O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guth, Camila Korb
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1756
Resumo: O desenho infantil, sendo um aliado da expressão da criança, é um meio importante para a reflexão quanto à valorização da intervenção deste sujeito no meio social e, principalmente, escolar. Para tanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso aponta significativas reflexões referentes ao desenho infantil e suas contribuições ao desenvolvimento e intervenções da criança com o “mundo” que a cerca. Traz considerações quanto à valorização deste sujeito como capaz de colaborar no planejamento de espaços e organizações, inúmeras vezes destinadas aos adultos. Aborda, também, a intervenção do professor como importante durante os processos do grafismo, colaborando com mediações que incentivam a ação reflexiva e o prazer no ato de desenhar. A fundamentação desta monografia está baseada em bibliografias e pesquisas de campo realizadas com professoras da Educação Infantil e com crianças de 2 a 4 anos de idade. As constatações realizadas foram permeadas por um viés reflexivo, e permitiram análises quanto a concepções de criança e infância, a relação do desenho infantil e a escrita, a importância da utilização de diferentes materiais no ato de desenhar, as diferentes fases do grafismo, e outras considerações significativas ao conhecimento do educador, o qual enriquece a sua prática ao estar atento a todas as manifestações de seus alunos, inclusive o desenho.
id UNIJ_24404fced733a0be6fa5feadd5e7ada2
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1756
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil2013-08-2920132013-08-29T12:30:46Z2013-08-29T12:30:46ZO desenho infantil, sendo um aliado da expressão da criança, é um meio importante para a reflexão quanto à valorização da intervenção deste sujeito no meio social e, principalmente, escolar. Para tanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso aponta significativas reflexões referentes ao desenho infantil e suas contribuições ao desenvolvimento e intervenções da criança com o “mundo” que a cerca. Traz considerações quanto à valorização deste sujeito como capaz de colaborar no planejamento de espaços e organizações, inúmeras vezes destinadas aos adultos. Aborda, também, a intervenção do professor como importante durante os processos do grafismo, colaborando com mediações que incentivam a ação reflexiva e o prazer no ato de desenhar. A fundamentação desta monografia está baseada em bibliografias e pesquisas de campo realizadas com professoras da Educação Infantil e com crianças de 2 a 4 anos de idade. As constatações realizadas foram permeadas por um viés reflexivo, e permitiram análises quanto a concepções de criança e infância, a relação do desenho infantil e a escrita, a importância da utilização de diferentes materiais no ato de desenhar, as diferentes fases do grafismo, e outras considerações significativas ao conhecimento do educador, o qual enriquece a sua prática ao estar atento a todas as manifestações de seus alunos, inclusive o desenho.49 f.DesenhoCriançaExpressãoProfessorPedagogiaCiências humanashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1756DMD_hdl_123456789/1756Guth, Camila Korbporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamila%20Korb%20Guth.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1756/3/Camila%20Korb%20Guth.pdf.txttext/plain101048http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1756/3/Camila%20Korb%20Guth.pdf.txt25c617ad9d5bf1393b6a528287acc308MD5123456789_1756_3Camila%20Korb%20Guth.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1756/1/Camila%20Korb%20Guth.pdfapplication/pdf659510http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1756/1/Camila%20Korb%20Guth.pdfedd16c6dac06f4a48444910f68271f3eMD5123456789_1756_12019-01-21T12:44:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil
title O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil
spellingShingle O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil
Guth, Camila Korb
Desenho
Criança
Expressão
Professor
Pedagogia
Ciências humanas
title_short O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil
title_full O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil
title_fullStr O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil
title_full_unstemmed O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil
title_sort O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil
author Guth, Camila Korb
author_facet Guth, Camila Korb
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guth, Camila Korb
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Criança
Expressão
Professor
Pedagogia
Ciências humanas
topic Desenho
Criança
Expressão
Professor
Pedagogia
Ciências humanas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O desenho infantil, sendo um aliado da expressão da criança, é um meio importante para a reflexão quanto à valorização da intervenção deste sujeito no meio social e, principalmente, escolar. Para tanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso aponta significativas reflexões referentes ao desenho infantil e suas contribuições ao desenvolvimento e intervenções da criança com o “mundo” que a cerca. Traz considerações quanto à valorização deste sujeito como capaz de colaborar no planejamento de espaços e organizações, inúmeras vezes destinadas aos adultos. Aborda, também, a intervenção do professor como importante durante os processos do grafismo, colaborando com mediações que incentivam a ação reflexiva e o prazer no ato de desenhar. A fundamentação desta monografia está baseada em bibliografias e pesquisas de campo realizadas com professoras da Educação Infantil e com crianças de 2 a 4 anos de idade. As constatações realizadas foram permeadas por um viés reflexivo, e permitiram análises quanto a concepções de criança e infância, a relação do desenho infantil e a escrita, a importância da utilização de diferentes materiais no ato de desenhar, as diferentes fases do grafismo, e outras considerações significativas ao conhecimento do educador, o qual enriquece a sua prática ao estar atento a todas as manifestações de seus alunos, inclusive o desenho.
49 f.
description O desenho infantil, sendo um aliado da expressão da criança, é um meio importante para a reflexão quanto à valorização da intervenção deste sujeito no meio social e, principalmente, escolar. Para tanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso aponta significativas reflexões referentes ao desenho infantil e suas contribuições ao desenvolvimento e intervenções da criança com o “mundo” que a cerca. Traz considerações quanto à valorização deste sujeito como capaz de colaborar no planejamento de espaços e organizações, inúmeras vezes destinadas aos adultos. Aborda, também, a intervenção do professor como importante durante os processos do grafismo, colaborando com mediações que incentivam a ação reflexiva e o prazer no ato de desenhar. A fundamentação desta monografia está baseada em bibliografias e pesquisas de campo realizadas com professoras da Educação Infantil e com crianças de 2 a 4 anos de idade. As constatações realizadas foram permeadas por um viés reflexivo, e permitiram análises quanto a concepções de criança e infância, a relação do desenho infantil e a escrita, a importância da utilização de diferentes materiais no ato de desenhar, as diferentes fases do grafismo, e outras considerações significativas ao conhecimento do educador, o qual enriquece a sua prática ao estar atento a todas as manifestações de seus alunos, inclusive o desenho.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-29
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2013-08-29T12:30:46Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-29T12:30:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1756
DMD_hdl_123456789/1756
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1756
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv text/plain
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413709060702208