Cooperativismo de crédito: estratégias de fidelização do cooperado para a expansão da Unicred missões noroeste
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5878 |
Resumo: | Atualmente, é possível dizer que a maioria das pessoas possuem conta ou realizaram algum tipo de movimentação financeira em alguma instituição bancária. Com a baixa das taxas de juros, crédito barato para aquisição da casa própria, intensificou-se ainda mais a procura pelas agências bancárias. Através da forte concorrência do setor financeiro, é necessário que as instituições busquem maneiras de reter e fidelizar os clientes. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo identificar o nível de satisfação dos associados, bem como apontar as ações de fidelização já realizadas pela cooperativa e algumas novas que foram sugeridas tendo em vista os dados analisados da pesquisa aplicada. Para atingir o objetivo proposto, os dados foram coletados através da aplicação de 908 questionários aos associados da Unicred Missões Noroeste (Unidades de Negócios de Santo Ângelo, Santa Rosa, São Borja e São Luiz Gonzaga). A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e de campo. Utilizou-se de livros, artigos científicos, internet, documentos internos e revistas. Com relação aos dados coletados, alguns foram tabulados em tabelas e gráficos do Excel, os demais devido a extensão da pesquisa, descritos e interpretados no corpo do texto. Com base nos resultados, foi possível identificar que os associados se dizem estar satisfeitos quanto o atendimento praticado pelos colaboradores. Também se identificou que poucos associados são fieis a Unicred, pois, 73% possuem conta em outras instituições e mantém algum tipo de serviço e produto ativo. Diante das informações levantadas, identificou-se que os associados de modo geral estão satisfeitos com a Unicred Missões Noroeste, porém é preciso melhorar o relacionamento com o cooperado para torna-lo cada vez mais fiel a cooperativa. |
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Atualmente, é possível dizer que a maioria das pessoas possuem conta ou realizaram algum tipo de movimentação financeira em alguma instituição bancária. Com a baixa das taxas de juros, crédito barato para aquisição da casa própria, intensificou-se ainda mais a procura pelas agências bancárias. Através da forte concorrência do setor financeiro, é necessário que as instituições busquem maneiras de reter e fidelizar os clientes. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo identificar o nível de satisfação dos associados, bem como apontar as ações de fidelização já realizadas pela cooperativa e algumas novas que foram sugeridas tendo em vista os dados analisados da pesquisa aplicada. Para atingir o objetivo proposto, os dados foram coletados através da aplicação de 908 questionários aos associados da Unicred Missões Noroeste (Unidades de Negócios de Santo Ângelo, Santa Rosa, São Borja e São Luiz Gonzaga). A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e de campo. Utilizou-se de livros, artigos científicos, internet, documentos internos e revistas. Com relação aos dados coletados, alguns foram tabulados em tabelas e gráficos do Excel, os demais devido a extensão da pesquisa, descritos e interpretados no corpo do texto. Com base nos resultados, foi possível identificar que os associados se dizem estar satisfeitos quanto o atendimento praticado pelos colaboradores. Também se identificou que poucos associados são fieis a Unicred, pois, 73% possuem conta em outras instituições e mantém algum tipo de serviço e produto ativo. Diante das informações levantadas, identificou-se que os associados de modo geral estão satisfeitos com a Unicred Missões Noroeste, porém é preciso melhorar o relacionamento com o cooperado para torna-lo cada vez mais fiel a cooperativa. |
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