Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2995 |
Resumo: | Este trabalho refere-se a implantação de uma matriz de preços para proporcionar informações relevantes na análise dos resultados e no gerenciamento de uma empresa comercial de peças, situada no noroeste do estado do Rio Grande do sul, como forma de auxiliar a gerência na tomada de decisões da empresa no mercado que está inserida. Por meio de amostra, foi dividido quarenta e cinco produtos em três categorias distintas, para análise individual em um conjunto de tabelas combinadas no Excel, que formam um sistema fácil, seguro e rápido de precificação, levando em conta os custos de aquisição, despesas mensais, margem de lucro desejada, gerando assim informações gerenciais pertinentes para a tomada de decisão. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, os procedimentos técnicos são definidos como pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados, e na coleta de dados utilizou-se análise documental e entrevista. Após a apuração das despesas mensais, da formação do preço de venda orientativo e da realização do sistema de tabelas combinadas, a empresa considerou muito pertinente as informações geradas para facilitar a tomada de decisão, evidenciando as margens e resultado individual e total. O presente trabalho demonstra que na maioria dos produtos a empresa atinge uma margem positiva, mas também mostra em alguns casos que o preço de venda praticado ficou abaixo do preço de venda mínimo calculado, ou seja, não pagando as despesas e gerando margem negativa nestes itens, porem ainda não comprometendo a saúde financeira da empresa, diante disto representando ser uma falha no processo de formação de preços, e diante do resultado final percebe-se a importância de se tomar decisões baseadas em informações precisas e confiáveis para que não ocorram falhas de informações que possam comprometer a estabilidade e o crescimento da empresa. |
id |
UNIJ_12164c10f19267cfdd85ee40427cfe1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2995 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFormação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí2015-10-1620152015-10-16T18:20:07Z2015-10-16T18:20:07ZEste trabalho refere-se a implantação de uma matriz de preços para proporcionar informações relevantes na análise dos resultados e no gerenciamento de uma empresa comercial de peças, situada no noroeste do estado do Rio Grande do sul, como forma de auxiliar a gerência na tomada de decisões da empresa no mercado que está inserida. Por meio de amostra, foi dividido quarenta e cinco produtos em três categorias distintas, para análise individual em um conjunto de tabelas combinadas no Excel, que formam um sistema fácil, seguro e rápido de precificação, levando em conta os custos de aquisição, despesas mensais, margem de lucro desejada, gerando assim informações gerenciais pertinentes para a tomada de decisão. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, os procedimentos técnicos são definidos como pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados, e na coleta de dados utilizou-se análise documental e entrevista. Após a apuração das despesas mensais, da formação do preço de venda orientativo e da realização do sistema de tabelas combinadas, a empresa considerou muito pertinente as informações geradas para facilitar a tomada de decisão, evidenciando as margens e resultado individual e total. O presente trabalho demonstra que na maioria dos produtos a empresa atinge uma margem positiva, mas também mostra em alguns casos que o preço de venda praticado ficou abaixo do preço de venda mínimo calculado, ou seja, não pagando as despesas e gerando margem negativa nestes itens, porem ainda não comprometendo a saúde financeira da empresa, diante disto representando ser uma falha no processo de formação de preços, e diante do resultado final percebe-se a importância de se tomar decisões baseadas em informações precisas e confiáveis para que não ocorram falhas de informações que possam comprometer a estabilidade e o crescimento da empresa.70 f.Ciências Sociais AplicadasCiências ContábeisSistemas de informaçãoCustos comerciaisMatriz de preçosInformações gerenciaishttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2995DMD_hdl_123456789/2995Steinke, Vivian Bernoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20-%20Vivian.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2995/1/TCC%20-%20Vivian.pdfapplication/pdf1912338http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2995/1/TCC%20-%20Vivian.pdfc0af32280fe6e0cb8fae0b69d65cb3bfMD5123456789_2995_12019-01-21T12:44:44Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí |
title |
Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí |
spellingShingle |
Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí Steinke, Vivian Berno Ciências Sociais Aplicadas Ciências Contábeis Sistemas de informação Custos comerciais Matriz de preços Informações gerenciais |
title_short |
Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí |
title_full |
Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí |
title_fullStr |
Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí |
title_full_unstemmed |
Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí |
title_sort |
Formação de preços e análise de resultados em uma empresa do comércio de peças de Ijuí |
author |
Steinke, Vivian Berno |
author_facet |
Steinke, Vivian Berno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Steinke, Vivian Berno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Ciências Contábeis Sistemas de informação Custos comerciais Matriz de preços Informações gerenciais |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Ciências Contábeis Sistemas de informação Custos comerciais Matriz de preços Informações gerenciais |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este trabalho refere-se a implantação de uma matriz de preços para proporcionar informações relevantes na análise dos resultados e no gerenciamento de uma empresa comercial de peças, situada no noroeste do estado do Rio Grande do sul, como forma de auxiliar a gerência na tomada de decisões da empresa no mercado que está inserida. Por meio de amostra, foi dividido quarenta e cinco produtos em três categorias distintas, para análise individual em um conjunto de tabelas combinadas no Excel, que formam um sistema fácil, seguro e rápido de precificação, levando em conta os custos de aquisição, despesas mensais, margem de lucro desejada, gerando assim informações gerenciais pertinentes para a tomada de decisão. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, os procedimentos técnicos são definidos como pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados, e na coleta de dados utilizou-se análise documental e entrevista. Após a apuração das despesas mensais, da formação do preço de venda orientativo e da realização do sistema de tabelas combinadas, a empresa considerou muito pertinente as informações geradas para facilitar a tomada de decisão, evidenciando as margens e resultado individual e total. O presente trabalho demonstra que na maioria dos produtos a empresa atinge uma margem positiva, mas também mostra em alguns casos que o preço de venda praticado ficou abaixo do preço de venda mínimo calculado, ou seja, não pagando as despesas e gerando margem negativa nestes itens, porem ainda não comprometendo a saúde financeira da empresa, diante disto representando ser uma falha no processo de formação de preços, e diante do resultado final percebe-se a importância de se tomar decisões baseadas em informações precisas e confiáveis para que não ocorram falhas de informações que possam comprometer a estabilidade e o crescimento da empresa. 70 f. |
description |
Este trabalho refere-se a implantação de uma matriz de preços para proporcionar informações relevantes na análise dos resultados e no gerenciamento de uma empresa comercial de peças, situada no noroeste do estado do Rio Grande do sul, como forma de auxiliar a gerência na tomada de decisões da empresa no mercado que está inserida. Por meio de amostra, foi dividido quarenta e cinco produtos em três categorias distintas, para análise individual em um conjunto de tabelas combinadas no Excel, que formam um sistema fácil, seguro e rápido de precificação, levando em conta os custos de aquisição, despesas mensais, margem de lucro desejada, gerando assim informações gerenciais pertinentes para a tomada de decisão. A pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa, os procedimentos técnicos são definidos como pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados, e na coleta de dados utilizou-se análise documental e entrevista. Após a apuração das despesas mensais, da formação do preço de venda orientativo e da realização do sistema de tabelas combinadas, a empresa considerou muito pertinente as informações geradas para facilitar a tomada de decisão, evidenciando as margens e resultado individual e total. O presente trabalho demonstra que na maioria dos produtos a empresa atinge uma margem positiva, mas também mostra em alguns casos que o preço de venda praticado ficou abaixo do preço de venda mínimo calculado, ou seja, não pagando as despesas e gerando margem negativa nestes itens, porem ainda não comprometendo a saúde financeira da empresa, diante disto representando ser uma falha no processo de formação de preços, e diante do resultado final percebe-se a importância de se tomar decisões baseadas em informações precisas e confiáveis para que não ocorram falhas de informações que possam comprometer a estabilidade e o crescimento da empresa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-10-16 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2015-10-16T18:20:07Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-16T18:20:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2995 DMD_hdl_123456789/2995 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2995 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414800699621376 |