Contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3618 |
Resumo: | Esta monografia tem como tema as contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento, abordando, de forma ampla, a importância que o ato de contar e ler histórias tem na ação pedagógica e em que aspectos pode favorecer o desenvolvimento infantil. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa em uma escola pública estadual com uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de 9 anos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora da turma e conversa com os alunos. Para fundamentar este trabalho os autores Freire (1993); Vigotsky (2006); Corso (2006); Soares (2008); Libâneo (2008); Ferreiro e Teberosky (1979), foram de fundamental relevância para isto; e com eles vimos que a leitura de textos, especialmente a Literatura Infantil, pode contribuir para uma educação de qualidade e alargar capacidades e habilidades importantes para o desenvolvimento infantil como: estimular e desenvolver a prática da leitura prazerosa e analítica, bem como outras linguagens e a compreensão da vida. Também tivemos como objetivo colocar em evidência e refletir acerca do valor que a literatura tem no primeiro ano do ensino fundamental na aprendizagem significativa da leitura e a escrita na escola; conhecer e analisar as questões didático metodológicas privilegiadas pela docente no contexto da sala de aula que envolvem o contato e o trabalho com literatura infantil em sala de aula; conhecer quais os valores trabalhados por meio da bibliografia escolhida e o que pensam as crianças sobre a experiência de leitura. Na análise de dados, pode-se reafirmar o quanto a literatura infantil é atraente às crianças, pois em suas falas elas afirmaram que gostam muito de ler e ouvir história, uma vez que a professora incentiva muito os educandos a cada dia gostar mais da literatura. Ao refletir, tendo como referência os relatos das crianças, compreendemos que elas gostam da literatura infantil, e também as afirmações delas evidenciam que a professora gosta muito de contar histórias, e que a literatura está presente todos os dias em sala de aula. |
id |
UNIJ_254acd20121033e3804f010ed085c7d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3618 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisContribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento2016-08-2220152016-08-22T17:10:42Z2016-08-22T17:10:42ZEsta monografia tem como tema as contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento, abordando, de forma ampla, a importância que o ato de contar e ler histórias tem na ação pedagógica e em que aspectos pode favorecer o desenvolvimento infantil. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa em uma escola pública estadual com uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de 9 anos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora da turma e conversa com os alunos. Para fundamentar este trabalho os autores Freire (1993); Vigotsky (2006); Corso (2006); Soares (2008); Libâneo (2008); Ferreiro e Teberosky (1979), foram de fundamental relevância para isto; e com eles vimos que a leitura de textos, especialmente a Literatura Infantil, pode contribuir para uma educação de qualidade e alargar capacidades e habilidades importantes para o desenvolvimento infantil como: estimular e desenvolver a prática da leitura prazerosa e analítica, bem como outras linguagens e a compreensão da vida. Também tivemos como objetivo colocar em evidência e refletir acerca do valor que a literatura tem no primeiro ano do ensino fundamental na aprendizagem significativa da leitura e a escrita na escola; conhecer e analisar as questões didático metodológicas privilegiadas pela docente no contexto da sala de aula que envolvem o contato e o trabalho com literatura infantil em sala de aula; conhecer quais os valores trabalhados por meio da bibliografia escolhida e o que pensam as crianças sobre a experiência de leitura. Na análise de dados, pode-se reafirmar o quanto a literatura infantil é atraente às crianças, pois em suas falas elas afirmaram que gostam muito de ler e ouvir história, uma vez que a professora incentiva muito os educandos a cada dia gostar mais da literatura. Ao refletir, tendo como referência os relatos das crianças, compreendemos que elas gostam da literatura infantil, e também as afirmações delas evidenciam que a professora gosta muito de contar histórias, e que a literatura está presente todos os dias em sala de aula.38 f.Ciências HumanasPedagogiaLiteratura infantilAlfabetizaçãoLetramentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3618DMD_hdl_123456789/3618Graeff, Nádiaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20revisado.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3618/1/TCC%20revisado.pdfapplication/pdf413505http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3618/1/TCC%20revisado.pdf230d23e1401e94459b0b9bae907bef03MD5123456789_3618_12019-01-21T12:45:03Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento |
title |
Contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento |
spellingShingle |
Contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento Graeff, Nádia Ciências Humanas Pedagogia Literatura infantil Alfabetização Letramento |
title_short |
Contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento |
title_full |
Contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento |
title_fullStr |
Contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento |
title_full_unstemmed |
Contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento |
title_sort |
Contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento |
author |
Graeff, Nádia |
author_facet |
Graeff, Nádia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graeff, Nádia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Literatura infantil Alfabetização Letramento |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Literatura infantil Alfabetização Letramento |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Esta monografia tem como tema as contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento, abordando, de forma ampla, a importância que o ato de contar e ler histórias tem na ação pedagógica e em que aspectos pode favorecer o desenvolvimento infantil. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa em uma escola pública estadual com uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de 9 anos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora da turma e conversa com os alunos. Para fundamentar este trabalho os autores Freire (1993); Vigotsky (2006); Corso (2006); Soares (2008); Libâneo (2008); Ferreiro e Teberosky (1979), foram de fundamental relevância para isto; e com eles vimos que a leitura de textos, especialmente a Literatura Infantil, pode contribuir para uma educação de qualidade e alargar capacidades e habilidades importantes para o desenvolvimento infantil como: estimular e desenvolver a prática da leitura prazerosa e analítica, bem como outras linguagens e a compreensão da vida. Também tivemos como objetivo colocar em evidência e refletir acerca do valor que a literatura tem no primeiro ano do ensino fundamental na aprendizagem significativa da leitura e a escrita na escola; conhecer e analisar as questões didático metodológicas privilegiadas pela docente no contexto da sala de aula que envolvem o contato e o trabalho com literatura infantil em sala de aula; conhecer quais os valores trabalhados por meio da bibliografia escolhida e o que pensam as crianças sobre a experiência de leitura. Na análise de dados, pode-se reafirmar o quanto a literatura infantil é atraente às crianças, pois em suas falas elas afirmaram que gostam muito de ler e ouvir história, uma vez que a professora incentiva muito os educandos a cada dia gostar mais da literatura. Ao refletir, tendo como referência os relatos das crianças, compreendemos que elas gostam da literatura infantil, e também as afirmações delas evidenciam que a professora gosta muito de contar histórias, e que a literatura está presente todos os dias em sala de aula. 38 f. |
description |
Esta monografia tem como tema as contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento, abordando, de forma ampla, a importância que o ato de contar e ler histórias tem na ação pedagógica e em que aspectos pode favorecer o desenvolvimento infantil. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa em uma escola pública estadual com uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de 9 anos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora da turma e conversa com os alunos. Para fundamentar este trabalho os autores Freire (1993); Vigotsky (2006); Corso (2006); Soares (2008); Libâneo (2008); Ferreiro e Teberosky (1979), foram de fundamental relevância para isto; e com eles vimos que a leitura de textos, especialmente a Literatura Infantil, pode contribuir para uma educação de qualidade e alargar capacidades e habilidades importantes para o desenvolvimento infantil como: estimular e desenvolver a prática da leitura prazerosa e analítica, bem como outras linguagens e a compreensão da vida. Também tivemos como objetivo colocar em evidência e refletir acerca do valor que a literatura tem no primeiro ano do ensino fundamental na aprendizagem significativa da leitura e a escrita na escola; conhecer e analisar as questões didático metodológicas privilegiadas pela docente no contexto da sala de aula que envolvem o contato e o trabalho com literatura infantil em sala de aula; conhecer quais os valores trabalhados por meio da bibliografia escolhida e o que pensam as crianças sobre a experiência de leitura. Na análise de dados, pode-se reafirmar o quanto a literatura infantil é atraente às crianças, pois em suas falas elas afirmaram que gostam muito de ler e ouvir história, uma vez que a professora incentiva muito os educandos a cada dia gostar mais da literatura. Ao refletir, tendo como referência os relatos das crianças, compreendemos que elas gostam da literatura infantil, e também as afirmações delas evidenciam que a professora gosta muito de contar histórias, e que a literatura está presente todos os dias em sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2016-08-22T17:10:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-22T17:10:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3618 DMD_hdl_123456789/3618 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3618 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415346237014016 |