Estilos e coletivos de pensamento das pesquisas de educação em saúde na escola (2005 a 2015)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6110 |
Resumo: | O trabalho considerou as pesquisas sobre a Educação em Saúde (ES) na escola, publicadas em periódicos e acervos eletrônicos de cursos de graduação e pósgraduação indexados na base de dados do Scielo e do Portal da Capes, de 2005 a 2015. A epistemologia de Ludwig Fleck (2010) serviu para analisar as contribuições dos autores das publicações sobre a ES, apresentadas nos textos coletados, para assim identificar os estilos e coletivos de pensamento advindos do estudo do tema. Com base na leitura das produções acadêmicas coletadas, e por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2007) e da ferramenta ATLAS TI7 foram identificadas 30 temáticas de estudo. A pesquisa permitiu reconhecer um grande grupo de autores dos trabalhos publicados que ao mesmo tempo são referenciados e compõem os eixos principais de análise. Tais referenciais formaram 19 coletivos de pensamento referidos pelos termos: Promoção, Qualidade, Consciência, Escola, Comportamento, Saudável, Estratégias, Formação, Social, Professor, Currículo, Biológico, Políticas, Cuidado, Individual, Prevenção, Profissional, Conceitos, Inter Setorial. A elaboração de categorias acerca da Educação em Saúde na escola, demonstrada neste trabalho, originou-se das pesquisas acerca da ES com intenção de discutir o contexto da escola, rever os conceitos estabelecidos e identificar outros. Os resultados produzidos demonstram que há preocupação em estabelecer outros olhares, que apontem novas perspectivas, vislumbrando a escola como capaz de ressignificar a ES, fomentando os saberes e os fazeres dos sujeitos. Assim, apontamos a necessidade de mais estudos sobre a Educação em Saúde na escola com base em Fleck (2010), para que seja possível reconhecer os coletivos de pensamento e seus estilos de pensamento constituídos pelos pesquisadores da ES e ainda as possíveis modificações do conhecimento da área. |
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O trabalho considerou as pesquisas sobre a Educação em Saúde (ES) na escola, publicadas em periódicos e acervos eletrônicos de cursos de graduação e pósgraduação indexados na base de dados do Scielo e do Portal da Capes, de 2005 a 2015. A epistemologia de Ludwig Fleck (2010) serviu para analisar as contribuições dos autores das publicações sobre a ES, apresentadas nos textos coletados, para assim identificar os estilos e coletivos de pensamento advindos do estudo do tema. Com base na leitura das produções acadêmicas coletadas, e por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2007) e da ferramenta ATLAS TI7 foram identificadas 30 temáticas de estudo. A pesquisa permitiu reconhecer um grande grupo de autores dos trabalhos publicados que ao mesmo tempo são referenciados e compõem os eixos principais de análise. Tais referenciais formaram 19 coletivos de pensamento referidos pelos termos: Promoção, Qualidade, Consciência, Escola, Comportamento, Saudável, Estratégias, Formação, Social, Professor, Currículo, Biológico, Políticas, Cuidado, Individual, Prevenção, Profissional, Conceitos, Inter Setorial. A elaboração de categorias acerca da Educação em Saúde na escola, demonstrada neste trabalho, originou-se das pesquisas acerca da ES com intenção de discutir o contexto da escola, rever os conceitos estabelecidos e identificar outros. Os resultados produzidos demonstram que há preocupação em estabelecer outros olhares, que apontem novas perspectivas, vislumbrando a escola como capaz de ressignificar a ES, fomentando os saberes e os fazeres dos sujeitos. Assim, apontamos a necessidade de mais estudos sobre a Educação em Saúde na escola com base em Fleck (2010), para que seja possível reconhecer os coletivos de pensamento e seus estilos de pensamento constituídos pelos pesquisadores da ES e ainda as possíveis modificações do conhecimento da área. |
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