O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DAS AULAS NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romoaldo Cordovil, Alenir de Pinho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes, Cleomar Ferreira, Moreira, Evando Carlos, Rodrigues da Silva, Marcia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34352
Resumo: A pesquisa objetivou compreender as expectativas e frustações dos alunos de uma escola estadual mato-grossense em relação aos conteúdos ensinados nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Empregamos a abordagem qualitativo-descritiva com a análise do plano de ensino da professora, observações de aula e questionários semiestruturados. Os resultados apontam para a necessidade de se investir em mudanças, tanto no conceito da escola, quanto no da professora, para então, atingir os alunos, passando a alcançar a almejada valorização à disciplina no contexto escolar, refletindo sobre possibilidades curriculares e metodológicas a serem empreendidas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio que atendam os interesses dos alunos de forma a contribuir para sua formação humana.
id UFG-4_743790041ea97d672094d3930812e539
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/34352
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DAS AULAS NO ENSINO MÉDIOAlunos. Educação Física. Ensino Médio.A pesquisa objetivou compreender as expectativas e frustações dos alunos de uma escola estadual mato-grossense em relação aos conteúdos ensinados nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Empregamos a abordagem qualitativo-descritiva com a análise do plano de ensino da professora, observações de aula e questionários semiestruturados. Os resultados apontam para a necessidade de se investir em mudanças, tanto no conceito da escola, quanto no da professora, para então, atingir os alunos, passando a alcançar a almejada valorização à disciplina no contexto escolar, refletindo sobre possibilidades curriculares e metodológicas a serem empreendidas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio que atendam os interesses dos alunos de forma a contribuir para sua formação humana.Universidade Federal de Goiás2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3435210.5216/rpp.v18i4.34352Pensar a Prática; Vol. 18 No. 4 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 4 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/34352/19783Romoaldo Cordovil, Alenir de PinhoGomes, Cleomar FerreiraMoreira, Evando CarlosRodrigues da Silva, Marcia Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-24T14:21:20Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/34352Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:05.206549Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DAS AULAS NO ENSINO MÉDIO
title O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DAS AULAS NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DAS AULAS NO ENSINO MÉDIO
Romoaldo Cordovil, Alenir de Pinho
Alunos. Educação Física. Ensino Médio.
title_short O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DAS AULAS NO ENSINO MÉDIO
title_full O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DAS AULAS NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DAS AULAS NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DAS AULAS NO ENSINO MÉDIO
title_sort O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DAS AULAS NO ENSINO MÉDIO
author Romoaldo Cordovil, Alenir de Pinho
author_facet Romoaldo Cordovil, Alenir de Pinho
Gomes, Cleomar Ferreira
Moreira, Evando Carlos
Rodrigues da Silva, Marcia Cristina
author_role author
author2 Gomes, Cleomar Ferreira
Moreira, Evando Carlos
Rodrigues da Silva, Marcia Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romoaldo Cordovil, Alenir de Pinho
Gomes, Cleomar Ferreira
Moreira, Evando Carlos
Rodrigues da Silva, Marcia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos. Educação Física. Ensino Médio.
topic Alunos. Educação Física. Ensino Médio.
description A pesquisa objetivou compreender as expectativas e frustações dos alunos de uma escola estadual mato-grossense em relação aos conteúdos ensinados nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Empregamos a abordagem qualitativo-descritiva com a análise do plano de ensino da professora, observações de aula e questionários semiestruturados. Os resultados apontam para a necessidade de se investir em mudanças, tanto no conceito da escola, quanto no da professora, para então, atingir os alunos, passando a alcançar a almejada valorização à disciplina no contexto escolar, refletindo sobre possibilidades curriculares e metodológicas a serem empreendidas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio que atendam os interesses dos alunos de forma a contribuir para sua formação humana.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34352
10.5216/rpp.v18i4.34352
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34352
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v18i4.34352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34352/19783
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 18 No. 4 (2015)
Pensar a Prática; v. 18 n. 4 (2015)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857960210432