Ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delarole, Regiane [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Soares, Guilherme Augusto [UNESP], Moura, Tiago Fernando Alves de [UNESP], Silva, Stefany Cristina de Melo [UNESP], Gomes, Paulo César [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0OQ==
http://hdl.handle.net/11449/146830
Resumo: Introdução: No Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) os temas devem ser problematizados possibilitando o desenvolvimento, entre outras habilidades discentes: interpretação de dados, formulação de hipóteses, manipulação de artefatos e construção de materiais, a busca coletiva pela solução de um problema, a organização, registro sistematizado dos dados e a elaboração de conclusões provisórias acerca dos fenômenos. A literatura sustenta que professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental têm, de modo geral, pouco domínio conceitual científico e caracterizam-se em meros transmissores de conteúdos dos livros didáticos. Mascarando, assim, o verdadeiro potencial das aulas neste nível de ensino. Objetivos: Caracterizar as ações dos professores durante a condução de atividades de ensino de temas de Ciências Naturais; Implementar unidades didáticas condizentes com o ENCI. Métodos: Foi investigada a prática educativa de três professoras de um município do interior paulista em aulas de ciências naturais. Assim, numa primeira etapa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as docentes, estudo do material didático, participação em atividades de horários de trabalho pedagógico coletivo e elaboração de registros escritos de dois conjuntos de aulas tipicamente ministradas pelas docentes. Numa segunda etapa, os alunos bolsistas PROEX, o pesquisador e as docentes elaborarão duas unidades em ciências naturais de acordo com o ENCI, a qual será ministrada pela própria docente a sua turma. Resultados: Como os trabalhos estão em andamento, os resultados são ainda preliminares e trazem dados da professora P1, entretanto pode-se afirmar que as três professoras mantém o livro didático como principal eixo norteador do ensino de ciências em sala de aula. A professora P1 é pedagoga, tem 46 anos de idade, está há vinte e três anos no magistério e faz três anos que leciona na escola atual. A docente acredita que teve uma boa base na didática em sua formação inicial no curso de pedagogia: P1: "[...] Em relação a conteúdo, eu tenho que me adequar ao que vem no livro didático" P1 alega estar parcialmente satisfeita com o desempenho dos alunos. A turma é um 4.º ano: "É difícil despertar o interesse deles. Hoje em dia a clientela não vem tão pronta como antigamente. [...] todos bem alfabetizados. [...] o principal, para nós, é a alfabetização... [...] E isso me chateia, porque eu não posso menosprezar a inteligência do meu aluno. Ou tentar dar uma -sapecada' [aligeirada] na lição. E a gente acaba fazendo isso. Infelizmente é o que acaba acontecendo. [...] A gente corre o risco, o tempo todo, de estar vivendo um blefe com ele [o livro-texto]. Será que eu estou atingindo, acertando? Será que o quê eu falei o correto? Não sei, mas eu tenho que dar minha aula".
id UNSP_80f1d9c2b2582f28a03e325b757f3c70
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146830
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamentalEnsino de ciênciasAnos iniciaisEnsino fundamentalIntrodução: No Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) os temas devem ser problematizados possibilitando o desenvolvimento, entre outras habilidades discentes: interpretação de dados, formulação de hipóteses, manipulação de artefatos e construção de materiais, a busca coletiva pela solução de um problema, a organização, registro sistematizado dos dados e a elaboração de conclusões provisórias acerca dos fenômenos. A literatura sustenta que professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental têm, de modo geral, pouco domínio conceitual científico e caracterizam-se em meros transmissores de conteúdos dos livros didáticos. Mascarando, assim, o verdadeiro potencial das aulas neste nível de ensino. Objetivos: Caracterizar as ações dos professores durante a condução de atividades de ensino de temas de Ciências Naturais; Implementar unidades didáticas condizentes com o ENCI. Métodos: Foi investigada a prática educativa de três professoras de um município do interior paulista em aulas de ciências naturais. Assim, numa primeira etapa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as docentes, estudo do material didático, participação em atividades de horários de trabalho pedagógico coletivo e elaboração de registros escritos de dois conjuntos de aulas tipicamente ministradas pelas docentes. Numa segunda etapa, os alunos bolsistas PROEX, o pesquisador e as docentes elaborarão duas unidades em ciências naturais de acordo com o ENCI, a qual será ministrada pela própria docente a sua turma. Resultados: Como os trabalhos estão em andamento, os resultados são ainda preliminares e trazem dados da professora P1, entretanto pode-se afirmar que as três professoras mantém o livro didático como principal eixo norteador do ensino de ciências em sala de aula. A professora P1 é pedagoga, tem 46 anos de idade, está há vinte e três anos no magistério e faz três anos que leciona na escola atual. A docente acredita que teve uma boa base na didática em sua formação inicial no curso de pedagogia: P1: "[...] Em relação a conteúdo, eu tenho que me adequar ao que vem no livro didático" P1 alega estar parcialmente satisfeita com o desempenho dos alunos. A turma é um 4.º ano: "É difícil despertar o interesse deles. Hoje em dia a clientela não vem tão pronta como antigamente. [...] todos bem alfabetizados. [...] o principal, para nós, é a alfabetização... [...] E isso me chateia, porque eu não posso menosprezar a inteligência do meu aluno. Ou tentar dar uma -sapecada' [aligeirada] na lição. E a gente acaba fazendo isso. Infelizmente é o que acaba acontecendo. [...] A gente corre o risco, o tempo todo, de estar vivendo um blefe com ele [o livro-texto]. Será que eu estou atingindo, acertando? Será que o quê eu falei o correto? Não sei, mas eu tenho que dar minha aula".Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Delarole, Regiane [UNESP]Soares, Guilherme Augusto [UNESP]Moura, Tiago Fernando Alves de [UNESP]Silva, Stefany Cristina de Melo [UNESP]Gomes, Paulo César [UNESP]2017-01-02T15:39:43Z2017-01-02T15:39:43Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09649application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0OQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09705http://hdl.handle.net/11449/1468302013-09649-gomes.pdf36372856221231320000-0003-2440-8097PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T06:20:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146830Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:43:57.136454Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental
title Ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental
Delarole, Regiane [UNESP]
Ensino de ciências
Anos iniciais
Ensino fundamental
title_short Ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental
author Delarole, Regiane [UNESP]
author_facet Delarole, Regiane [UNESP]
Soares, Guilherme Augusto [UNESP]
Moura, Tiago Fernando Alves de [UNESP]
Silva, Stefany Cristina de Melo [UNESP]
Gomes, Paulo César [UNESP]
author_role author
author2 Soares, Guilherme Augusto [UNESP]
Moura, Tiago Fernando Alves de [UNESP]
Silva, Stefany Cristina de Melo [UNESP]
Gomes, Paulo César [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Delarole, Regiane [UNESP]
Soares, Guilherme Augusto [UNESP]
Moura, Tiago Fernando Alves de [UNESP]
Silva, Stefany Cristina de Melo [UNESP]
Gomes, Paulo César [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Anos iniciais
Ensino fundamental
topic Ensino de ciências
Anos iniciais
Ensino fundamental
description Introdução: No Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) os temas devem ser problematizados possibilitando o desenvolvimento, entre outras habilidades discentes: interpretação de dados, formulação de hipóteses, manipulação de artefatos e construção de materiais, a busca coletiva pela solução de um problema, a organização, registro sistematizado dos dados e a elaboração de conclusões provisórias acerca dos fenômenos. A literatura sustenta que professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental têm, de modo geral, pouco domínio conceitual científico e caracterizam-se em meros transmissores de conteúdos dos livros didáticos. Mascarando, assim, o verdadeiro potencial das aulas neste nível de ensino. Objetivos: Caracterizar as ações dos professores durante a condução de atividades de ensino de temas de Ciências Naturais; Implementar unidades didáticas condizentes com o ENCI. Métodos: Foi investigada a prática educativa de três professoras de um município do interior paulista em aulas de ciências naturais. Assim, numa primeira etapa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as docentes, estudo do material didático, participação em atividades de horários de trabalho pedagógico coletivo e elaboração de registros escritos de dois conjuntos de aulas tipicamente ministradas pelas docentes. Numa segunda etapa, os alunos bolsistas PROEX, o pesquisador e as docentes elaborarão duas unidades em ciências naturais de acordo com o ENCI, a qual será ministrada pela própria docente a sua turma. Resultados: Como os trabalhos estão em andamento, os resultados são ainda preliminares e trazem dados da professora P1, entretanto pode-se afirmar que as três professoras mantém o livro didático como principal eixo norteador do ensino de ciências em sala de aula. A professora P1 é pedagoga, tem 46 anos de idade, está há vinte e três anos no magistério e faz três anos que leciona na escola atual. A docente acredita que teve uma boa base na didática em sua formação inicial no curso de pedagogia: P1: "[...] Em relação a conteúdo, eu tenho que me adequar ao que vem no livro didático" P1 alega estar parcialmente satisfeita com o desempenho dos alunos. A turma é um 4.º ano: "É difícil despertar o interesse deles. Hoje em dia a clientela não vem tão pronta como antigamente. [...] todos bem alfabetizados. [...] o principal, para nós, é a alfabetização... [...] E isso me chateia, porque eu não posso menosprezar a inteligência do meu aluno. Ou tentar dar uma -sapecada' [aligeirada] na lição. E a gente acaba fazendo isso. Infelizmente é o que acaba acontecendo. [...] A gente corre o risco, o tempo todo, de estar vivendo um blefe com ele [o livro-texto]. Será que eu estou atingindo, acertando? Será que o quê eu falei o correto? Não sei, mas eu tenho que dar minha aula".
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:39:43Z
2017-01-02T15:39:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0OQ==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09705
http://hdl.handle.net/11449/146830
2013-09649-gomes.pdf
3637285622123132
0000-0003-2440-8097
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0OQ==
http://hdl.handle.net/11449/146830
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09705
2013-09649-gomes.pdf
3637285622123132
0000-0003-2440-8097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09649
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129239487086592