Educação física no ensino médio: a visão dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3509 |
Resumo: | O presente estudo, resultado de um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Educação Física, teve como objetivo verificar o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física. Realizamos um levantamento bibliográfico sobre os aspectos legais que sustentam a Educação Física na Educação Básica, bem como as características desse componente curricular para os alunos do Ensino Médio. Pesquisa descritiva e qualitativa ocorreu em 04 escolas públicas da rede estadual de Mato Grosso, localizadas no município de Cuiabá, envolvendo a participação de 113 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Como instrumentos da pesquisa adotamos um questionário com 10 questões fechadas, sendo que os pais/ responsáveis pelos alunos preencheram o TCLE, autorizando a participação dos menores na pesquisa. Verificamos que 76% dos alunos participam das aulas de Educação Física porque gostam e não porque são obrigados, ainda que para 52% deles essas aulas atendam apenas às vezes aos seus interesses, sendo o esporte o conteúdo mais proposto, especialmente o futsal, para 39% dos educandos. Quando questionados sobre possíveis atividades que gostariam de trabalhar nas aulas de Educação Física, 52 alunos apontaram a musculação, cuidados com o corpo e higiene e alimentação e dietas foram assinaladas por 47 alunos cada, dança por 45 alunos e lutas por 43 dos alunos. Concluímos que ainda que esses alunos gostem de participar das aulas de Educação Física, faz-se necessário ampliar as discussões e propostas de desenvolvimento de outros conteúdos, já que as atividades não atendem aos interesses dos educandos. |
id |
UFMS-4_da8f7d5f4a2cdecb943487c3f9432bc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3509 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física no ensino médio: a visão dos alunosEducação FísicaEnsino MédioAlunosO presente estudo, resultado de um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Educação Física, teve como objetivo verificar o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física. Realizamos um levantamento bibliográfico sobre os aspectos legais que sustentam a Educação Física na Educação Básica, bem como as características desse componente curricular para os alunos do Ensino Médio. Pesquisa descritiva e qualitativa ocorreu em 04 escolas públicas da rede estadual de Mato Grosso, localizadas no município de Cuiabá, envolvendo a participação de 113 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Como instrumentos da pesquisa adotamos um questionário com 10 questões fechadas, sendo que os pais/ responsáveis pelos alunos preencheram o TCLE, autorizando a participação dos menores na pesquisa. Verificamos que 76% dos alunos participam das aulas de Educação Física porque gostam e não porque são obrigados, ainda que para 52% deles essas aulas atendam apenas às vezes aos seus interesses, sendo o esporte o conteúdo mais proposto, especialmente o futsal, para 39% dos educandos. Quando questionados sobre possíveis atividades que gostariam de trabalhar nas aulas de Educação Física, 52 alunos apontaram a musculação, cuidados com o corpo e higiene e alimentação e dietas foram assinaladas por 47 alunos cada, dança por 45 alunos e lutas por 43 dos alunos. Concluímos que ainda que esses alunos gostem de participar das aulas de Educação Física, faz-se necessário ampliar as discussões e propostas de desenvolvimento de outros conteúdos, já que as atividades não atendem aos interesses dos educandos.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2010-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3509Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 13, nº2, jul./dez., 2009; 35-482178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3509/2452Pereira, Raquel StoilovFerreira, Helena LeandroMoreira, Evando Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-15T21:10:40Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3509Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:10:40Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física no ensino médio: a visão dos alunos |
title |
Educação física no ensino médio: a visão dos alunos |
spellingShingle |
Educação física no ensino médio: a visão dos alunos Pereira, Raquel Stoilov Educação Física Ensino Médio Alunos |
title_short |
Educação física no ensino médio: a visão dos alunos |
title_full |
Educação física no ensino médio: a visão dos alunos |
title_fullStr |
Educação física no ensino médio: a visão dos alunos |
title_full_unstemmed |
Educação física no ensino médio: a visão dos alunos |
title_sort |
Educação física no ensino médio: a visão dos alunos |
author |
Pereira, Raquel Stoilov |
author_facet |
Pereira, Raquel Stoilov Ferreira, Helena Leandro Moreira, Evando Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Helena Leandro Moreira, Evando Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Raquel Stoilov Ferreira, Helena Leandro Moreira, Evando Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Ensino Médio Alunos |
topic |
Educação Física Ensino Médio Alunos |
description |
O presente estudo, resultado de um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Educação Física, teve como objetivo verificar o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física. Realizamos um levantamento bibliográfico sobre os aspectos legais que sustentam a Educação Física na Educação Básica, bem como as características desse componente curricular para os alunos do Ensino Médio. Pesquisa descritiva e qualitativa ocorreu em 04 escolas públicas da rede estadual de Mato Grosso, localizadas no município de Cuiabá, envolvendo a participação de 113 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Como instrumentos da pesquisa adotamos um questionário com 10 questões fechadas, sendo que os pais/ responsáveis pelos alunos preencheram o TCLE, autorizando a participação dos menores na pesquisa. Verificamos que 76% dos alunos participam das aulas de Educação Física porque gostam e não porque são obrigados, ainda que para 52% deles essas aulas atendam apenas às vezes aos seus interesses, sendo o esporte o conteúdo mais proposto, especialmente o futsal, para 39% dos educandos. Quando questionados sobre possíveis atividades que gostariam de trabalhar nas aulas de Educação Física, 52 alunos apontaram a musculação, cuidados com o corpo e higiene e alimentação e dietas foram assinaladas por 47 alunos cada, dança por 45 alunos e lutas por 43 dos alunos. Concluímos que ainda que esses alunos gostem de participar das aulas de Educação Física, faz-se necessário ampliar as discussões e propostas de desenvolvimento de outros conteúdos, já que as atividades não atendem aos interesses dos educandos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3509 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3509/2452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 13, nº2, jul./dez., 2009; 35-48 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325459177439232 |