O desafio do gestor na educação do sistema penitenciário: ressocialização através da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Cléia da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5852
Resumo: O Brasil nos dias de hoje vem sofrendo com o problema de superlotação, elevados índices de reincidência criminal e grande violência dentro de presídios. Portanto em busca de soluções para que ocorra uma mudança desse cenário, a educação prisional vem tendo destaque nas discussões sobre essa situação, pois mostra-se um importante instrumento para que ocorra a profissionalização e ressocialização do detento. Dessa forma, o presente estudo em gestão escolar carcerária tem como objetivo conhecer e compreender o papel do diretor, frente à gestão, seu planejamento e organização na escola, conhecer quem faz parte de seu corpo docente, bem como analisar as dificuldades na gestão escolar carcerária, se há, de que maneira buscar a solucioná-las. O estudo tem como lócus de pesquisa a Escola NEJACC – Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Cultura Popular Paulo Freire- PRESÍDIO, localizada dentro do Presídio Estadual de Santa Rosa/RS, na qual foi feita uma observação de todos envolvidos na escola para conhecer seu cotidiano e compreender como é desenvolvida a gestão de uma escola privada de liberdade, bem como foi realizada uma entrevista com a diretora e acompanhamento de atividades diárias da direção, professores. Assim, a educação é um relevante instrumento de ressocialização, desenvolvimento de habilidades e construção do conhecimento, a qual possibilita ao recluso um futuro melhor enquanto estiver preso e após o cumprimento de sua sentença.
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