O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1643 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da sala de informática nas aulas de matemática no Ensino Fundamental, buscando compreender as contribuições e dificuldades da inclusão de ferramentas tecnológicas na prática pedagógica a partir das percepções de um grupo de professores. Constituiu-se a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, no qual foi proposto um questionário aos professores de Matemática das escolas municipais na cidade de Panambi/RS. Os dados empíricos produzidos na pesquisa foram analisados com base em algumas discussões apresentadas por autores como Borba (2001), Brandão (1995), Gouvêa (1999), entre outros que pesquisam sobre Educação Matemática e Informática. Diante da análise dos dados produzidos, foi possível perceber que a maioria dos professores utiliza a sala de Informática de suas escolas, no entanto, parte destes, com pouca frequência, pois não têm um conhecimento que potencialize a utilização da informática como um recurso metodológico no Ensino da Matemática. |
id |
UNIJ_38ccd78a4f47a1a180d61ecf0c5022e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1643 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores2013-05-0720122013-05-07T18:32:24Z2013-05-07T18:32:24ZEste artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da sala de informática nas aulas de matemática no Ensino Fundamental, buscando compreender as contribuições e dificuldades da inclusão de ferramentas tecnológicas na prática pedagógica a partir das percepções de um grupo de professores. Constituiu-se a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, no qual foi proposto um questionário aos professores de Matemática das escolas municipais na cidade de Panambi/RS. Os dados empíricos produzidos na pesquisa foram analisados com base em algumas discussões apresentadas por autores como Borba (2001), Brandão (1995), Gouvêa (1999), entre outros que pesquisam sobre Educação Matemática e Informática. Diante da análise dos dados produzidos, foi possível perceber que a maioria dos professores utiliza a sala de Informática de suas escolas, no entanto, parte destes, com pouca frequência, pois não têm um conhecimento que potencialize a utilização da informática como um recurso metodológico no Ensino da Matemática.14 f.Aula de matemáticaSala de informáticaRecurso metodológicoMatemáticaCiências Exatas e da Terrahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1643DMD_hdl_123456789/1643Oliveira, Franciele Martins deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranciele%20-%20Artigo.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1643/3/Franciele%20-%20Artigo.pdf.txttext/plain37615http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1643/3/Franciele%20-%20Artigo.pdf.txtbce425710233f6c0b9472fe7e789cc97MD5123456789_1643_3Franciele%20-%20Artigo.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1643/1/Franciele%20-%20Artigo.pdfapplication/pdf456460http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1643/1/Franciele%20-%20Artigo.pdfa8526569491f9bf3fe95e4e360867987MD5123456789_1643_12019-01-21T12:43:58Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores |
title |
O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores |
spellingShingle |
O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores Oliveira, Franciele Martins de Aula de matemática Sala de informática Recurso metodológico Matemática Ciências Exatas e da Terra |
title_short |
O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores |
title_full |
O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores |
title_fullStr |
O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores |
title_full_unstemmed |
O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores |
title_sort |
O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores |
author |
Oliveira, Franciele Martins de |
author_facet |
Oliveira, Franciele Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Franciele Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aula de matemática Sala de informática Recurso metodológico Matemática Ciências Exatas e da Terra |
topic |
Aula de matemática Sala de informática Recurso metodológico Matemática Ciências Exatas e da Terra |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da sala de informática nas aulas de matemática no Ensino Fundamental, buscando compreender as contribuições e dificuldades da inclusão de ferramentas tecnológicas na prática pedagógica a partir das percepções de um grupo de professores. Constituiu-se a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, no qual foi proposto um questionário aos professores de Matemática das escolas municipais na cidade de Panambi/RS. Os dados empíricos produzidos na pesquisa foram analisados com base em algumas discussões apresentadas por autores como Borba (2001), Brandão (1995), Gouvêa (1999), entre outros que pesquisam sobre Educação Matemática e Informática. Diante da análise dos dados produzidos, foi possível perceber que a maioria dos professores utiliza a sala de Informática de suas escolas, no entanto, parte destes, com pouca frequência, pois não têm um conhecimento que potencialize a utilização da informática como um recurso metodológico no Ensino da Matemática. 14 f. |
description |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da sala de informática nas aulas de matemática no Ensino Fundamental, buscando compreender as contribuições e dificuldades da inclusão de ferramentas tecnológicas na prática pedagógica a partir das percepções de um grupo de professores. Constituiu-se a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, no qual foi proposto um questionário aos professores de Matemática das escolas municipais na cidade de Panambi/RS. Os dados empíricos produzidos na pesquisa foram analisados com base em algumas discussões apresentadas por autores como Borba (2001), Brandão (1995), Gouvêa (1999), entre outros que pesquisam sobre Educação Matemática e Informática. Diante da análise dos dados produzidos, foi possível perceber que a maioria dos professores utiliza a sala de Informática de suas escolas, no entanto, parte destes, com pouca frequência, pois não têm um conhecimento que potencialize a utilização da informática como um recurso metodológico no Ensino da Matemática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012 2013-05-07T18:32:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-07T18:32:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1643 DMD_hdl_123456789/1643 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1643 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
text/plain application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413617958322176 |