O processo de aquisição e aprendizagem de línguas e o bilinguismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frizzo, Celina Eliane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2170
Resumo: A busca pelo domínio de uma segunda língua por parte de adultos e crianças vem aumentando cada vez mais. O domínio de uma segunda língua leva o indivíduo a se tornar um indivíduo bilíngue. Com base nisso, o objetivo deste estudo é apresentar as principais teorias de aquisição de língua e conceituar o termo bilíngue, bem como esclarecer outros aspectos que englobem o tema como educação bilíngue e o possível desenvolvimento cognitivo e cerebral de uma pessoa que se comunica e domina mais de uma língua. Para tanto será feito um estudo bibliográfico com os principais autores sobre o tema. Assim, ao explanarmos as teorias de aquisição de língua constatamos que a teoria de Stephen Krashen e suas cinco hipóteses é a teoria que melhor nos explica o processo de aquisição e aprendizagem de línguas, processos esses que são conceituadas e diferenciadas pelo autor. Já no que diz respeito ao bilinguismo, relatamos sua origem e expomos seus vários conceitos, chegando à conclusão de que um indivíduo bilíngue é aquele que consegue comunicar-se em mais de uma língua, dentro ou fora de sua comunidade linguística. E finalizando, encontramos pesquisas e evidencias que nos mostram que existem de fato vantagens cognitivas e cerebrais em indivíduos que são bilíngues. Desta forma, contribuímos para o estudo sobre segunda língua e o recente estudo sobre bilinguismo.
id UNIJ_1a45c8d5603b565272ec71a783f040e2
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2170
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO processo de aquisição e aprendizagem de línguas e o bilinguismo2014-04-2820132014-04-28T17:32:34Z2014-04-28T17:32:34ZA busca pelo domínio de uma segunda língua por parte de adultos e crianças vem aumentando cada vez mais. O domínio de uma segunda língua leva o indivíduo a se tornar um indivíduo bilíngue. Com base nisso, o objetivo deste estudo é apresentar as principais teorias de aquisição de língua e conceituar o termo bilíngue, bem como esclarecer outros aspectos que englobem o tema como educação bilíngue e o possível desenvolvimento cognitivo e cerebral de uma pessoa que se comunica e domina mais de uma língua. Para tanto será feito um estudo bibliográfico com os principais autores sobre o tema. Assim, ao explanarmos as teorias de aquisição de língua constatamos que a teoria de Stephen Krashen e suas cinco hipóteses é a teoria que melhor nos explica o processo de aquisição e aprendizagem de línguas, processos esses que são conceituadas e diferenciadas pelo autor. Já no que diz respeito ao bilinguismo, relatamos sua origem e expomos seus vários conceitos, chegando à conclusão de que um indivíduo bilíngue é aquele que consegue comunicar-se em mais de uma língua, dentro ou fora de sua comunidade linguística. E finalizando, encontramos pesquisas e evidencias que nos mostram que existem de fato vantagens cognitivas e cerebrais em indivíduos que são bilíngues. Desta forma, contribuímos para o estudo sobre segunda língua e o recente estudo sobre bilinguismo.55 f.LetrasLíngua inglesaLinguística, Letras e ArtesAquisiçãoAprendizagemBilinguismoCogniçãoSegunda línguahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2170DMD_hdl_123456789/2170Frizzo, Celina Elianeporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20Final%20Celina%20Eliane%20Frizzo.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2170/1/TCC%20Final%20Celina%20Eliane%20Frizzo.pdfapplication/pdf530121http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2170/1/TCC%20Final%20Celina%20Eliane%20Frizzo.pdfb2a6bbd91b01d4217c7744f458d34f0bMD5123456789_2170_12019-01-21T12:44:14Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O processo de aquisição e aprendizagem de línguas e o bilinguismo
title O processo de aquisição e aprendizagem de línguas e o bilinguismo
spellingShingle O processo de aquisição e aprendizagem de línguas e o bilinguismo
Frizzo, Celina Eliane
Letras
Língua inglesa
Linguística, Letras e Artes
Aquisição
Aprendizagem
Bilinguismo
Cognição
Segunda língua
title_short O processo de aquisição e aprendizagem de línguas e o bilinguismo
title_full O processo de aquisição e aprendizagem de línguas e o bilinguismo
title_fullStr O processo de aquisição e aprendizagem de línguas e o bilinguismo
title_full_unstemmed O processo de aquisição e aprendizagem de línguas e o bilinguismo
title_sort O processo de aquisição e aprendizagem de línguas e o bilinguismo
author Frizzo, Celina Eliane
author_facet Frizzo, Celina Eliane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frizzo, Celina Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Língua inglesa
Linguística, Letras e Artes
Aquisição
Aprendizagem
Bilinguismo
Cognição
Segunda língua
topic Letras
Língua inglesa
Linguística, Letras e Artes
Aquisição
Aprendizagem
Bilinguismo
Cognição
Segunda língua
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A busca pelo domínio de uma segunda língua por parte de adultos e crianças vem aumentando cada vez mais. O domínio de uma segunda língua leva o indivíduo a se tornar um indivíduo bilíngue. Com base nisso, o objetivo deste estudo é apresentar as principais teorias de aquisição de língua e conceituar o termo bilíngue, bem como esclarecer outros aspectos que englobem o tema como educação bilíngue e o possível desenvolvimento cognitivo e cerebral de uma pessoa que se comunica e domina mais de uma língua. Para tanto será feito um estudo bibliográfico com os principais autores sobre o tema. Assim, ao explanarmos as teorias de aquisição de língua constatamos que a teoria de Stephen Krashen e suas cinco hipóteses é a teoria que melhor nos explica o processo de aquisição e aprendizagem de línguas, processos esses que são conceituadas e diferenciadas pelo autor. Já no que diz respeito ao bilinguismo, relatamos sua origem e expomos seus vários conceitos, chegando à conclusão de que um indivíduo bilíngue é aquele que consegue comunicar-se em mais de uma língua, dentro ou fora de sua comunidade linguística. E finalizando, encontramos pesquisas e evidencias que nos mostram que existem de fato vantagens cognitivas e cerebrais em indivíduos que são bilíngues. Desta forma, contribuímos para o estudo sobre segunda língua e o recente estudo sobre bilinguismo.
55 f.
description A busca pelo domínio de uma segunda língua por parte de adultos e crianças vem aumentando cada vez mais. O domínio de uma segunda língua leva o indivíduo a se tornar um indivíduo bilíngue. Com base nisso, o objetivo deste estudo é apresentar as principais teorias de aquisição de língua e conceituar o termo bilíngue, bem como esclarecer outros aspectos que englobem o tema como educação bilíngue e o possível desenvolvimento cognitivo e cerebral de uma pessoa que se comunica e domina mais de uma língua. Para tanto será feito um estudo bibliográfico com os principais autores sobre o tema. Assim, ao explanarmos as teorias de aquisição de língua constatamos que a teoria de Stephen Krashen e suas cinco hipóteses é a teoria que melhor nos explica o processo de aquisição e aprendizagem de línguas, processos esses que são conceituadas e diferenciadas pelo autor. Já no que diz respeito ao bilinguismo, relatamos sua origem e expomos seus vários conceitos, chegando à conclusão de que um indivíduo bilíngue é aquele que consegue comunicar-se em mais de uma língua, dentro ou fora de sua comunidade linguística. E finalizando, encontramos pesquisas e evidencias que nos mostram que existem de fato vantagens cognitivas e cerebrais em indivíduos que são bilíngues. Desta forma, contribuímos para o estudo sobre segunda língua e o recente estudo sobre bilinguismo.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2014-04-28T17:32:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-28T17:32:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2170
DMD_hdl_123456789/2170
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2170
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414081496023040