O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1756 |
Resumo: | O desenho infantil, sendo um aliado da expressão da criança, é um meio importante para a reflexão quanto à valorização da intervenção deste sujeito no meio social e, principalmente, escolar. Para tanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso aponta significativas reflexões referentes ao desenho infantil e suas contribuições ao desenvolvimento e intervenções da criança com o “mundo” que a cerca. Traz considerações quanto à valorização deste sujeito como capaz de colaborar no planejamento de espaços e organizações, inúmeras vezes destinadas aos adultos. Aborda, também, a intervenção do professor como importante durante os processos do grafismo, colaborando com mediações que incentivam a ação reflexiva e o prazer no ato de desenhar. A fundamentação desta monografia está baseada em bibliografias e pesquisas de campo realizadas com professoras da Educação Infantil e com crianças de 2 a 4 anos de idade. As constatações realizadas foram permeadas por um viés reflexivo, e permitiram análises quanto a concepções de criança e infância, a relação do desenho infantil e a escrita, a importância da utilização de diferentes materiais no ato de desenhar, as diferentes fases do grafismo, e outras considerações significativas ao conhecimento do educador, o qual enriquece a sua prática ao estar atento a todas as manifestações de seus alunos, inclusive o desenho. |
id |
UNIJ_24404fced733a0be6fa5feadd5e7ada2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1756 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil2013-08-2920132013-08-29T12:30:46Z2013-08-29T12:30:46ZO desenho infantil, sendo um aliado da expressão da criança, é um meio importante para a reflexão quanto à valorização da intervenção deste sujeito no meio social e, principalmente, escolar. Para tanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso aponta significativas reflexões referentes ao desenho infantil e suas contribuições ao desenvolvimento e intervenções da criança com o “mundo” que a cerca. Traz considerações quanto à valorização deste sujeito como capaz de colaborar no planejamento de espaços e organizações, inúmeras vezes destinadas aos adultos. Aborda, também, a intervenção do professor como importante durante os processos do grafismo, colaborando com mediações que incentivam a ação reflexiva e o prazer no ato de desenhar. A fundamentação desta monografia está baseada em bibliografias e pesquisas de campo realizadas com professoras da Educação Infantil e com crianças de 2 a 4 anos de idade. As constatações realizadas foram permeadas por um viés reflexivo, e permitiram análises quanto a concepções de criança e infância, a relação do desenho infantil e a escrita, a importância da utilização de diferentes materiais no ato de desenhar, as diferentes fases do grafismo, e outras considerações significativas ao conhecimento do educador, o qual enriquece a sua prática ao estar atento a todas as manifestações de seus alunos, inclusive o desenho.49 f.DesenhoCriançaExpressãoProfessorPedagogiaCiências humanashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1756DMD_hdl_123456789/1756Guth, Camila Korbporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamila%20Korb%20Guth.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1756/3/Camila%20Korb%20Guth.pdf.txttext/plain101048http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1756/3/Camila%20Korb%20Guth.pdf.txt25c617ad9d5bf1393b6a528287acc308MD5123456789_1756_3Camila%20Korb%20Guth.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1756/1/Camila%20Korb%20Guth.pdfapplication/pdf659510http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1756/1/Camila%20Korb%20Guth.pdfedd16c6dac06f4a48444910f68271f3eMD5123456789_1756_12019-01-21T12:44:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil |
title |
O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil |
spellingShingle |
O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil Guth, Camila Korb Desenho Criança Expressão Professor Pedagogia Ciências humanas |
title_short |
O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil |
title_full |
O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil |
title_fullStr |
O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil |
title_sort |
O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil |
author |
Guth, Camila Korb |
author_facet |
Guth, Camila Korb |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guth, Camila Korb |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Criança Expressão Professor Pedagogia Ciências humanas |
topic |
Desenho Criança Expressão Professor Pedagogia Ciências humanas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O desenho infantil, sendo um aliado da expressão da criança, é um meio importante para a reflexão quanto à valorização da intervenção deste sujeito no meio social e, principalmente, escolar. Para tanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso aponta significativas reflexões referentes ao desenho infantil e suas contribuições ao desenvolvimento e intervenções da criança com o “mundo” que a cerca. Traz considerações quanto à valorização deste sujeito como capaz de colaborar no planejamento de espaços e organizações, inúmeras vezes destinadas aos adultos. Aborda, também, a intervenção do professor como importante durante os processos do grafismo, colaborando com mediações que incentivam a ação reflexiva e o prazer no ato de desenhar. A fundamentação desta monografia está baseada em bibliografias e pesquisas de campo realizadas com professoras da Educação Infantil e com crianças de 2 a 4 anos de idade. As constatações realizadas foram permeadas por um viés reflexivo, e permitiram análises quanto a concepções de criança e infância, a relação do desenho infantil e a escrita, a importância da utilização de diferentes materiais no ato de desenhar, as diferentes fases do grafismo, e outras considerações significativas ao conhecimento do educador, o qual enriquece a sua prática ao estar atento a todas as manifestações de seus alunos, inclusive o desenho. 49 f. |
description |
O desenho infantil, sendo um aliado da expressão da criança, é um meio importante para a reflexão quanto à valorização da intervenção deste sujeito no meio social e, principalmente, escolar. Para tanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso aponta significativas reflexões referentes ao desenho infantil e suas contribuições ao desenvolvimento e intervenções da criança com o “mundo” que a cerca. Traz considerações quanto à valorização deste sujeito como capaz de colaborar no planejamento de espaços e organizações, inúmeras vezes destinadas aos adultos. Aborda, também, a intervenção do professor como importante durante os processos do grafismo, colaborando com mediações que incentivam a ação reflexiva e o prazer no ato de desenhar. A fundamentação desta monografia está baseada em bibliografias e pesquisas de campo realizadas com professoras da Educação Infantil e com crianças de 2 a 4 anos de idade. As constatações realizadas foram permeadas por um viés reflexivo, e permitiram análises quanto a concepções de criança e infância, a relação do desenho infantil e a escrita, a importância da utilização de diferentes materiais no ato de desenhar, as diferentes fases do grafismo, e outras considerações significativas ao conhecimento do educador, o qual enriquece a sua prática ao estar atento a todas as manifestações de seus alunos, inclusive o desenho. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-29 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2013-08-29T12:30:46Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-29T12:30:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1756 DMD_hdl_123456789/1756 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1756 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
text/plain application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413709060702208 |