Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5874 |
Resumo: | O presente artigo consiste na análise das estratégias de fidelização e ações implementadas numa amostra de quatro cooperativas do ramo agropecuário que por convincência tornou-se como base as cooperativas: Cotrirosa, Cotrisal, Cotripal e Cotribá, que contribuem para manter os cooperados atuantes, visando o crescimento e fortalecimento das cooperativas em benefício das famílias associadas. O estudo apresenta uma revisão da literatura acerca do cooperativismo e em especial do cooperativismo agropecuário, a fidelização dos associados e planejamento estratégico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através do roteiro de entrevistas, com questões abertas aplicadas aos diretores das cooperativas e áreas de Comunicação, Educação e Marketing. Os resultados apontam um grande interesse por parte das cooperativas no auxílio do desenvolvimento de ações em benefícios aos seus associados, na agregação de valores e o entendimento da grande importância não apenas para auxiliar na fidelização dos cooperados, mas também para o fortalecimento dos negócios. As conclusões da pesquisa são significativas não somente por apresentarem contribuições ao conhecimento acadêmico sobre o tema, mas também por se apresentarem como possíveis norteadores na adoção de estratégias nas cooperativas agropecuárias para a fidelização dos associados. Ao final da pesquisa concluiu-se que, de maneira geral, as cooperativas agropecuárias com vistas ao processo de estratégias de fidelização dos associados investem na segurança e solidez, aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas tecnologias, assistência técnica, retorno das sobras aos associados proporcional a movimentação, quanto aos benefícios desenvolvem ações na diversificação e qualidade dos produtos, com atendimento diferencial e descontos especiais observando as entraves como a concorrência e sucessão familiar. |
id |
UNIJ_abd2c43db5838cb4caaeb33921eb0344 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5874 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEstratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos2019-05-0620182019-05-07T00:17:39Z2019-05-07T00:17:39ZO presente artigo consiste na análise das estratégias de fidelização e ações implementadas numa amostra de quatro cooperativas do ramo agropecuário que por convincência tornou-se como base as cooperativas: Cotrirosa, Cotrisal, Cotripal e Cotribá, que contribuem para manter os cooperados atuantes, visando o crescimento e fortalecimento das cooperativas em benefício das famílias associadas. O estudo apresenta uma revisão da literatura acerca do cooperativismo e em especial do cooperativismo agropecuário, a fidelização dos associados e planejamento estratégico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através do roteiro de entrevistas, com questões abertas aplicadas aos diretores das cooperativas e áreas de Comunicação, Educação e Marketing. Os resultados apontam um grande interesse por parte das cooperativas no auxílio do desenvolvimento de ações em benefícios aos seus associados, na agregação de valores e o entendimento da grande importância não apenas para auxiliar na fidelização dos cooperados, mas também para o fortalecimento dos negócios. As conclusões da pesquisa são significativas não somente por apresentarem contribuições ao conhecimento acadêmico sobre o tema, mas também por se apresentarem como possíveis norteadores na adoção de estratégias nas cooperativas agropecuárias para a fidelização dos associados. Ao final da pesquisa concluiu-se que, de maneira geral, as cooperativas agropecuárias com vistas ao processo de estratégias de fidelização dos associados investem na segurança e solidez, aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas tecnologias, assistência técnica, retorno das sobras aos associados proporcional a movimentação, quanto aos benefícios desenvolvem ações na diversificação e qualidade dos produtos, com atendimento diferencial e descontos especiais observando as entraves como a concorrência e sucessão familiar.26 f.Ciências sociais aplicadasMBA em Gestão de CooperativasCooperativismoEstratégiaFidelizaçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5874DMD_hdl_123456789/5874Hippler, Dioniceporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDionice%20Hippler.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5874/1/Dionice%20Hippler.pdfapplication/pdf311586http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5874/1/Dionice%20Hippler.pdfe17371aaef40236b403a03b2e731eabaMD5123456789_5874_12019-05-11T06:50:14Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos |
title |
Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos |
spellingShingle |
Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos Hippler, Dionice Ciências sociais aplicadas MBA em Gestão de Cooperativas Cooperativismo Estratégia Fidelização |
title_short |
Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos |
title_full |
Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos |
title_fullStr |
Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos |
title_full_unstemmed |
Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos |
title_sort |
Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos |
author |
Hippler, Dionice |
author_facet |
Hippler, Dionice |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hippler, Dionice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais aplicadas MBA em Gestão de Cooperativas Cooperativismo Estratégia Fidelização |
topic |
Ciências sociais aplicadas MBA em Gestão de Cooperativas Cooperativismo Estratégia Fidelização |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente artigo consiste na análise das estratégias de fidelização e ações implementadas numa amostra de quatro cooperativas do ramo agropecuário que por convincência tornou-se como base as cooperativas: Cotrirosa, Cotrisal, Cotripal e Cotribá, que contribuem para manter os cooperados atuantes, visando o crescimento e fortalecimento das cooperativas em benefício das famílias associadas. O estudo apresenta uma revisão da literatura acerca do cooperativismo e em especial do cooperativismo agropecuário, a fidelização dos associados e planejamento estratégico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através do roteiro de entrevistas, com questões abertas aplicadas aos diretores das cooperativas e áreas de Comunicação, Educação e Marketing. Os resultados apontam um grande interesse por parte das cooperativas no auxílio do desenvolvimento de ações em benefícios aos seus associados, na agregação de valores e o entendimento da grande importância não apenas para auxiliar na fidelização dos cooperados, mas também para o fortalecimento dos negócios. As conclusões da pesquisa são significativas não somente por apresentarem contribuições ao conhecimento acadêmico sobre o tema, mas também por se apresentarem como possíveis norteadores na adoção de estratégias nas cooperativas agropecuárias para a fidelização dos associados. Ao final da pesquisa concluiu-se que, de maneira geral, as cooperativas agropecuárias com vistas ao processo de estratégias de fidelização dos associados investem na segurança e solidez, aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas tecnologias, assistência técnica, retorno das sobras aos associados proporcional a movimentação, quanto aos benefícios desenvolvem ações na diversificação e qualidade dos produtos, com atendimento diferencial e descontos especiais observando as entraves como a concorrência e sucessão familiar. 26 f. |
description |
O presente artigo consiste na análise das estratégias de fidelização e ações implementadas numa amostra de quatro cooperativas do ramo agropecuário que por convincência tornou-se como base as cooperativas: Cotrirosa, Cotrisal, Cotripal e Cotribá, que contribuem para manter os cooperados atuantes, visando o crescimento e fortalecimento das cooperativas em benefício das famílias associadas. O estudo apresenta uma revisão da literatura acerca do cooperativismo e em especial do cooperativismo agropecuário, a fidelização dos associados e planejamento estratégico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através do roteiro de entrevistas, com questões abertas aplicadas aos diretores das cooperativas e áreas de Comunicação, Educação e Marketing. Os resultados apontam um grande interesse por parte das cooperativas no auxílio do desenvolvimento de ações em benefícios aos seus associados, na agregação de valores e o entendimento da grande importância não apenas para auxiliar na fidelização dos cooperados, mas também para o fortalecimento dos negócios. As conclusões da pesquisa são significativas não somente por apresentarem contribuições ao conhecimento acadêmico sobre o tema, mas também por se apresentarem como possíveis norteadores na adoção de estratégias nas cooperativas agropecuárias para a fidelização dos associados. Ao final da pesquisa concluiu-se que, de maneira geral, as cooperativas agropecuárias com vistas ao processo de estratégias de fidelização dos associados investem na segurança e solidez, aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas tecnologias, assistência técnica, retorno das sobras aos associados proporcional a movimentação, quanto aos benefícios desenvolvem ações na diversificação e qualidade dos produtos, com atendimento diferencial e descontos especiais observando as entraves como a concorrência e sucessão familiar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-05-07T00:17:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-07T00:17:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5874 DMD_hdl_123456789/5874 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5874 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1633321365103706112 |