As potencialidades e limitações do uso da Modelagem Matemática na significação de conceitos de função Polinomial de Segundo Grau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6527 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo identificar as potencialidades e as limitações do uso da modelagem matemática na significação de conceitos de função polinomial de segundo grau, fazendo uma análise das etapas constitutivas da modelagem segundo a estrutura de (Bassanezi, 2015) com uma proposta pedagógica desenvolvida em uma turma de ensino médio da rede publica de ensino. Configurou-se como material empírico uma entrevista preliminar com a turma, registros dos alunos, diário de campo do residente pedagógico, além de fotos, vídeos e demais anotações que foram analisados segundo Bassanezi (2015), Barbosa (1999), Meyer, Caldeira e Malheiros (2011), Pais (2018). Á partir desta análise é possível perceber e elencar os pontos fortes e os aspectos que podem ser mais bem trabalhados. Podemos ressaltar que as principais potencialidades da proposta de do uso da modelagem matemática foi a possibilitar um trabalho mais dinâmico fora da sala de aula, fugindo assim dos padrões de ensino tradicionais, a participação na escolha do tema foi potencial para o desenvolvimento da atividade, atraindo mais a atenção e interesse dos alunos, tudo potencializado com auxilio dos recursos tecnológicos. Porém, destacamos que existem ainda os desafios destas propostas, mesmo sendo algo diferente para os alunos, nem todos acabam se interessando pela proposta, além que este tipo de encaminhamento exige mais trabalho e domínio do assunto por parte do professor, por justamente não ser algo pronto, ao longo da atividade que os problemas iram surgindo. |
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A presente pesquisa teve por objetivo identificar as potencialidades e as limitações do uso da modelagem matemática na significação de conceitos de função polinomial de segundo grau, fazendo uma análise das etapas constitutivas da modelagem segundo a estrutura de (Bassanezi, 2015) com uma proposta pedagógica desenvolvida em uma turma de ensino médio da rede publica de ensino. Configurou-se como material empírico uma entrevista preliminar com a turma, registros dos alunos, diário de campo do residente pedagógico, além de fotos, vídeos e demais anotações que foram analisados segundo Bassanezi (2015), Barbosa (1999), Meyer, Caldeira e Malheiros (2011), Pais (2018). Á partir desta análise é possível perceber e elencar os pontos fortes e os aspectos que podem ser mais bem trabalhados. Podemos ressaltar que as principais potencialidades da proposta de do uso da modelagem matemática foi a possibilitar um trabalho mais dinâmico fora da sala de aula, fugindo assim dos padrões de ensino tradicionais, a participação na escolha do tema foi potencial para o desenvolvimento da atividade, atraindo mais a atenção e interesse dos alunos, tudo potencializado com auxilio dos recursos tecnológicos. Porém, destacamos que existem ainda os desafios destas propostas, mesmo sendo algo diferente para os alunos, nem todos acabam se interessando pela proposta, além que este tipo de encaminhamento exige mais trabalho e domínio do assunto por parte do professor, por justamente não ser algo pronto, ao longo da atividade que os problemas iram surgindo. |
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