Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steinke, Vivian Berno
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2995
Resumo: Este trabalho refere-se a implantação de uma matriz de preços para proporcionar informações relevantes na análise dos resultados e no gerenciamento de uma empresa comercial de peças, situada no noroeste do estado do Rio Grande do sul, como forma de auxiliar a gerência na tomada de decisões da empresa no mercado que está inserida. Por meio de amostra, foi dividido quarenta e cinco produtos em três categorias distintas, para análise individual em um conjunto de tabelas combinadas no Excel, que formam um sistema fácil, seguro e rápido de precificação, levando em conta os custos de aquisição, despesas mensais, margem de lucro desejada, gerando assim informações gerenciais pertinentes para a tomada de decisão. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, os procedimentos técnicos são definidos como pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados, e na coleta de dados utilizou-se análise documental e entrevista. Após a apuração das despesas mensais, da formação do preço de venda orientativo e da realização do sistema de tabelas combinadas, a empresa considerou muito pertinente as informações geradas para facilitar a tomada de decisão, evidenciando as margens e resultado individual e total. O presente trabalho demonstra que na maioria dos produtos a empresa atinge uma margem positiva, mas também mostra em alguns casos que o preço de venda praticado ficou abaixo do preço de venda mínimo calculado, ou seja, não pagando as despesas e gerando margem negativa nestes itens, porem ainda não comprometendo a saúde financeira da empresa, diante disto representando ser uma falha no processo de formação de preços, e diante do resultado final percebe-se a importância de se tomar decisões baseadas em informações precisas e confiáveis para que não ocorram falhas de informações que possam comprometer a estabilidade e o crescimento da empresa.
id UNIJ_12164c10f19267cfdd85ee40427cfe1d
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2995
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFormação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí2015-10-1620152015-10-16T18:20:07Z2015-10-16T18:20:07ZEste trabalho refere-se a implantação de uma matriz de preços para proporcionar informações relevantes na análise dos resultados e no gerenciamento de uma empresa comercial de peças, situada no noroeste do estado do Rio Grande do sul, como forma de auxiliar a gerência na tomada de decisões da empresa no mercado que está inserida. Por meio de amostra, foi dividido quarenta e cinco produtos em três categorias distintas, para análise individual em um conjunto de tabelas combinadas no Excel, que formam um sistema fácil, seguro e rápido de precificação, levando em conta os custos de aquisição, despesas mensais, margem de lucro desejada, gerando assim informações gerenciais pertinentes para a tomada de decisão. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, os procedimentos técnicos são definidos como pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados, e na coleta de dados utilizou-se análise documental e entrevista. Após a apuração das despesas mensais, da formação do preço de venda orientativo e da realização do sistema de tabelas combinadas, a empresa considerou muito pertinente as informações geradas para facilitar a tomada de decisão, evidenciando as margens e resultado individual e total. O presente trabalho demonstra que na maioria dos produtos a empresa atinge uma margem positiva, mas também mostra em alguns casos que o preço de venda praticado ficou abaixo do preço de venda mínimo calculado, ou seja, não pagando as despesas e gerando margem negativa nestes itens, porem ainda não comprometendo a saúde financeira da empresa, diante disto representando ser uma falha no processo de formação de preços, e diante do resultado final percebe-se a importância de se tomar decisões baseadas em informações precisas e confiáveis para que não ocorram falhas de informações que possam comprometer a estabilidade e o crescimento da empresa.70 f.Ciências Sociais AplicadasCiências ContábeisSistemas de informaçãoCustos comerciaisMatriz de preçosInformações gerenciaishttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2995DMD_hdl_123456789/2995Steinke, Vivian Bernoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20-%20Vivian.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2995/1/TCC%20-%20Vivian.pdfapplication/pdf1912338http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2995/1/TCC%20-%20Vivian.pdfc0af32280fe6e0cb8fae0b69d65cb3bfMD5123456789_2995_12019-01-21T12:44:44Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí
title Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí
spellingShingle Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí
Steinke, Vivian Berno
Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Contábeis
Sistemas de informação
Custos comerciais
Matriz de preços
Informações gerenciais
title_short Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí
title_full Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí
title_fullStr Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí
title_full_unstemmed Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí
title_sort Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí
author Steinke, Vivian Berno
author_facet Steinke, Vivian Berno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Steinke, Vivian Berno
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Contábeis
Sistemas de informação
Custos comerciais
Matriz de preços
Informações gerenciais
topic Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Contábeis
Sistemas de informação
Custos comerciais
Matriz de preços
Informações gerenciais
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho refere-se a implantação de uma matriz de preços para proporcionar informações relevantes na análise dos resultados e no gerenciamento de uma empresa comercial de peças, situada no noroeste do estado do Rio Grande do sul, como forma de auxiliar a gerência na tomada de decisões da empresa no mercado que está inserida. Por meio de amostra, foi dividido quarenta e cinco produtos em três categorias distintas, para análise individual em um conjunto de tabelas combinadas no Excel, que formam um sistema fácil, seguro e rápido de precificação, levando em conta os custos de aquisição, despesas mensais, margem de lucro desejada, gerando assim informações gerenciais pertinentes para a tomada de decisão. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, os procedimentos técnicos são definidos como pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados, e na coleta de dados utilizou-se análise documental e entrevista. Após a apuração das despesas mensais, da formação do preço de venda orientativo e da realização do sistema de tabelas combinadas, a empresa considerou muito pertinente as informações geradas para facilitar a tomada de decisão, evidenciando as margens e resultado individual e total. O presente trabalho demonstra que na maioria dos produtos a empresa atinge uma margem positiva, mas também mostra em alguns casos que o preço de venda praticado ficou abaixo do preço de venda mínimo calculado, ou seja, não pagando as despesas e gerando margem negativa nestes itens, porem ainda não comprometendo a saúde financeira da empresa, diante disto representando ser uma falha no processo de formação de preços, e diante do resultado final percebe-se a importância de se tomar decisões baseadas em informações precisas e confiáveis para que não ocorram falhas de informações que possam comprometer a estabilidade e o crescimento da empresa.
70 f.
description Este trabalho refere-se a implantação de uma matriz de preços para proporcionar informações relevantes na análise dos resultados e no gerenciamento de uma empresa comercial de peças, situada no noroeste do estado do Rio Grande do sul, como forma de auxiliar a gerência na tomada de decisões da empresa no mercado que está inserida. Por meio de amostra, foi dividido quarenta e cinco produtos em três categorias distintas, para análise individual em um conjunto de tabelas combinadas no Excel, que formam um sistema fácil, seguro e rápido de precificação, levando em conta os custos de aquisição, despesas mensais, margem de lucro desejada, gerando assim informações gerenciais pertinentes para a tomada de decisão. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, os procedimentos técnicos são definidos como pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados, e na coleta de dados utilizou-se análise documental e entrevista. Após a apuração das despesas mensais, da formação do preço de venda orientativo e da realização do sistema de tabelas combinadas, a empresa considerou muito pertinente as informações geradas para facilitar a tomada de decisão, evidenciando as margens e resultado individual e total. O presente trabalho demonstra que na maioria dos produtos a empresa atinge uma margem positiva, mas também mostra em alguns casos que o preço de venda praticado ficou abaixo do preço de venda mínimo calculado, ou seja, não pagando as despesas e gerando margem negativa nestes itens, porem ainda não comprometendo a saúde financeira da empresa, diante disto representando ser uma falha no processo de formação de preços, e diante do resultado final percebe-se a importância de se tomar decisões baseadas em informações precisas e confiáveis para que não ocorram falhas de informações que possam comprometer a estabilidade e o crescimento da empresa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-16
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2015-10-16T18:20:07Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-16T18:20:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2995
DMD_hdl_123456789/2995
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2995
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414800699621376