A Geometria nos cursos de licenciatura em matemática no Rio Grande do Sul: algumas considerações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3283 |
Resumo: | O presente artigo foi produzido a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, mas que considera tratativas quantitativas. Tem como objetivo analisar o programa curricular proposto por cursos de licenciatura do Rio Grande do Sul, visando identificar de que forma a Geometria aparece nesses cursos, como é proposta e se estes contemplam, de alguma forma, elementos da Geometria não Euclidiana no processo de formação do professor. A referida pesquisa considera como material empírico, projetos pedagógicos dos cursos (PPC) e/ou as matrizes curriculares de 16 cursos de licenciatura em Matemática do Rio Grande do Sul, as ementas e os planos de ensino correspondentes às disciplinas que levam no nome o termo ―geometria‖. A partir destes materiais os dados foram registrados e organizados em um quadro e analisados conforme duas unidades de análise: Geometria nos cursos de licenciatura em matemática: ênfase na geometria euclidiana, metodologia e recursos didáticos pedagógicos e Geometria não euclidiana nos cursos de licenciatura: algumas considerações. As análises basearam-se, especialmente nas ideias de Brasil (1996, 2001, 2002); Dante (1991); Fossa (2011); Leivas (2009); Sallum (2005), entre outros. As análises apontam que os cursos de licenciatura em matemática das dezesseis IES pesquisadas apresentam disciplinas cujo nome consta o termo Geometria. As mais comuns entre os cursos são Geometria Analítica, Geometria Plana e Geometria Espacial, o número de disciplinas cujas ementas trazem o uso de recursos tecnológico e materiais não chega cinquenta por cento das que foram consideradas. Nos cursos analisados a metade apresentam tratativas acerca da metodologia de Resolução de Problemas em suas Propostas de ensino e as Geometrias não Euclidianas, praticamente, não são propostas nos documentos analisados. |
id |
UNIJ_3fdaa01fbed839e2186fb1e758eac7dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3283 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleA Geometria nos cursos de licenciatura em matemática no Rio Grande do Sul: algumas considerações2016-04-1320152016-04-13T14:07:01Z2016-04-13T14:07:01ZO presente artigo foi produzido a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, mas que considera tratativas quantitativas. Tem como objetivo analisar o programa curricular proposto por cursos de licenciatura do Rio Grande do Sul, visando identificar de que forma a Geometria aparece nesses cursos, como é proposta e se estes contemplam, de alguma forma, elementos da Geometria não Euclidiana no processo de formação do professor. A referida pesquisa considera como material empírico, projetos pedagógicos dos cursos (PPC) e/ou as matrizes curriculares de 16 cursos de licenciatura em Matemática do Rio Grande do Sul, as ementas e os planos de ensino correspondentes às disciplinas que levam no nome o termo ―geometria‖. A partir destes materiais os dados foram registrados e organizados em um quadro e analisados conforme duas unidades de análise: Geometria nos cursos de licenciatura em matemática: ênfase na geometria euclidiana, metodologia e recursos didáticos pedagógicos e Geometria não euclidiana nos cursos de licenciatura: algumas considerações. As análises basearam-se, especialmente nas ideias de Brasil (1996, 2001, 2002); Dante (1991); Fossa (2011); Leivas (2009); Sallum (2005), entre outros. As análises apontam que os cursos de licenciatura em matemática das dezesseis IES pesquisadas apresentam disciplinas cujo nome consta o termo Geometria. As mais comuns entre os cursos são Geometria Analítica, Geometria Plana e Geometria Espacial, o número de disciplinas cujas ementas trazem o uso de recursos tecnológico e materiais não chega cinquenta por cento das que foram consideradas. Nos cursos analisados a metade apresentam tratativas acerca da metodologia de Resolução de Problemas em suas Propostas de ensino e as Geometrias não Euclidianas, praticamente, não são propostas nos documentos analisados.23 f.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaGeometriaCursos de licenciatura em matemáticaGeometria não Euclidianahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3283DMD_hdl_123456789/3283Rosa, Tatiane Oliveira Martins daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo%20versao%20final%20-%20TATIANE%20oficial%2023-02.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3283/1/Artigo%20versao%20final%20-%20TATIANE%20oficial%2023-02.pdfapplication/pdf327995http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3283/1/Artigo%20versao%20final%20-%20TATIANE%20oficial%2023-02.pdfb2f209b00beddc4647d192c1885dad7eMD5123456789_3283_12019-01-21T12:44:54Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Geometria nos cursos de licenciatura em matemática no Rio Grande do Sul: algumas considerações |
title |
A Geometria nos cursos de licenciatura em matemática no Rio Grande do Sul: algumas considerações |
spellingShingle |
A Geometria nos cursos de licenciatura em matemática no Rio Grande do Sul: algumas considerações Rosa, Tatiane Oliveira Martins da Ciências Exatas e da Terra Matemática Geometria Cursos de licenciatura em matemática Geometria não Euclidiana |
title_short |
A Geometria nos cursos de licenciatura em matemática no Rio Grande do Sul: algumas considerações |
title_full |
A Geometria nos cursos de licenciatura em matemática no Rio Grande do Sul: algumas considerações |
title_fullStr |
A Geometria nos cursos de licenciatura em matemática no Rio Grande do Sul: algumas considerações |
title_full_unstemmed |
A Geometria nos cursos de licenciatura em matemática no Rio Grande do Sul: algumas considerações |
title_sort |
A Geometria nos cursos de licenciatura em matemática no Rio Grande do Sul: algumas considerações |
author |
Rosa, Tatiane Oliveira Martins da |
author_facet |
Rosa, Tatiane Oliveira Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Tatiane Oliveira Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Exatas e da Terra Matemática Geometria Cursos de licenciatura em matemática Geometria não Euclidiana |
topic |
Ciências Exatas e da Terra Matemática Geometria Cursos de licenciatura em matemática Geometria não Euclidiana |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente artigo foi produzido a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, mas que considera tratativas quantitativas. Tem como objetivo analisar o programa curricular proposto por cursos de licenciatura do Rio Grande do Sul, visando identificar de que forma a Geometria aparece nesses cursos, como é proposta e se estes contemplam, de alguma forma, elementos da Geometria não Euclidiana no processo de formação do professor. A referida pesquisa considera como material empírico, projetos pedagógicos dos cursos (PPC) e/ou as matrizes curriculares de 16 cursos de licenciatura em Matemática do Rio Grande do Sul, as ementas e os planos de ensino correspondentes às disciplinas que levam no nome o termo ―geometria‖. A partir destes materiais os dados foram registrados e organizados em um quadro e analisados conforme duas unidades de análise: Geometria nos cursos de licenciatura em matemática: ênfase na geometria euclidiana, metodologia e recursos didáticos pedagógicos e Geometria não euclidiana nos cursos de licenciatura: algumas considerações. As análises basearam-se, especialmente nas ideias de Brasil (1996, 2001, 2002); Dante (1991); Fossa (2011); Leivas (2009); Sallum (2005), entre outros. As análises apontam que os cursos de licenciatura em matemática das dezesseis IES pesquisadas apresentam disciplinas cujo nome consta o termo Geometria. As mais comuns entre os cursos são Geometria Analítica, Geometria Plana e Geometria Espacial, o número de disciplinas cujas ementas trazem o uso de recursos tecnológico e materiais não chega cinquenta por cento das que foram consideradas. Nos cursos analisados a metade apresentam tratativas acerca da metodologia de Resolução de Problemas em suas Propostas de ensino e as Geometrias não Euclidianas, praticamente, não são propostas nos documentos analisados. 23 f. |
description |
O presente artigo foi produzido a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, mas que considera tratativas quantitativas. Tem como objetivo analisar o programa curricular proposto por cursos de licenciatura do Rio Grande do Sul, visando identificar de que forma a Geometria aparece nesses cursos, como é proposta e se estes contemplam, de alguma forma, elementos da Geometria não Euclidiana no processo de formação do professor. A referida pesquisa considera como material empírico, projetos pedagógicos dos cursos (PPC) e/ou as matrizes curriculares de 16 cursos de licenciatura em Matemática do Rio Grande do Sul, as ementas e os planos de ensino correspondentes às disciplinas que levam no nome o termo ―geometria‖. A partir destes materiais os dados foram registrados e organizados em um quadro e analisados conforme duas unidades de análise: Geometria nos cursos de licenciatura em matemática: ênfase na geometria euclidiana, metodologia e recursos didáticos pedagógicos e Geometria não euclidiana nos cursos de licenciatura: algumas considerações. As análises basearam-se, especialmente nas ideias de Brasil (1996, 2001, 2002); Dante (1991); Fossa (2011); Leivas (2009); Sallum (2005), entre outros. As análises apontam que os cursos de licenciatura em matemática das dezesseis IES pesquisadas apresentam disciplinas cujo nome consta o termo Geometria. As mais comuns entre os cursos são Geometria Analítica, Geometria Plana e Geometria Espacial, o número de disciplinas cujas ementas trazem o uso de recursos tecnológico e materiais não chega cinquenta por cento das que foram consideradas. Nos cursos analisados a metade apresentam tratativas acerca da metodologia de Resolução de Problemas em suas Propostas de ensino e as Geometrias não Euclidianas, praticamente, não são propostas nos documentos analisados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2016-04-13T14:07:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-13T14:07:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3283 DMD_hdl_123456789/3283 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3283 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415075895246848 |