Ressignificação de saberes em processos de produção do conhecimento escolar com foco na termoquímica – reflexão sobre a relação pedagógica sob o viés da epistemologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stahler, Thatiane de Brito
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5152
Resumo: Esta pesquisa desenvolveu-se a partir da necessidade de respostas as muitas angustias e inquietações emergidas durante o percurso da formação inicial no decorrer das primeiras vivencias como docente. Frente a este contexto, com vistas a debater e refletir sobre os processos de produção do conhecimento escolar e contribuir para a formação inicial de outros professores, realizou-se a “Oficina Termoquímica em Foco” no espaço-tempo formativo do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência). Em interação com futuros professores de Química, analisa-se o processo de formação vivenciado quanto a entendimentos sobre as relações entre conhecimentos cotidianos e científicos, para compreender possíveis contribuições de processos de (re)significação de conhecimentos na produção do conhecimento escolar aliado à constituição da docência em Química. A pesquisa na modalidade qualitativa justifica-se pelo viés da valorização de uma formação docente que contribua na (re)significação de conhecimentos sobre Termoquímica, por meio da ampliação e aprofundamento da reflexão sobre a produção do conhecimento escolar na perspectiva de desenvolver o pensamento crítico-reflexivo na construção de saberes escolares aliado à constituição da docência para atuação no Ensino Médio. Os dados foram produzidos e analisados a partir das perspectivas desenvolvidas pela Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007), a qual produziu a categoria a priori “Abordagens e Reflexões sobre a Constituição do Conhecimento Escolar no Contexto da Oficina”. Resultados de pesquisa construídos e analisados neste trabalho por meio do processo de formação vivenciado indicam que as relações estabelecidas entre os conhecimentos na “Oficina Termoquímica em Foco” não só possibilitaram uma primeira análise do processo de construção social do conceito base “calor”, junto a seus aspectos históricos, epistemológicos e didático-pedagógicos, como também a (re)significação dos conhecimentos em torno do processo de ensino e aprendizagem do conhecimento escolar de Termoquímica, contribuindo para a formação docente inicial.
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