A bicicleta em Ijuí: infraestrutura, planejamento e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rasia, Diórgenes Genaro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5082
Resumo: O atual modelo de transporte baseado nos veículos automotores tem uma relação com os níveis de sedentarismo, influenciando negativamente na perspectiva de saúde e a qualidade de vida nos centros urbanos. A preocupação com a saúde humana se tornou na contemporaneidade uma necessidade, exigindo o acesso, assim como a implementação de políticas públicas visando à qualidade de vida e promoção da saúde para a população. Exemplo disso é o movimento “Cidades Saudáveis”, patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que será brevemente aqui apresentado. No bojo deste movimento evidencia-se que a bicicleta é uma alternativa de transporte ecologicamente correto, não poluente, apresentando inúmeros benefícios individuais e coletivos. Esta pesquisa, considerando compreender o espaço do uso da bicicleta em Ijuí, realizou uma busca nos documentos do Plano Diretor de Mobilidade da cidade, procurando compreender o planejamento dos espaços públicos (ciclofaixas e ciclovias) destinados à bicicleta neste município. Para além da ótica da infraestrutura e do planejamento do espaço do uso da bicicleta, esta pesquisa realizou um levantamento por meio de questionário. Os participantes são uma amostra de 455 pessoas. Os resultados dão informações esclarecedoras sobre marcadores sociais como renda e escolaridade assim como condições sociodemográficas, faixa etária, sexo, profissão/ocupação aspectos pessoais e motivacionais, assim como as condições relacionadas às formas de utilização da bicicleta por uma amostra. Foi evidenciado que o uso da bicicleta foi percebido como uma atividade saudável. Foi destacado pelas pessoas deste estudo que elas não usufruem dos espaços públicos destinado à bicicleta, alegando apresentar deficiências relacionadas à infraestrutura cicloviária deste município.
id UNIJ_1c1c3d38e6234deb49164dd2549cf8cc
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5082
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA bicicleta em Ijuí: infraestrutura, planejamento e perspectivas2018-06-2020172018-06-20T23:44:14Z2018-06-20T23:44:14ZO atual modelo de transporte baseado nos veículos automotores tem uma relação com os níveis de sedentarismo, influenciando negativamente na perspectiva de saúde e a qualidade de vida nos centros urbanos. A preocupação com a saúde humana se tornou na contemporaneidade uma necessidade, exigindo o acesso, assim como a implementação de políticas públicas visando à qualidade de vida e promoção da saúde para a população. Exemplo disso é o movimento “Cidades Saudáveis”, patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que será brevemente aqui apresentado. No bojo deste movimento evidencia-se que a bicicleta é uma alternativa de transporte ecologicamente correto, não poluente, apresentando inúmeros benefícios individuais e coletivos. Esta pesquisa, considerando compreender o espaço do uso da bicicleta em Ijuí, realizou uma busca nos documentos do Plano Diretor de Mobilidade da cidade, procurando compreender o planejamento dos espaços públicos (ciclofaixas e ciclovias) destinados à bicicleta neste município. Para além da ótica da infraestrutura e do planejamento do espaço do uso da bicicleta, esta pesquisa realizou um levantamento por meio de questionário. Os participantes são uma amostra de 455 pessoas. Os resultados dão informações esclarecedoras sobre marcadores sociais como renda e escolaridade assim como condições sociodemográficas, faixa etária, sexo, profissão/ocupação aspectos pessoais e motivacionais, assim como as condições relacionadas às formas de utilização da bicicleta por uma amostra. Foi evidenciado que o uso da bicicleta foi percebido como uma atividade saudável. Foi destacado pelas pessoas deste estudo que elas não usufruem dos espaços públicos destinado à bicicleta, alegando apresentar deficiências relacionadas à infraestrutura cicloviária deste município.74 f.Ciências da saúde.Educação física.Espaço cicloviário.Cidade saudável.Mobilidade urbana.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5082DMD_hdl_123456789/5082Rasia, Diórgenes Genaroporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiorgenes%20Genaro%20Rasia.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5082/1/Diorgenes%20Genaro%20Rasia.pdfapplication/pdf1844775http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5082/1/Diorgenes%20Genaro%20Rasia.pdf249f265baa106e01432cd9c7bf7a25c8MD5123456789_5082_12019-01-21T12:45:49Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A bicicleta em Ijuí: infraestrutura, planejamento e perspectivas
title A bicicleta em Ijuí: infraestrutura, planejamento e perspectivas
spellingShingle A bicicleta em Ijuí: infraestrutura, planejamento e perspectivas
Rasia, Diórgenes Genaro
Ciências da saúde.
Educação física.
Espaço cicloviário.
Cidade saudável.
Mobilidade urbana.
title_short A bicicleta em Ijuí: infraestrutura, planejamento e perspectivas
title_full A bicicleta em Ijuí: infraestrutura, planejamento e perspectivas
title_fullStr A bicicleta em Ijuí: infraestrutura, planejamento e perspectivas
title_full_unstemmed A bicicleta em Ijuí: infraestrutura, planejamento e perspectivas
title_sort A bicicleta em Ijuí: infraestrutura, planejamento e perspectivas
author Rasia, Diórgenes Genaro
author_facet Rasia, Diórgenes Genaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rasia, Diórgenes Genaro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde.
Educação física.
Espaço cicloviário.
Cidade saudável.
Mobilidade urbana.
topic Ciências da saúde.
Educação física.
Espaço cicloviário.
Cidade saudável.
Mobilidade urbana.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O atual modelo de transporte baseado nos veículos automotores tem uma relação com os níveis de sedentarismo, influenciando negativamente na perspectiva de saúde e a qualidade de vida nos centros urbanos. A preocupação com a saúde humana se tornou na contemporaneidade uma necessidade, exigindo o acesso, assim como a implementação de políticas públicas visando à qualidade de vida e promoção da saúde para a população. Exemplo disso é o movimento “Cidades Saudáveis”, patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que será brevemente aqui apresentado. No bojo deste movimento evidencia-se que a bicicleta é uma alternativa de transporte ecologicamente correto, não poluente, apresentando inúmeros benefícios individuais e coletivos. Esta pesquisa, considerando compreender o espaço do uso da bicicleta em Ijuí, realizou uma busca nos documentos do Plano Diretor de Mobilidade da cidade, procurando compreender o planejamento dos espaços públicos (ciclofaixas e ciclovias) destinados à bicicleta neste município. Para além da ótica da infraestrutura e do planejamento do espaço do uso da bicicleta, esta pesquisa realizou um levantamento por meio de questionário. Os participantes são uma amostra de 455 pessoas. Os resultados dão informações esclarecedoras sobre marcadores sociais como renda e escolaridade assim como condições sociodemográficas, faixa etária, sexo, profissão/ocupação aspectos pessoais e motivacionais, assim como as condições relacionadas às formas de utilização da bicicleta por uma amostra. Foi evidenciado que o uso da bicicleta foi percebido como uma atividade saudável. Foi destacado pelas pessoas deste estudo que elas não usufruem dos espaços públicos destinado à bicicleta, alegando apresentar deficiências relacionadas à infraestrutura cicloviária deste município.
74 f.
description O atual modelo de transporte baseado nos veículos automotores tem uma relação com os níveis de sedentarismo, influenciando negativamente na perspectiva de saúde e a qualidade de vida nos centros urbanos. A preocupação com a saúde humana se tornou na contemporaneidade uma necessidade, exigindo o acesso, assim como a implementação de políticas públicas visando à qualidade de vida e promoção da saúde para a população. Exemplo disso é o movimento “Cidades Saudáveis”, patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que será brevemente aqui apresentado. No bojo deste movimento evidencia-se que a bicicleta é uma alternativa de transporte ecologicamente correto, não poluente, apresentando inúmeros benefícios individuais e coletivos. Esta pesquisa, considerando compreender o espaço do uso da bicicleta em Ijuí, realizou uma busca nos documentos do Plano Diretor de Mobilidade da cidade, procurando compreender o planejamento dos espaços públicos (ciclofaixas e ciclovias) destinados à bicicleta neste município. Para além da ótica da infraestrutura e do planejamento do espaço do uso da bicicleta, esta pesquisa realizou um levantamento por meio de questionário. Os participantes são uma amostra de 455 pessoas. Os resultados dão informações esclarecedoras sobre marcadores sociais como renda e escolaridade assim como condições sociodemográficas, faixa etária, sexo, profissão/ocupação aspectos pessoais e motivacionais, assim como as condições relacionadas às formas de utilização da bicicleta por uma amostra. Foi evidenciado que o uso da bicicleta foi percebido como uma atividade saudável. Foi destacado pelas pessoas deste estudo que elas não usufruem dos espaços públicos destinado à bicicleta, alegando apresentar deficiências relacionadas à infraestrutura cicloviária deste município.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-06-20T23:44:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-20T23:44:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5082
DMD_hdl_123456789/5082
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5082
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416728253890560