualdade de gênero e liberdade de expressão, estas, fundamentalmente relacionadas à evolução do comportamento humano que encontram na moda uma forma de externalizar sua existência.
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