A educação física no ensino médio: análise em uma escola da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wottrich, Marcio Antonio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3848
Resumo: Com a realização desta pesquisa, buscou-se analisar os fatores que acarretam a desmotivação dos alunos do ensino médio nas aulas de Educação Física. Contou com uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizou-se como instrumentos de análise e interpretação dos resultados, um questionário com as três turmas do ensino médio do turno da manhã, totalizando quarenta e quatro alunos, ainda, contou com a participação da professora de Educação Física. Foi realizado ainda observação de três aulas de Educação Física de cada turma - 1º; 2º e 3º - do ensino médio. A coleta das informações ocorreu em uma escola estadual de um município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Podemos destacar alguns apontamentos após a realização dessa pesquisa, os alunos pertencentes ao ensino médio dessa escola, encontram-se desmotivados, com maior intensidade no terceiro ano. Pode-se refletir então, será que o processo de desmotivação e desinteresse nas aulas de Educação Física, não seriam pertinentes aos planejamentos das aulas? Afinal, os alunos sentem-se cansados das mesmas práticas corporais, pouca diversidade de modalidades aplicadas e aulas repetitivas. Demais fatores para essa desmotivação estão relacionados com outros interesses dos alunos, trabalho, vestibular, formatura, namoro, além dos aspectos relacionados com os conteúdos inadequados, utilizada pela professora. Aparecem também no estudo, problemas ligados aos próprios alunos, preguiça, desânimo, falta de respeito com o próximo. Outras adversidades dão conta da falta de materiais suficientes e espaço físico não ideal para a prática das atividades físicas. O que pode se avaliar, é que o problema pesquisado nessa escola em questão, não é exclusivo, podendo essa adversidade, acontecer em outras escolas, conforme diversos estudos semelhantes realizados em âmbito nacional.
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