Marketing esportivo nas mídias digitais estudo de caso da divulgação da marca heineken na champions league 2015/2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Victor Geovanne Corrêa de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4148
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar o relacionamento do marketing esportivo com as mídias digitais, mais propriamente com a utilização das redes sociais para divulgação de seus patrocínios.Este expõe definições de marketing e sua relação com o mundo esportivo através das redes sociais. Os conceitos mostram a relação da teoria com a valorização de uma marca no segmento esportivo. As práticas de marketing colaboram para que o torcedor tenha interesse em participar mais ativamente, queira fazer parte do clube, ou seja, contribui para a fidelização do torcedor. Foi objeto de estudo da presente monografia a marca Heineken e sua atuação enquanto patrocinadora da Champions League, que é uma competição organizada pela UEFA para os clubes de futebol da Europa que obtiverem as melhores classificações nos torneios domésticos. A análise da marca foi feita com base em observação nas redes sociais em que a marca Heineken atua e também no site oficial da mesma, buscando elencar dados/elementos para embasamento deste relatório. Também foi feita uma pesquisa com grupo de torcedores de futebol, utilizando-se dos meios whatsapp e facebook. Observa-se através de pesquisa realizada que mesmo não fazendo parte dos países que participam do campeonato europeu, o público brasileiro está bastante engajado, talvez pelo fato de alguns jogadores considerados os melhores do mundo estarem diretamente ligados aos clubes. Em suma, procurou se identificar como a marca Heineken se mantém há tempos como patrocinadora de um dos maiores eventos esportivos europeus, com tanto sucesso.
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