Educação física no ensino médio: a visão dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Raquel Stoilov
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ferreira, Helena Leandro, Moreira, Evando Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3509
Resumo: O presente estudo, resultado de um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Educação Física, teve como objetivo verificar o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física. Realizamos um levantamento bibliográfico sobre os aspectos legais que sustentam a Educação Física na Educação Básica, bem como as características desse componente curricular para os alunos do Ensino Médio. Pesquisa descritiva e qualitativa ocorreu em 04 escolas públicas da rede estadual de Mato Grosso, localizadas no município de Cuiabá, envolvendo a participação de 113 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Como instrumentos da pesquisa adotamos um questionário com 10 questões fechadas, sendo que os pais/ responsáveis pelos alunos preencheram o TCLE, autorizando a participação dos menores na pesquisa. Verificamos que 76% dos alunos participam das aulas de Educação Física porque gostam e não porque são obrigados, ainda que para 52% deles essas aulas atendam apenas às vezes aos seus interesses, sendo o esporte o conteúdo mais proposto, especialmente o futsal, para 39% dos educandos. Quando questionados sobre possíveis atividades que gostariam de trabalhar nas aulas de Educação Física, 52 alunos apontaram a musculação, cuidados com o corpo e higiene e alimentação e dietas foram assinaladas por 47 alunos cada, dança por 45 alunos e lutas por 43 dos alunos. Concluímos que ainda que esses alunos gostem de participar das aulas de Educação Física, faz-se necessário ampliar as discussões e propostas de desenvolvimento de outros conteúdos, já que as atividades não atendem aos interesses dos educandos.
id UFMS-4_da8f7d5f4a2cdecb943487c3f9432bc7
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3509
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling Educação física no ensino médio: a visão dos alunosEducação FísicaEnsino MédioAlunosO presente estudo, resultado de um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Educação Física, teve como objetivo verificar o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física. Realizamos um levantamento bibliográfico sobre os aspectos legais que sustentam a Educação Física na Educação Básica, bem como as características desse componente curricular para os alunos do Ensino Médio. Pesquisa descritiva e qualitativa ocorreu em 04 escolas públicas da rede estadual de Mato Grosso, localizadas no município de Cuiabá, envolvendo a participação de 113 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Como instrumentos da pesquisa adotamos um questionário com 10 questões fechadas, sendo que os pais/ responsáveis pelos alunos preencheram o TCLE, autorizando a participação dos menores na pesquisa. Verificamos que 76% dos alunos participam das aulas de Educação Física porque gostam e não porque são obrigados, ainda que para 52% deles essas aulas atendam apenas às vezes aos seus interesses, sendo o esporte o conteúdo mais proposto, especialmente o futsal, para 39% dos educandos. Quando questionados sobre possíveis atividades que gostariam de trabalhar nas aulas de Educação Física, 52 alunos apontaram a musculação, cuidados com o corpo e higiene e alimentação e dietas foram assinaladas por 47 alunos cada, dança por 45 alunos e lutas por 43 dos alunos. Concluímos que ainda que esses alunos gostem de participar das aulas de Educação Física, faz-se necessário ampliar as discussões e propostas de desenvolvimento de outros conteúdos, já que as atividades não atendem aos interesses dos educandos.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2010-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3509Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 13, nº2, jul./dez., 2009; 35-482178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3509/2452Pereira, Raquel StoilovFerreira, Helena LeandroMoreira, Evando Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-15T21:10:40Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3509Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:10:40Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física no ensino médio: a visão dos alunos
title Educação física no ensino médio: a visão dos alunos
spellingShingle Educação física no ensino médio: a visão dos alunos
Pereira, Raquel Stoilov
Educação Física
Ensino Médio
Alunos
title_short Educação física no ensino médio: a visão dos alunos
title_full Educação física no ensino médio: a visão dos alunos
title_fullStr Educação física no ensino médio: a visão dos alunos
title_full_unstemmed Educação física no ensino médio: a visão dos alunos
title_sort Educação física no ensino médio: a visão dos alunos
author Pereira, Raquel Stoilov
author_facet Pereira, Raquel Stoilov
Ferreira, Helena Leandro
Moreira, Evando Carlos
author_role author
author2 Ferreira, Helena Leandro
Moreira, Evando Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Raquel Stoilov
Ferreira, Helena Leandro
Moreira, Evando Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ensino Médio
Alunos
topic Educação Física
Ensino Médio
Alunos
description O presente estudo, resultado de um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Educação Física, teve como objetivo verificar o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física. Realizamos um levantamento bibliográfico sobre os aspectos legais que sustentam a Educação Física na Educação Básica, bem como as características desse componente curricular para os alunos do Ensino Médio. Pesquisa descritiva e qualitativa ocorreu em 04 escolas públicas da rede estadual de Mato Grosso, localizadas no município de Cuiabá, envolvendo a participação de 113 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Como instrumentos da pesquisa adotamos um questionário com 10 questões fechadas, sendo que os pais/ responsáveis pelos alunos preencheram o TCLE, autorizando a participação dos menores na pesquisa. Verificamos que 76% dos alunos participam das aulas de Educação Física porque gostam e não porque são obrigados, ainda que para 52% deles essas aulas atendam apenas às vezes aos seus interesses, sendo o esporte o conteúdo mais proposto, especialmente o futsal, para 39% dos educandos. Quando questionados sobre possíveis atividades que gostariam de trabalhar nas aulas de Educação Física, 52 alunos apontaram a musculação, cuidados com o corpo e higiene e alimentação e dietas foram assinaladas por 47 alunos cada, dança por 45 alunos e lutas por 43 dos alunos. Concluímos que ainda que esses alunos gostem de participar das aulas de Educação Física, faz-se necessário ampliar as discussões e propostas de desenvolvimento de outros conteúdos, já que as atividades não atendem aos interesses dos educandos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3509
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3509/2452
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 13, nº2, jul./dez., 2009; 35-48
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459177439232