Aulas de educação física mistas e/ou separadas : o que justifica? quais as razões?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagel, Annie Reis dos Reis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170260
Resumo: O presente estudo observa que, apesar de ser um tema recorrente, atualmente ainda há muita discussão em torno das questões de gênero presentes nas aulas de educação física, no que diz respeito a separação ou não de meninos e meninas nas aulas de Educação Física. Além disso, sabe-se que muitos profissionais da área têm opiniões divergentes a respeito desse tema. Há uma parcela que acredita e trabalha com aulas mistas, onde meninas e meninos realizam as aulas juntos, enquanto outros defendem a separação por sexo. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é identificar os elementos que justificam as aulas de educação física, dadas de forma mista ou separada, na visão de seis indivíduos atuantes na área de educação física escolar, que foram entrevistados. A análise dos resultados a partir das entrevistas apresentou elementos que indicaram não haver consenso por parte dos autores, ainda que a grande maioria aponte mais aspectos positivos relacionados às aulas mistas. Os sujeitos entrevistados possuem diferentes ideias quando se trata do tema abordado. Três defenderam as aulas mistas, por serem aulas que oferecerem maiores oportunidades de crescimento pessoal, social e cognitivo ao aluno. Dois sujeitos foram a favor das aulas separadas, por entenderem que essas envolvem menos conflitos de interesses, ideias, evitam acidentes e melhoram o rendimento físico dos alunos. Um dos sujeitos entrevistados, mostrou-se imparcial sobre o assunto, mas disse estar aberto à novas descobertas e mudanças que estão ocorrendo e que ainda ocorrerão dentro da sociedade, da escola e consequentemente, dentro da educação física. Existem diversos estudos sobre o tema dessa pesquisa, no entanto, há uma grande necessidade de que esse assunto seja discutido entre os profissionais da área relacionada a educação física escolar, no intuito de que compreendam o objetivo das aulas de EFI e exercitem a reflexão do seu fazer, enquanto professores.
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A análise dos resultados a partir das entrevistas apresentou elementos que indicaram não haver consenso por parte dos autores, ainda que a grande maioria aponte mais aspectos positivos relacionados às aulas mistas. Os sujeitos entrevistados possuem diferentes ideias quando se trata do tema abordado. Três defenderam as aulas mistas, por serem aulas que oferecerem maiores oportunidades de crescimento pessoal, social e cognitivo ao aluno. Dois sujeitos foram a favor das aulas separadas, por entenderem que essas envolvem menos conflitos de interesses, ideias, evitam acidentes e melhoram o rendimento físico dos alunos. Um dos sujeitos entrevistados, mostrou-se imparcial sobre o assunto, mas disse estar aberto à novas descobertas e mudanças que estão ocorrendo e que ainda ocorrerão dentro da sociedade, da escola e consequentemente, dentro da educação física. Existem diversos estudos sobre o tema dessa pesquisa, no entanto, há uma grande necessidade de que esse assunto seja discutido entre os profissionais da área relacionada a educação física escolar, no intuito de que compreendam o objetivo das aulas de EFI e exercitem a reflexão do seu fazer, enquanto professores.This study notes that, despite being a recurring theme, currently there is still much discussion about gender issues in physical education classes concerning the pros and cons of separating boys and girls in physical education classes. Moreover, it is known that even other professionals in the same field have different views on this subject. There is a group that believes in and works with mixed classes where girls and boys are all together, while others advocate for the separation of genders. Therefore, the objective of this research is to identify the elements that justify physical education classes given in a mixed or separate environment from the point of view of six individuals who were interviewed in the area of physical education. The results from the interviews provided evidence that indicated that there was no consensus among the authors, although most of them point to the positive aspects of mixed classes. The interviewees have different ideas when it comes to this subject. Three defended mixed classes because they are classes that provide greater opportunities for personal growth, social and cognitive development of the student. Two subjects were in favor of separate classes because they understand that these involve fewer conflicts of interests, ideas, avoid accidents and improve the physical performance of students. One of the interviewees, was neutral on the subject but said he was open to new discoveries and changes that are occurring and that still occur within society, school and therefore within physical education. There are several studies on the topic of this research; however, there is great need for this matter to be discussed among the professionals of the physical education fields in order that they understand the purpose of the EFI courses and exercise personal evaluation as teachers.application/pdfporGêneroProfessorEducação física escolarAulas de educação física mistas e/ou separadas : o que justifica? quais as razões?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051519.pdf001051519.pdfTexto completoapplication/pdf196510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170260/1/001051519.pdf2545585879283b3e572c4dbe1eb1384eMD51TEXT001051519.pdf.txt001051519.pdf.txtExtracted Texttext/plain101666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170260/2/001051519.pdf.txt7941d3908e60a1cdd00516159d239af3MD5210183/1702602017-11-15 02:31:11.972345oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170260Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-11-15T04:31:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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