O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eickhoff, Tiago Rafael
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2231
Resumo: Por intermédio das atividades lúdicas a criança consegue comunicar-se com o mundo e consigo mesmo, é através dela que estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e o mais essencial para tudo isso é o espaço ocupado pela escola, onde ela desenvolve determinadas habilidades e elabora conhecimentos, sendo que o brinquedo é a base da cultura corporal de movimento e elemento de conhecimento, valorizando o ato da criança que brinca. Para a criança, brincar, é sinal vital, é sinônimo de vida ativa, é brincando que a criança aprende e desenvolve habilidades e conhecimentos. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais e como são desenvolvidas as atividades lúdicas de uma professora na turma da pré-escola da Escola Municipal Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS, bem como analisar a compreensão destes educadores acerca das habilidades motoras no desenvolvimento infantil. A metodologia adotada para este trabalho foi uma pesquisa de estudo de campo. A população amostra foi uma professora de Educação Infantil de uma turma da pré-escola de 14 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista com a professora, seguida de observação das aulas realizadas pela professora da turma, a coleta dos dados ocorreu em duas etapas, sendo que a primeira foi a de observação de dois dias de aula e a segunda etapa foi a realização de entrevistas. A partir do que foi colocado concluiu-se que grande parte dos professores possui certos conhecimentos sobre o tema, mas, porém, observo a necessidade de uma maior conscientização e reflexão no sentido de acabar com o preconceito de que o “lúdico” é apenas um mero passatempo e sim objeto de grande valor no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
id UNIJ_2839cd8d702f50cd0289c35b7c45f5ed
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2231
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física2014-05-1620142014-05-16T13:41:53Z2014-05-16T13:41:53ZPor intermédio das atividades lúdicas a criança consegue comunicar-se com o mundo e consigo mesmo, é através dela que estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e o mais essencial para tudo isso é o espaço ocupado pela escola, onde ela desenvolve determinadas habilidades e elabora conhecimentos, sendo que o brinquedo é a base da cultura corporal de movimento e elemento de conhecimento, valorizando o ato da criança que brinca. Para a criança, brincar, é sinal vital, é sinônimo de vida ativa, é brincando que a criança aprende e desenvolve habilidades e conhecimentos. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais e como são desenvolvidas as atividades lúdicas de uma professora na turma da pré-escola da Escola Municipal Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS, bem como analisar a compreensão destes educadores acerca das habilidades motoras no desenvolvimento infantil. A metodologia adotada para este trabalho foi uma pesquisa de estudo de campo. A população amostra foi uma professora de Educação Infantil de uma turma da pré-escola de 14 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista com a professora, seguida de observação das aulas realizadas pela professora da turma, a coleta dos dados ocorreu em duas etapas, sendo que a primeira foi a de observação de dois dias de aula e a segunda etapa foi a realização de entrevistas. A partir do que foi colocado concluiu-se que grande parte dos professores possui certos conhecimentos sobre o tema, mas, porém, observo a necessidade de uma maior conscientização e reflexão no sentido de acabar com o preconceito de que o “lúdico” é apenas um mero passatempo e sim objeto de grande valor no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.37 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaEducação infantilLudicidadeHabilidade motoraDesenvolvimento motorEducação física escolarhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2231DMD_hdl_123456789/2231Eickhoff, Tiago Rafaelporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTiago%20Rafael%20Eickhoff.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2231/1/Tiago%20Rafael%20Eickhoff.pdfapplication/pdf156576http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2231/1/Tiago%20Rafael%20Eickhoff.pdf3233acdb7e39004a4ff937d1cd27baf0MD5123456789_2231_12019-01-21T12:44:14Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física
title O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física
spellingShingle O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física
Eickhoff, Tiago Rafael
Ciências da Saúde
Educação Física
Educação infantil
Ludicidade
Habilidade motora
Desenvolvimento motor
Educação física escolar
title_short O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física
title_full O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física
title_fullStr O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física
title_full_unstemmed O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física
title_sort O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física
author Eickhoff, Tiago Rafael
author_facet Eickhoff, Tiago Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eickhoff, Tiago Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Educação Física
Educação infantil
Ludicidade
Habilidade motora
Desenvolvimento motor
Educação física escolar
topic Ciências da Saúde
Educação Física
Educação infantil
Ludicidade
Habilidade motora
Desenvolvimento motor
Educação física escolar
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Por intermédio das atividades lúdicas a criança consegue comunicar-se com o mundo e consigo mesmo, é através dela que estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e o mais essencial para tudo isso é o espaço ocupado pela escola, onde ela desenvolve determinadas habilidades e elabora conhecimentos, sendo que o brinquedo é a base da cultura corporal de movimento e elemento de conhecimento, valorizando o ato da criança que brinca. Para a criança, brincar, é sinal vital, é sinônimo de vida ativa, é brincando que a criança aprende e desenvolve habilidades e conhecimentos. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais e como são desenvolvidas as atividades lúdicas de uma professora na turma da pré-escola da Escola Municipal Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS, bem como analisar a compreensão destes educadores acerca das habilidades motoras no desenvolvimento infantil. A metodologia adotada para este trabalho foi uma pesquisa de estudo de campo. A população amostra foi uma professora de Educação Infantil de uma turma da pré-escola de 14 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista com a professora, seguida de observação das aulas realizadas pela professora da turma, a coleta dos dados ocorreu em duas etapas, sendo que a primeira foi a de observação de dois dias de aula e a segunda etapa foi a realização de entrevistas. A partir do que foi colocado concluiu-se que grande parte dos professores possui certos conhecimentos sobre o tema, mas, porém, observo a necessidade de uma maior conscientização e reflexão no sentido de acabar com o preconceito de que o “lúdico” é apenas um mero passatempo e sim objeto de grande valor no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
37 f.
description Por intermédio das atividades lúdicas a criança consegue comunicar-se com o mundo e consigo mesmo, é através dela que estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e o mais essencial para tudo isso é o espaço ocupado pela escola, onde ela desenvolve determinadas habilidades e elabora conhecimentos, sendo que o brinquedo é a base da cultura corporal de movimento e elemento de conhecimento, valorizando o ato da criança que brinca. Para a criança, brincar, é sinal vital, é sinônimo de vida ativa, é brincando que a criança aprende e desenvolve habilidades e conhecimentos. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais e como são desenvolvidas as atividades lúdicas de uma professora na turma da pré-escola da Escola Municipal Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS, bem como analisar a compreensão destes educadores acerca das habilidades motoras no desenvolvimento infantil. A metodologia adotada para este trabalho foi uma pesquisa de estudo de campo. A população amostra foi uma professora de Educação Infantil de uma turma da pré-escola de 14 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista com a professora, seguida de observação das aulas realizadas pela professora da turma, a coleta dos dados ocorreu em duas etapas, sendo que a primeira foi a de observação de dois dias de aula e a segunda etapa foi a realização de entrevistas. A partir do que foi colocado concluiu-se que grande parte dos professores possui certos conhecimentos sobre o tema, mas, porém, observo a necessidade de uma maior conscientização e reflexão no sentido de acabar com o preconceito de que o “lúdico” é apenas um mero passatempo e sim objeto de grande valor no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-16
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2014-05-16T13:41:53Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-16T13:41:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2231
DMD_hdl_123456789/2231
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2231
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414172722135040