Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6547 |
Resumo: | O design inclusivo (DI) pode ser uma ferramenta de intervenção social a partir do momento em que trabalha questões referentes à inclusão de um determinado grupo na sociedade. Essa inclusão se faz cada vez mais necessária, por exemplo, no âmbito do Transtorno do Espectro Autista (Autismo). Somente no Brasil a cada 88 crianças 1 apresenta traços de autismo, e estima-se que esse número cresça a cada ano. De acordo com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), os primeiros passos em direção à inclusão se dão durante os anos iniciais da vida da criança, pois é o momento em que mais rápido se desenvolve cognitivamente, absorvendo todos os estímulos sensoriais de seu ambiente. Os estímulos sensoriais direcionados são de extrema importância para a formação da criança autista, sendo uma das formas de prepará-la para o convívio em sociedade, trabalhando os sentidos e amenizando as possíveis crises de desregulação sensorial que tanto prejudicam a interação da criança autista com o mundo ao seu redor. Frente às necessidades expostas este trabalho tem como objetivo criar uma proposta de recurso sensorial para crianças autistas, se utilizando para isso do método montessoriano, uma pedagogia científica inovadora, centrada no ser humano e nas capacidades da criança, auxiliando na construção da autonomia sobre suas sensações, trazendo segurança para passar pelos momentos de crise, através do trabalho sensorial e da aplicação na prática do conceito de ambiente preparado. |
id |
UNIJ_0757e8520b4eb2c74857cc109b8cc764 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6547 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDesign inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano2020-02-2420192020-02-24T13:47:53Z2020-02-24T13:47:53ZO design inclusivo (DI) pode ser uma ferramenta de intervenção social a partir do momento em que trabalha questões referentes à inclusão de um determinado grupo na sociedade. Essa inclusão se faz cada vez mais necessária, por exemplo, no âmbito do Transtorno do Espectro Autista (Autismo). Somente no Brasil a cada 88 crianças 1 apresenta traços de autismo, e estima-se que esse número cresça a cada ano. De acordo com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), os primeiros passos em direção à inclusão se dão durante os anos iniciais da vida da criança, pois é o momento em que mais rápido se desenvolve cognitivamente, absorvendo todos os estímulos sensoriais de seu ambiente. Os estímulos sensoriais direcionados são de extrema importância para a formação da criança autista, sendo uma das formas de prepará-la para o convívio em sociedade, trabalhando os sentidos e amenizando as possíveis crises de desregulação sensorial que tanto prejudicam a interação da criança autista com o mundo ao seu redor. Frente às necessidades expostas este trabalho tem como objetivo criar uma proposta de recurso sensorial para crianças autistas, se utilizando para isso do método montessoriano, uma pedagogia científica inovadora, centrada no ser humano e nas capacidades da criança, auxiliando na construção da autonomia sobre suas sensações, trazendo segurança para passar pelos momentos de crise, através do trabalho sensorial e da aplicação na prática do conceito de ambiente preparado.108 f.Ciências sociais aplicadasDesignDesign InclusivoAutismoMontessoriEstímulo Sensorialhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6547DMD_hdl_123456789/6547Petry, Jéssica Raianaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJ%c3%a9ssica%20Raiana%20Petry.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6547/1/J%c3%a9ssica%20Raiana%20Petry.pdfapplication/pdf4506578http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6547/1/J%c3%a9ssica%20Raiana%20Petry.pdf3cd6ebbe00ae3038d04a451fd2866bc4MD5123456789_6547_12020-02-29T07:11:29Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano |
title |
Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano |
spellingShingle |
Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano Petry, Jéssica Raiana Ciências sociais aplicadas Design Design Inclusivo Autismo Montessori Estímulo Sensorial |
title_short |
Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano |
title_full |
Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano |
title_fullStr |
Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano |
title_full_unstemmed |
Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano |
title_sort |
Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano |
author |
Petry, Jéssica Raiana |
author_facet |
Petry, Jéssica Raiana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petry, Jéssica Raiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais aplicadas Design Design Inclusivo Autismo Montessori Estímulo Sensorial |
topic |
Ciências sociais aplicadas Design Design Inclusivo Autismo Montessori Estímulo Sensorial |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O design inclusivo (DI) pode ser uma ferramenta de intervenção social a partir do momento em que trabalha questões referentes à inclusão de um determinado grupo na sociedade. Essa inclusão se faz cada vez mais necessária, por exemplo, no âmbito do Transtorno do Espectro Autista (Autismo). Somente no Brasil a cada 88 crianças 1 apresenta traços de autismo, e estima-se que esse número cresça a cada ano. De acordo com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), os primeiros passos em direção à inclusão se dão durante os anos iniciais da vida da criança, pois é o momento em que mais rápido se desenvolve cognitivamente, absorvendo todos os estímulos sensoriais de seu ambiente. Os estímulos sensoriais direcionados são de extrema importância para a formação da criança autista, sendo uma das formas de prepará-la para o convívio em sociedade, trabalhando os sentidos e amenizando as possíveis crises de desregulação sensorial que tanto prejudicam a interação da criança autista com o mundo ao seu redor. Frente às necessidades expostas este trabalho tem como objetivo criar uma proposta de recurso sensorial para crianças autistas, se utilizando para isso do método montessoriano, uma pedagogia científica inovadora, centrada no ser humano e nas capacidades da criança, auxiliando na construção da autonomia sobre suas sensações, trazendo segurança para passar pelos momentos de crise, através do trabalho sensorial e da aplicação na prática do conceito de ambiente preparado. 108 f. |
description |
O design inclusivo (DI) pode ser uma ferramenta de intervenção social a partir do momento em que trabalha questões referentes à inclusão de um determinado grupo na sociedade. Essa inclusão se faz cada vez mais necessária, por exemplo, no âmbito do Transtorno do Espectro Autista (Autismo). Somente no Brasil a cada 88 crianças 1 apresenta traços de autismo, e estima-se que esse número cresça a cada ano. De acordo com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), os primeiros passos em direção à inclusão se dão durante os anos iniciais da vida da criança, pois é o momento em que mais rápido se desenvolve cognitivamente, absorvendo todos os estímulos sensoriais de seu ambiente. Os estímulos sensoriais direcionados são de extrema importância para a formação da criança autista, sendo uma das formas de prepará-la para o convívio em sociedade, trabalhando os sentidos e amenizando as possíveis crises de desregulação sensorial que tanto prejudicam a interação da criança autista com o mundo ao seu redor. Frente às necessidades expostas este trabalho tem como objetivo criar uma proposta de recurso sensorial para crianças autistas, se utilizando para isso do método montessoriano, uma pedagogia científica inovadora, centrada no ser humano e nas capacidades da criança, auxiliando na construção da autonomia sobre suas sensações, trazendo segurança para passar pelos momentos de crise, através do trabalho sensorial e da aplicação na prática do conceito de ambiente preparado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2020-02-24T13:47:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-24T13:47:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6547 DMD_hdl_123456789/6547 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6547 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1660022604046532608 |