O processo avaliativo na pré-escola: elo com os anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Janaína Horn
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5154
Resumo: A avaliação na pré-escola é um dos elementos importantes do fazer docente no que concerne aos processos pedagógicos e exerce um papel determinante no desenvolvimento das aprendizagens das crianças. Portanto, é um processo decisivo e merece atenção. Pensar a pré-escola é desafiador, uma vez que os subsídios referentes à temática ainda são insuficientes. Além disso, as concepções de avaliação que sustentam o trabalho didático-pedagógico do professor definem, em grande parte, o processo educativo escolar. Nesta perspectiva o processo de avaliação requer, por parte do professor, o entendimento das singularidades da infância no que se refere à aprendizagem para responder aos desafios do ato educativo que envolve o educar e o cuidar. Os questionamentos centrais são: Quais as concepções de avaliação das professoras da pré-escola? Como avaliam as crianças e, que implicações têm os registros avaliativos? O objetivo é investigar as concepções de avaliação presentes na prática das professoras da pré-escola para analisar as compreensões e os processos avaliativos adotados identificando as implicações dos registros das aprendizagens das crianças. O critério da escolha do lócus da pesquisa se justifica por se tratar de professoras de uma escola que solicitou subsídio pedagógico na abordagem da prática avaliativa. Para o desenvolvimento do estudo optamos pela pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e participante, possibilitando assim, a participação da pesquisadora nos processos educativos de modo a conhecer o contexto pedagógico, primando pela interação com os sujeitos envolvidos, na tentativa de aprimorar a prática da avaliação na pré-escola. Os instrumentos metodológicos da coleta de dados foram: Entrevista com professoras da pré-escola, acompanhamento e estudo dos apontamentos avaliativos elaborados pelas mesmas e, as observações sistemáticas, além do estudo documental e da legislação. Constatamos que os processos avaliativos desenvolvidos pelas professoras necessitam de maior apoio pedagógico por parte da mantenedora. Concluímos ser necessário construir aportes pedagógicos claros sobre o significado da avaliação, reconhecendo que a forma de sua efetivação traz consequências na vida escolar do aluno. Por fim, analisar a avaliação, discuti-la nas instituições escolares, seu lugar na proposta pedagógica, na gestão do currículo e na própria organização didática, pois implica decidir quais são os encaminhamentos mais adequados para o prosseguimento no Ensino Fundamental (EF). A pré-escola tem a função de viabilizar aprendizagens através do lúdico, do brincar e a experiência da infância, no entanto, ao avançar para os Anos Iniciais do EF não é possível desconsiderar que a criança continua criança.
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