O dano existencial na relação de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Matheus Peixoto de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5676
Resumo: O presente trabalho trata da pesquisa sobre o dano existencial na relação de trabalho. A aptidão para trabalhar é uma característica essencialmente humana. É a forma de interação do ser humano com o ambiente, visando à obtenção de benefícios, no meio produtivo e no ambiente do trabalho. Analisa-se a evolução histórica da proteção ao trabalho, chegando à abordagem sobre a responsabilidade civil, para desencadear a constatação de um tipo de dano mais externo e presente nas infrações às normas protetivas do trabalhador: o dano existencial. Analisam-se as condições para a existência humana com dignidade, como sendo a possibilidade de futuro, a vida de relações e os propósitos, ou projetos de vida. Analisam-se o conceito de responsabilidade civil, suas espécies e seus elementos configuradores. Adotou-se o método hipotético-dedutivo como metodologia, utilizado através da consulta bibliográfica. A justificativa da pesquisa reside na pertinência do instituto, no sentido de considerar por completo as consequências existenciais das infrações laborais. Analisa-se o conceito de dano existencial, para desembocar em estudos de casos sobre a ocorrência de tal dano. Abordam-se decisões de tribunais laborais, com a configuração de dano existencial decorrente de jornada de trabalho exaustiva, dano existencial decorrente da não concessão de férias e dano existencial decorrente de jornada extraordinária excedente do limite legal de tolerância. Conclui-se sobre a necessidade de reflexão sobre o instituto para contribuir-se com o aprimoramento das relações laborais e o progresso social.
id UNIJ_25121fa5f3a982052f5a0301556bdce1
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5676
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO dano existencial na relação de trabalho2019-02-1120182019-02-11T20:51:39Z2019-02-11T20:51:39ZO presente trabalho trata da pesquisa sobre o dano existencial na relação de trabalho. A aptidão para trabalhar é uma característica essencialmente humana. É a forma de interação do ser humano com o ambiente, visando à obtenção de benefícios, no meio produtivo e no ambiente do trabalho. Analisa-se a evolução histórica da proteção ao trabalho, chegando à abordagem sobre a responsabilidade civil, para desencadear a constatação de um tipo de dano mais externo e presente nas infrações às normas protetivas do trabalhador: o dano existencial. Analisam-se as condições para a existência humana com dignidade, como sendo a possibilidade de futuro, a vida de relações e os propósitos, ou projetos de vida. Analisam-se o conceito de responsabilidade civil, suas espécies e seus elementos configuradores. Adotou-se o método hipotético-dedutivo como metodologia, utilizado através da consulta bibliográfica. A justificativa da pesquisa reside na pertinência do instituto, no sentido de considerar por completo as consequências existenciais das infrações laborais. Analisa-se o conceito de dano existencial, para desembocar em estudos de casos sobre a ocorrência de tal dano. Abordam-se decisões de tribunais laborais, com a configuração de dano existencial decorrente de jornada de trabalho exaustiva, dano existencial decorrente da não concessão de férias e dano existencial decorrente de jornada extraordinária excedente do limite legal de tolerância. Conclui-se sobre a necessidade de reflexão sobre o instituto para contribuir-se com o aprimoramento das relações laborais e o progresso social.53 f.Ciências sociais aplicadas.Direito.Dano existencial.Dignidade da pessoa humana.Relação de trabalho.Responsabilidade civil do empregador.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5676DMD_hdl_123456789/5676Souza, Matheus Peixoto deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatheus%20Peixoto%20de%20Souza.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5676/1/Matheus%20Peixoto%20de%20Souza.pdfapplication/pdf579101http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5676/1/Matheus%20Peixoto%20de%20Souza.pdf35af4cafbb89ffbeb56b4f7b0dfd4450MD5123456789_5676_12019-02-16T06:46:48Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O dano existencial na relação de trabalho
title O dano existencial na relação de trabalho
spellingShingle O dano existencial na relação de trabalho
Souza, Matheus Peixoto de
Ciências sociais aplicadas.
Direito.
Dano existencial.
Dignidade da pessoa humana.
Relação de trabalho.
Responsabilidade civil do empregador.
title_short O dano existencial na relação de trabalho
title_full O dano existencial na relação de trabalho
title_fullStr O dano existencial na relação de trabalho
title_full_unstemmed O dano existencial na relação de trabalho
title_sort O dano existencial na relação de trabalho
author Souza, Matheus Peixoto de
author_facet Souza, Matheus Peixoto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Matheus Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas.
Direito.
Dano existencial.
Dignidade da pessoa humana.
Relação de trabalho.
Responsabilidade civil do empregador.
topic Ciências sociais aplicadas.
Direito.
Dano existencial.
Dignidade da pessoa humana.
Relação de trabalho.
Responsabilidade civil do empregador.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho trata da pesquisa sobre o dano existencial na relação de trabalho. A aptidão para trabalhar é uma característica essencialmente humana. É a forma de interação do ser humano com o ambiente, visando à obtenção de benefícios, no meio produtivo e no ambiente do trabalho. Analisa-se a evolução histórica da proteção ao trabalho, chegando à abordagem sobre a responsabilidade civil, para desencadear a constatação de um tipo de dano mais externo e presente nas infrações às normas protetivas do trabalhador: o dano existencial. Analisam-se as condições para a existência humana com dignidade, como sendo a possibilidade de futuro, a vida de relações e os propósitos, ou projetos de vida. Analisam-se o conceito de responsabilidade civil, suas espécies e seus elementos configuradores. Adotou-se o método hipotético-dedutivo como metodologia, utilizado através da consulta bibliográfica. A justificativa da pesquisa reside na pertinência do instituto, no sentido de considerar por completo as consequências existenciais das infrações laborais. Analisa-se o conceito de dano existencial, para desembocar em estudos de casos sobre a ocorrência de tal dano. Abordam-se decisões de tribunais laborais, com a configuração de dano existencial decorrente de jornada de trabalho exaustiva, dano existencial decorrente da não concessão de férias e dano existencial decorrente de jornada extraordinária excedente do limite legal de tolerância. Conclui-se sobre a necessidade de reflexão sobre o instituto para contribuir-se com o aprimoramento das relações laborais e o progresso social.
53 f.
description O presente trabalho trata da pesquisa sobre o dano existencial na relação de trabalho. A aptidão para trabalhar é uma característica essencialmente humana. É a forma de interação do ser humano com o ambiente, visando à obtenção de benefícios, no meio produtivo e no ambiente do trabalho. Analisa-se a evolução histórica da proteção ao trabalho, chegando à abordagem sobre a responsabilidade civil, para desencadear a constatação de um tipo de dano mais externo e presente nas infrações às normas protetivas do trabalhador: o dano existencial. Analisam-se as condições para a existência humana com dignidade, como sendo a possibilidade de futuro, a vida de relações e os propósitos, ou projetos de vida. Analisam-se o conceito de responsabilidade civil, suas espécies e seus elementos configuradores. Adotou-se o método hipotético-dedutivo como metodologia, utilizado através da consulta bibliográfica. A justificativa da pesquisa reside na pertinência do instituto, no sentido de considerar por completo as consequências existenciais das infrações laborais. Analisa-se o conceito de dano existencial, para desembocar em estudos de casos sobre a ocorrência de tal dano. Abordam-se decisões de tribunais laborais, com a configuração de dano existencial decorrente de jornada de trabalho exaustiva, dano existencial decorrente da não concessão de férias e dano existencial decorrente de jornada extraordinária excedente do limite legal de tolerância. Conclui-se sobre a necessidade de reflexão sobre o instituto para contribuir-se com o aprimoramento das relações laborais e o progresso social.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-02-11T20:51:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-11T20:51:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5676
DMD_hdl_123456789/5676
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5676
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1626373159201538048