O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5729 |
Resumo: | A perspectiva de ensino centrada na tática tem se apresentado como mais eficaz para ensinar os esportes de invasão, devido a sua centralidade na tomada de decisão do aluno, estando de acordo com as características da lógica interna desse tipo de modalidade. No entanto, pouco se tem produzido no meio acadêmico sobre a relação entre os tipos de tarefas e intervenções proporcionadas pelos treinadores e o papel dos alunos nos treinos. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo identificar os tipos de tarefas e as intervenções, priorizadas por treinadores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão, e sua relação com o papel do aluno durante os treinos. Para isso, o estudo está pautado em uma abordagem mista de caráter quantitativo e qualitativo. Mais precisamente, caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos, realizado em quatro escolinhas de iniciação esportiva em uma cidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Foram observados cinco treinos de cada treinador, totalizando 20 observações. Os resultados indicam que os treinadores propõem tarefas de diferentes tipos – com e sem tomada de decisão – e longa duração, sendo que há uma prevalência do jogo formal. As intervenções realizadas privilegiam as instruções aos alunos, contudo, sem realização de indagações. Em consequência, os alunos têm um papel “parcialmente ativo” nos treinos, uma vez que experimentam tarefas com interação entre oponentes, mas não refletem obre o que estão fazendo. Nesse contexto, os treinadores não apresentam objetivos específicos em cada treinamento. |
id |
UNIJ_16c2a98f717448a303d458b393cb1340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5729 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores2019-03-0120182019-03-01T14:22:50Z2019-03-01T14:22:50ZA perspectiva de ensino centrada na tática tem se apresentado como mais eficaz para ensinar os esportes de invasão, devido a sua centralidade na tomada de decisão do aluno, estando de acordo com as características da lógica interna desse tipo de modalidade. No entanto, pouco se tem produzido no meio acadêmico sobre a relação entre os tipos de tarefas e intervenções proporcionadas pelos treinadores e o papel dos alunos nos treinos. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo identificar os tipos de tarefas e as intervenções, priorizadas por treinadores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão, e sua relação com o papel do aluno durante os treinos. Para isso, o estudo está pautado em uma abordagem mista de caráter quantitativo e qualitativo. Mais precisamente, caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos, realizado em quatro escolinhas de iniciação esportiva em uma cidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Foram observados cinco treinos de cada treinador, totalizando 20 observações. Os resultados indicam que os treinadores propõem tarefas de diferentes tipos – com e sem tomada de decisão – e longa duração, sendo que há uma prevalência do jogo formal. As intervenções realizadas privilegiam as instruções aos alunos, contudo, sem realização de indagações. Em consequência, os alunos têm um papel “parcialmente ativo” nos treinos, uma vez que experimentam tarefas com interação entre oponentes, mas não refletem obre o que estão fazendo. Nesse contexto, os treinadores não apresentam objetivos específicos em cada treinamento.36 f.Ciências da saúdeEducação físicaTarefasIntervenções dos treinadoresPapel do alunohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5729DMD_hdl_123456789/5729Dalla Rosa, Jean Cargneluttiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJean%20Cargnelutti%20Dalla%20Rosa.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5729/1/Jean%20Cargnelutti%20Dalla%20Rosa.pdfapplication/pdf992741http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5729/1/Jean%20Cargnelutti%20Dalla%20Rosa.pdfd95f03fadb0e2fac8c7cb3df05be2699MD5123456789_5729_12019-03-02T06:57:13Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores |
title |
O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores |
spellingShingle |
O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores Dalla Rosa, Jean Cargnelutti Ciências da saúde Educação física Tarefas Intervenções dos treinadores Papel do aluno |
title_short |
O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores |
title_full |
O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores |
title_fullStr |
O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores |
title_full_unstemmed |
O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores |
title_sort |
O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores |
author |
Dalla Rosa, Jean Cargnelutti |
author_facet |
Dalla Rosa, Jean Cargnelutti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalla Rosa, Jean Cargnelutti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde Educação física Tarefas Intervenções dos treinadores Papel do aluno |
topic |
Ciências da saúde Educação física Tarefas Intervenções dos treinadores Papel do aluno |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A perspectiva de ensino centrada na tática tem se apresentado como mais eficaz para ensinar os esportes de invasão, devido a sua centralidade na tomada de decisão do aluno, estando de acordo com as características da lógica interna desse tipo de modalidade. No entanto, pouco se tem produzido no meio acadêmico sobre a relação entre os tipos de tarefas e intervenções proporcionadas pelos treinadores e o papel dos alunos nos treinos. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo identificar os tipos de tarefas e as intervenções, priorizadas por treinadores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão, e sua relação com o papel do aluno durante os treinos. Para isso, o estudo está pautado em uma abordagem mista de caráter quantitativo e qualitativo. Mais precisamente, caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos, realizado em quatro escolinhas de iniciação esportiva em uma cidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Foram observados cinco treinos de cada treinador, totalizando 20 observações. Os resultados indicam que os treinadores propõem tarefas de diferentes tipos – com e sem tomada de decisão – e longa duração, sendo que há uma prevalência do jogo formal. As intervenções realizadas privilegiam as instruções aos alunos, contudo, sem realização de indagações. Em consequência, os alunos têm um papel “parcialmente ativo” nos treinos, uma vez que experimentam tarefas com interação entre oponentes, mas não refletem obre o que estão fazendo. Nesse contexto, os treinadores não apresentam objetivos específicos em cada treinamento. 36 f. |
description |
A perspectiva de ensino centrada na tática tem se apresentado como mais eficaz para ensinar os esportes de invasão, devido a sua centralidade na tomada de decisão do aluno, estando de acordo com as características da lógica interna desse tipo de modalidade. No entanto, pouco se tem produzido no meio acadêmico sobre a relação entre os tipos de tarefas e intervenções proporcionadas pelos treinadores e o papel dos alunos nos treinos. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo identificar os tipos de tarefas e as intervenções, priorizadas por treinadores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão, e sua relação com o papel do aluno durante os treinos. Para isso, o estudo está pautado em uma abordagem mista de caráter quantitativo e qualitativo. Mais precisamente, caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos, realizado em quatro escolinhas de iniciação esportiva em uma cidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Foram observados cinco treinos de cada treinador, totalizando 20 observações. Os resultados indicam que os treinadores propõem tarefas de diferentes tipos – com e sem tomada de decisão – e longa duração, sendo que há uma prevalência do jogo formal. As intervenções realizadas privilegiam as instruções aos alunos, contudo, sem realização de indagações. Em consequência, os alunos têm um papel “parcialmente ativo” nos treinos, uma vez que experimentam tarefas com interação entre oponentes, mas não refletem obre o que estão fazendo. Nesse contexto, os treinadores não apresentam objetivos específicos em cada treinamento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-03-01T14:22:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-01T14:22:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5729 DMD_hdl_123456789/5729 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5729 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1627013567085543424 |