O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2231 |
Resumo: | Por intermédio das atividades lúdicas a criança consegue comunicar-se com o mundo e consigo mesmo, é através dela que estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e o mais essencial para tudo isso é o espaço ocupado pela escola, onde ela desenvolve determinadas habilidades e elabora conhecimentos, sendo que o brinquedo é a base da cultura corporal de movimento e elemento de conhecimento, valorizando o ato da criança que brinca. Para a criança, brincar, é sinal vital, é sinônimo de vida ativa, é brincando que a criança aprende e desenvolve habilidades e conhecimentos. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais e como são desenvolvidas as atividades lúdicas de uma professora na turma da pré-escola da Escola Municipal Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS, bem como analisar a compreensão destes educadores acerca das habilidades motoras no desenvolvimento infantil. A metodologia adotada para este trabalho foi uma pesquisa de estudo de campo. A população amostra foi uma professora de Educação Infantil de uma turma da pré-escola de 14 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista com a professora, seguida de observação das aulas realizadas pela professora da turma, a coleta dos dados ocorreu em duas etapas, sendo que a primeira foi a de observação de dois dias de aula e a segunda etapa foi a realização de entrevistas. A partir do que foi colocado concluiu-se que grande parte dos professores possui certos conhecimentos sobre o tema, mas, porém, observo a necessidade de uma maior conscientização e reflexão no sentido de acabar com o preconceito de que o “lúdico” é apenas um mero passatempo e sim objeto de grande valor no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. |
id |
UNIJ_2839cd8d702f50cd0289c35b7c45f5ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2231 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física2014-05-1620142014-05-16T13:41:53Z2014-05-16T13:41:53ZPor intermédio das atividades lúdicas a criança consegue comunicar-se com o mundo e consigo mesmo, é através dela que estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e o mais essencial para tudo isso é o espaço ocupado pela escola, onde ela desenvolve determinadas habilidades e elabora conhecimentos, sendo que o brinquedo é a base da cultura corporal de movimento e elemento de conhecimento, valorizando o ato da criança que brinca. Para a criança, brincar, é sinal vital, é sinônimo de vida ativa, é brincando que a criança aprende e desenvolve habilidades e conhecimentos. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais e como são desenvolvidas as atividades lúdicas de uma professora na turma da pré-escola da Escola Municipal Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS, bem como analisar a compreensão destes educadores acerca das habilidades motoras no desenvolvimento infantil. A metodologia adotada para este trabalho foi uma pesquisa de estudo de campo. A população amostra foi uma professora de Educação Infantil de uma turma da pré-escola de 14 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista com a professora, seguida de observação das aulas realizadas pela professora da turma, a coleta dos dados ocorreu em duas etapas, sendo que a primeira foi a de observação de dois dias de aula e a segunda etapa foi a realização de entrevistas. A partir do que foi colocado concluiu-se que grande parte dos professores possui certos conhecimentos sobre o tema, mas, porém, observo a necessidade de uma maior conscientização e reflexão no sentido de acabar com o preconceito de que o “lúdico” é apenas um mero passatempo e sim objeto de grande valor no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.37 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaEducação infantilLudicidadeHabilidade motoraDesenvolvimento motorEducação física escolarhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2231DMD_hdl_123456789/2231Eickhoff, Tiago Rafaelporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTiago%20Rafael%20Eickhoff.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2231/1/Tiago%20Rafael%20Eickhoff.pdfapplication/pdf156576http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2231/1/Tiago%20Rafael%20Eickhoff.pdf3233acdb7e39004a4ff937d1cd27baf0MD5123456789_2231_12019-01-21T12:44:14Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física |
title |
O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física |
spellingShingle |
O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física Eickhoff, Tiago Rafael Ciências da Saúde Educação Física Educação infantil Ludicidade Habilidade motora Desenvolvimento motor Educação física escolar |
title_short |
O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física |
title_full |
O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física |
title_fullStr |
O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física |
title_full_unstemmed |
O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física |
title_sort |
O lúdico como forma de aprendizagem escolar na educação infantil: um olhar da educação física |
author |
Eickhoff, Tiago Rafael |
author_facet |
Eickhoff, Tiago Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eickhoff, Tiago Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde Educação Física Educação infantil Ludicidade Habilidade motora Desenvolvimento motor Educação física escolar |
topic |
Ciências da Saúde Educação Física Educação infantil Ludicidade Habilidade motora Desenvolvimento motor Educação física escolar |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Por intermédio das atividades lúdicas a criança consegue comunicar-se com o mundo e consigo mesmo, é através dela que estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e o mais essencial para tudo isso é o espaço ocupado pela escola, onde ela desenvolve determinadas habilidades e elabora conhecimentos, sendo que o brinquedo é a base da cultura corporal de movimento e elemento de conhecimento, valorizando o ato da criança que brinca. Para a criança, brincar, é sinal vital, é sinônimo de vida ativa, é brincando que a criança aprende e desenvolve habilidades e conhecimentos. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais e como são desenvolvidas as atividades lúdicas de uma professora na turma da pré-escola da Escola Municipal Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS, bem como analisar a compreensão destes educadores acerca das habilidades motoras no desenvolvimento infantil. A metodologia adotada para este trabalho foi uma pesquisa de estudo de campo. A população amostra foi uma professora de Educação Infantil de uma turma da pré-escola de 14 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista com a professora, seguida de observação das aulas realizadas pela professora da turma, a coleta dos dados ocorreu em duas etapas, sendo que a primeira foi a de observação de dois dias de aula e a segunda etapa foi a realização de entrevistas. A partir do que foi colocado concluiu-se que grande parte dos professores possui certos conhecimentos sobre o tema, mas, porém, observo a necessidade de uma maior conscientização e reflexão no sentido de acabar com o preconceito de que o “lúdico” é apenas um mero passatempo e sim objeto de grande valor no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. 37 f. |
description |
Por intermédio das atividades lúdicas a criança consegue comunicar-se com o mundo e consigo mesmo, é através dela que estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e o mais essencial para tudo isso é o espaço ocupado pela escola, onde ela desenvolve determinadas habilidades e elabora conhecimentos, sendo que o brinquedo é a base da cultura corporal de movimento e elemento de conhecimento, valorizando o ato da criança que brinca. Para a criança, brincar, é sinal vital, é sinônimo de vida ativa, é brincando que a criança aprende e desenvolve habilidades e conhecimentos. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais e como são desenvolvidas as atividades lúdicas de uma professora na turma da pré-escola da Escola Municipal Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS, bem como analisar a compreensão destes educadores acerca das habilidades motoras no desenvolvimento infantil. A metodologia adotada para este trabalho foi uma pesquisa de estudo de campo. A população amostra foi uma professora de Educação Infantil de uma turma da pré-escola de 14 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Bem Me Quer do município de Chiapetta – RS. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista com a professora, seguida de observação das aulas realizadas pela professora da turma, a coleta dos dados ocorreu em duas etapas, sendo que a primeira foi a de observação de dois dias de aula e a segunda etapa foi a realização de entrevistas. A partir do que foi colocado concluiu-se que grande parte dos professores possui certos conhecimentos sobre o tema, mas, porém, observo a necessidade de uma maior conscientização e reflexão no sentido de acabar com o preconceito de que o “lúdico” é apenas um mero passatempo e sim objeto de grande valor no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-16 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014 2014-05-16T13:41:53Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-16T13:41:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2231 DMD_hdl_123456789/2231 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2231 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414172722135040 |