Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hippler, Dionice
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5874
Resumo: O presente artigo consiste na análise das estratégias de fidelização e ações implementadas numa amostra de quatro cooperativas do ramo agropecuário que por convincência tornou-se como base as cooperativas: Cotrirosa, Cotrisal, Cotripal e Cotribá, que contribuem para manter os cooperados atuantes, visando o crescimento e fortalecimento das cooperativas em benefício das famílias associadas. O estudo apresenta uma revisão da literatura acerca do cooperativismo e em especial do cooperativismo agropecuário, a fidelização dos associados e planejamento estratégico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através do roteiro de entrevistas, com questões abertas aplicadas aos diretores das cooperativas e áreas de Comunicação, Educação e Marketing. Os resultados apontam um grande interesse por parte das cooperativas no auxílio do desenvolvimento de ações em benefícios aos seus associados, na agregação de valores e o entendimento da grande importância não apenas para auxiliar na fidelização dos cooperados, mas também para o fortalecimento dos negócios. As conclusões da pesquisa são significativas não somente por apresentarem contribuições ao conhecimento acadêmico sobre o tema, mas também por se apresentarem como possíveis norteadores na adoção de estratégias nas cooperativas agropecuárias para a fidelização dos associados. Ao final da pesquisa concluiu-se que, de maneira geral, as cooperativas agropecuárias com vistas ao processo de estratégias de fidelização dos associados investem na segurança e solidez, aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas tecnologias, assistência técnica, retorno das sobras aos associados proporcional a movimentação, quanto aos benefícios desenvolvem ações na diversificação e qualidade dos produtos, com atendimento diferencial e descontos especiais observando as entraves como a concorrência e sucessão familiar.
id UNIJ_abd2c43db5838cb4caaeb33921eb0344
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5874
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEstratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos2019-05-0620182019-05-07T00:17:39Z2019-05-07T00:17:39ZO presente artigo consiste na análise das estratégias de fidelização e ações implementadas numa amostra de quatro cooperativas do ramo agropecuário que por convincência tornou-se como base as cooperativas: Cotrirosa, Cotrisal, Cotripal e Cotribá, que contribuem para manter os cooperados atuantes, visando o crescimento e fortalecimento das cooperativas em benefício das famílias associadas. O estudo apresenta uma revisão da literatura acerca do cooperativismo e em especial do cooperativismo agropecuário, a fidelização dos associados e planejamento estratégico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através do roteiro de entrevistas, com questões abertas aplicadas aos diretores das cooperativas e áreas de Comunicação, Educação e Marketing. Os resultados apontam um grande interesse por parte das cooperativas no auxílio do desenvolvimento de ações em benefícios aos seus associados, na agregação de valores e o entendimento da grande importância não apenas para auxiliar na fidelização dos cooperados, mas também para o fortalecimento dos negócios. As conclusões da pesquisa são significativas não somente por apresentarem contribuições ao conhecimento acadêmico sobre o tema, mas também por se apresentarem como possíveis norteadores na adoção de estratégias nas cooperativas agropecuárias para a fidelização dos associados. Ao final da pesquisa concluiu-se que, de maneira geral, as cooperativas agropecuárias com vistas ao processo de estratégias de fidelização dos associados investem na segurança e solidez, aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas tecnologias, assistência técnica, retorno das sobras aos associados proporcional a movimentação, quanto aos benefícios desenvolvem ações na diversificação e qualidade dos produtos, com atendimento diferencial e descontos especiais observando as entraves como a concorrência e sucessão familiar.26 f.Ciências sociais aplicadasMBA em Gestão de CooperativasCooperativismoEstratégiaFidelizaçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5874DMD_hdl_123456789/5874Hippler, Dioniceporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDionice%20Hippler.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5874/1/Dionice%20Hippler.pdfapplication/pdf311586http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5874/1/Dionice%20Hippler.pdfe17371aaef40236b403a03b2e731eabaMD5123456789_5874_12019-05-11T06:50:14Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos
title Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos
spellingShingle Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos
Hippler, Dionice
Ciências sociais aplicadas
MBA em Gestão de Cooperativas
Cooperativismo
Estratégia
Fidelização
title_short Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos
title_full Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos
title_fullStr Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos
title_full_unstemmed Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos
title_sort Estratégias para a fidelização dos associados no fortalecimento dos negócios no cooperativismo agropecuário:um estudo multicasos
author Hippler, Dionice
author_facet Hippler, Dionice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hippler, Dionice
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas
MBA em Gestão de Cooperativas
Cooperativismo
Estratégia
Fidelização
topic Ciências sociais aplicadas
MBA em Gestão de Cooperativas
Cooperativismo
Estratégia
Fidelização
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente artigo consiste na análise das estratégias de fidelização e ações implementadas numa amostra de quatro cooperativas do ramo agropecuário que por convincência tornou-se como base as cooperativas: Cotrirosa, Cotrisal, Cotripal e Cotribá, que contribuem para manter os cooperados atuantes, visando o crescimento e fortalecimento das cooperativas em benefício das famílias associadas. O estudo apresenta uma revisão da literatura acerca do cooperativismo e em especial do cooperativismo agropecuário, a fidelização dos associados e planejamento estratégico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através do roteiro de entrevistas, com questões abertas aplicadas aos diretores das cooperativas e áreas de Comunicação, Educação e Marketing. Os resultados apontam um grande interesse por parte das cooperativas no auxílio do desenvolvimento de ações em benefícios aos seus associados, na agregação de valores e o entendimento da grande importância não apenas para auxiliar na fidelização dos cooperados, mas também para o fortalecimento dos negócios. As conclusões da pesquisa são significativas não somente por apresentarem contribuições ao conhecimento acadêmico sobre o tema, mas também por se apresentarem como possíveis norteadores na adoção de estratégias nas cooperativas agropecuárias para a fidelização dos associados. Ao final da pesquisa concluiu-se que, de maneira geral, as cooperativas agropecuárias com vistas ao processo de estratégias de fidelização dos associados investem na segurança e solidez, aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas tecnologias, assistência técnica, retorno das sobras aos associados proporcional a movimentação, quanto aos benefícios desenvolvem ações na diversificação e qualidade dos produtos, com atendimento diferencial e descontos especiais observando as entraves como a concorrência e sucessão familiar.
26 f.
description O presente artigo consiste na análise das estratégias de fidelização e ações implementadas numa amostra de quatro cooperativas do ramo agropecuário que por convincência tornou-se como base as cooperativas: Cotrirosa, Cotrisal, Cotripal e Cotribá, que contribuem para manter os cooperados atuantes, visando o crescimento e fortalecimento das cooperativas em benefício das famílias associadas. O estudo apresenta uma revisão da literatura acerca do cooperativismo e em especial do cooperativismo agropecuário, a fidelização dos associados e planejamento estratégico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através do roteiro de entrevistas, com questões abertas aplicadas aos diretores das cooperativas e áreas de Comunicação, Educação e Marketing. Os resultados apontam um grande interesse por parte das cooperativas no auxílio do desenvolvimento de ações em benefícios aos seus associados, na agregação de valores e o entendimento da grande importância não apenas para auxiliar na fidelização dos cooperados, mas também para o fortalecimento dos negócios. As conclusões da pesquisa são significativas não somente por apresentarem contribuições ao conhecimento acadêmico sobre o tema, mas também por se apresentarem como possíveis norteadores na adoção de estratégias nas cooperativas agropecuárias para a fidelização dos associados. Ao final da pesquisa concluiu-se que, de maneira geral, as cooperativas agropecuárias com vistas ao processo de estratégias de fidelização dos associados investem na segurança e solidez, aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas tecnologias, assistência técnica, retorno das sobras aos associados proporcional a movimentação, quanto aos benefícios desenvolvem ações na diversificação e qualidade dos produtos, com atendimento diferencial e descontos especiais observando as entraves como a concorrência e sucessão familiar.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-05-07T00:17:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-07T00:17:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5874
DMD_hdl_123456789/5874
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5874
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1633321365103706112