Monitoramento eletrônico: a dignidade da pessoa humana e alternativa à superlotação prisional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bettio, Jonathan
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3040
Resumo: O presente trabalho de pesquisa monográfica objetiva analisar as vantagens e desvantagens que dizem respeito às inovações trazidas pela ferramenta do monitoramento eletrônico de presos. Discorre sobre uma breve análise da evolução do monitoramento eletrônico de presos até os dias atuais. Baseado em experiências internacionais, o monitoramento eletrônicos de apenados surge no cenário nacional com a finalidade de promover a ressocialização dos apenados, a redução do contingente carcerário, desta maneira auxiliando na própria segurança dos presos, contribuindo com a minimização dos prejuízos que o atual sistema penitenciário brasileiro causam para a dignidade da pessoa humana. No decorrer do trabalho também é demonstrado que o monitoramento eletrônico de presos, auxilia na redução de gastos estatais no setor penitenciário, além de oferecer uma gama de outras opções para a utilização desta ferramenta estatal que ora não está sendo utilizada pelos governos estaduais do Brasil. Assim, será demonstrado que o monitoramento eletrônico de presos não afeta o princípio da dignidade da pessoa humana, possibilitando ao apenado sua convivência no ambiente familiar e laboral enquanto cumpre a pena.
id UNIJ_19d91f533c51b70f87461ae083c40124
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3040
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMonitoramento eletrônico: a dignidade da pessoa humana e alternativa à superlotação prisional2015-10-2320142015-10-23T11:52:22Z2015-10-23T11:52:22ZO presente trabalho de pesquisa monográfica objetiva analisar as vantagens e desvantagens que dizem respeito às inovações trazidas pela ferramenta do monitoramento eletrônico de presos. Discorre sobre uma breve análise da evolução do monitoramento eletrônico de presos até os dias atuais. Baseado em experiências internacionais, o monitoramento eletrônicos de apenados surge no cenário nacional com a finalidade de promover a ressocialização dos apenados, a redução do contingente carcerário, desta maneira auxiliando na própria segurança dos presos, contribuindo com a minimização dos prejuízos que o atual sistema penitenciário brasileiro causam para a dignidade da pessoa humana. No decorrer do trabalho também é demonstrado que o monitoramento eletrônico de presos, auxilia na redução de gastos estatais no setor penitenciário, além de oferecer uma gama de outras opções para a utilização desta ferramenta estatal que ora não está sendo utilizada pelos governos estaduais do Brasil. Assim, será demonstrado que o monitoramento eletrônico de presos não afeta o princípio da dignidade da pessoa humana, possibilitando ao apenado sua convivência no ambiente familiar e laboral enquanto cumpre a pena.73 f.Ciências Sociais AplicadasDireitoMonitoramento EletrônicoSistema penitenciárioSuperlotaçãoDignidade da pessoa humanaTornozeleira eletrônicahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3040DMD_hdl_123456789/3040Bettio, Jonathanporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20-%20Jonathan%20Bettio.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3040/1/TCC%20-%20Jonathan%20Bettio.pdfapplication/pdf1531103http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3040/1/TCC%20-%20Jonathan%20Bettio.pdf45cb2bbbd7a88251369d326644c8bcfcMD5123456789_3040_12019-01-21T12:44:44Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Monitoramento eletrônico: a dignidade da pessoa humana e alternativa à superlotação prisional
title Monitoramento eletrônico: a dignidade da pessoa humana e alternativa à superlotação prisional
spellingShingle Monitoramento eletrônico: a dignidade da pessoa humana e alternativa à superlotação prisional
Bettio, Jonathan
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Monitoramento Eletrônico
Sistema penitenciário
Superlotação
Dignidade da pessoa humana
Tornozeleira eletrônica
title_short Monitoramento eletrônico: a dignidade da pessoa humana e alternativa à superlotação prisional
title_full Monitoramento eletrônico: a dignidade da pessoa humana e alternativa à superlotação prisional
title_fullStr Monitoramento eletrônico: a dignidade da pessoa humana e alternativa à superlotação prisional
title_full_unstemmed Monitoramento eletrônico: a dignidade da pessoa humana e alternativa à superlotação prisional
title_sort Monitoramento eletrônico: a dignidade da pessoa humana e alternativa à superlotação prisional
author Bettio, Jonathan
author_facet Bettio, Jonathan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bettio, Jonathan
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Monitoramento Eletrônico
Sistema penitenciário
Superlotação
Dignidade da pessoa humana
Tornozeleira eletrônica
topic Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Monitoramento Eletrônico
Sistema penitenciário
Superlotação
Dignidade da pessoa humana
Tornozeleira eletrônica
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho de pesquisa monográfica objetiva analisar as vantagens e desvantagens que dizem respeito às inovações trazidas pela ferramenta do monitoramento eletrônico de presos. Discorre sobre uma breve análise da evolução do monitoramento eletrônico de presos até os dias atuais. Baseado em experiências internacionais, o monitoramento eletrônicos de apenados surge no cenário nacional com a finalidade de promover a ressocialização dos apenados, a redução do contingente carcerário, desta maneira auxiliando na própria segurança dos presos, contribuindo com a minimização dos prejuízos que o atual sistema penitenciário brasileiro causam para a dignidade da pessoa humana. No decorrer do trabalho também é demonstrado que o monitoramento eletrônico de presos, auxilia na redução de gastos estatais no setor penitenciário, além de oferecer uma gama de outras opções para a utilização desta ferramenta estatal que ora não está sendo utilizada pelos governos estaduais do Brasil. Assim, será demonstrado que o monitoramento eletrônico de presos não afeta o princípio da dignidade da pessoa humana, possibilitando ao apenado sua convivência no ambiente familiar e laboral enquanto cumpre a pena.
73 f.
description O presente trabalho de pesquisa monográfica objetiva analisar as vantagens e desvantagens que dizem respeito às inovações trazidas pela ferramenta do monitoramento eletrônico de presos. Discorre sobre uma breve análise da evolução do monitoramento eletrônico de presos até os dias atuais. Baseado em experiências internacionais, o monitoramento eletrônicos de apenados surge no cenário nacional com a finalidade de promover a ressocialização dos apenados, a redução do contingente carcerário, desta maneira auxiliando na própria segurança dos presos, contribuindo com a minimização dos prejuízos que o atual sistema penitenciário brasileiro causam para a dignidade da pessoa humana. No decorrer do trabalho também é demonstrado que o monitoramento eletrônico de presos, auxilia na redução de gastos estatais no setor penitenciário, além de oferecer uma gama de outras opções para a utilização desta ferramenta estatal que ora não está sendo utilizada pelos governos estaduais do Brasil. Assim, será demonstrado que o monitoramento eletrônico de presos não afeta o princípio da dignidade da pessoa humana, possibilitando ao apenado sua convivência no ambiente familiar e laboral enquanto cumpre a pena.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2015-10-23T11:52:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-23T11:52:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3040
DMD_hdl_123456789/3040
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3040
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414886344163328