Influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança de 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3013 |
Resumo: | A infância é um estágio muito peculiar e extremamente importante no desenvolvimento humano. É neste período que a criança passa de uma fase de total dependência de uma pessoa adulta, na maioria das vezes a figura materna, para uma dependência parcial. Sabe-se que tanto os jogos quanto as brincadeiras são atividades cotidianas da infância. Ambos apresentam o fator lúdico e estimulam a criança a pensar, a conhecer o próprio corpo, a vivenciar inúmeras experiências no meio em que está inserida e, consequentemente, ser autor da sua própria história. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar a influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral de crianças de 5 anos de uma escola privada e de uma escola pública do município de Horizontina – RS. Quanto ao tipo de pesquisa, este se caracteriza como sendo uma pesquisa quase-experimental que segundo Gressler, (2004, p.63) é conceituada como o próprio nome já expressa uma investigação em condições que não possibilitam um completo controle sobre todas as variáveis. É o caso, por exemplo, de se estudar o efeito de métodos de ensino em turno e séries já organizados pela estrutura escolar. Participaram desta pesquisa 12 alunos, sendo que destes 6 são meninas e 6 são meninos, da turma da pré-escola da Educação Infantil com faixa etária de 5 anos, estudantes do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann da cidade de Horizontina e alunos da pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança da cidade de Horizontina no Estado do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados da pesquisa foram os testes motores (descritos acima), observação das filmagens feita com uma câmera digital e o protocolo de análise dos padrões fundamentais proposto por Gallahue e Ozmun (2001). |
id |
UNIJ_46cf18df5b30ea0204a5abaa8eb9274c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3013 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisInfluência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança de 5 anos2015-10-2020142015-10-20T16:54:51Z2015-10-20T16:54:51ZA infância é um estágio muito peculiar e extremamente importante no desenvolvimento humano. É neste período que a criança passa de uma fase de total dependência de uma pessoa adulta, na maioria das vezes a figura materna, para uma dependência parcial. Sabe-se que tanto os jogos quanto as brincadeiras são atividades cotidianas da infância. Ambos apresentam o fator lúdico e estimulam a criança a pensar, a conhecer o próprio corpo, a vivenciar inúmeras experiências no meio em que está inserida e, consequentemente, ser autor da sua própria história. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar a influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral de crianças de 5 anos de uma escola privada e de uma escola pública do município de Horizontina – RS. Quanto ao tipo de pesquisa, este se caracteriza como sendo uma pesquisa quase-experimental que segundo Gressler, (2004, p.63) é conceituada como o próprio nome já expressa uma investigação em condições que não possibilitam um completo controle sobre todas as variáveis. É o caso, por exemplo, de se estudar o efeito de métodos de ensino em turno e séries já organizados pela estrutura escolar. Participaram desta pesquisa 12 alunos, sendo que destes 6 são meninas e 6 são meninos, da turma da pré-escola da Educação Infantil com faixa etária de 5 anos, estudantes do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann da cidade de Horizontina e alunos da pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança da cidade de Horizontina no Estado do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados da pesquisa foram os testes motores (descritos acima), observação das filmagens feita com uma câmera digital e o protocolo de análise dos padrões fundamentais proposto por Gallahue e Ozmun (2001).91 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaDesenvolvimento integralJogosBrincadeirasLúdicohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3013DMD_hdl_123456789/3013Lorenset, Micheli Natãnaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMicheli%20Nat%c3%a3na%20Lorenset.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3013/1/Micheli%20Nat%c3%a3na%20Lorenset.pdfapplication/pdf35194325http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3013/1/Micheli%20Nat%c3%a3na%20Lorenset.pdfc9de1b640f4a2767af8ac406bb19ff70MD5123456789_3013_12019-01-21T12:44:44Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança de 5 anos |
title |
Influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança de 5 anos |
spellingShingle |
Influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança de 5 anos Lorenset, Micheli Natãna Ciências da Saúde Educação Física Desenvolvimento integral Jogos Brincadeiras Lúdico |
title_short |
Influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança de 5 anos |
title_full |
Influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança de 5 anos |
title_fullStr |
Influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança de 5 anos |
title_full_unstemmed |
Influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança de 5 anos |
title_sort |
Influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança de 5 anos |
author |
Lorenset, Micheli Natãna |
author_facet |
Lorenset, Micheli Natãna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorenset, Micheli Natãna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde Educação Física Desenvolvimento integral Jogos Brincadeiras Lúdico |
topic |
Ciências da Saúde Educação Física Desenvolvimento integral Jogos Brincadeiras Lúdico |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A infância é um estágio muito peculiar e extremamente importante no desenvolvimento humano. É neste período que a criança passa de uma fase de total dependência de uma pessoa adulta, na maioria das vezes a figura materna, para uma dependência parcial. Sabe-se que tanto os jogos quanto as brincadeiras são atividades cotidianas da infância. Ambos apresentam o fator lúdico e estimulam a criança a pensar, a conhecer o próprio corpo, a vivenciar inúmeras experiências no meio em que está inserida e, consequentemente, ser autor da sua própria história. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar a influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral de crianças de 5 anos de uma escola privada e de uma escola pública do município de Horizontina – RS. Quanto ao tipo de pesquisa, este se caracteriza como sendo uma pesquisa quase-experimental que segundo Gressler, (2004, p.63) é conceituada como o próprio nome já expressa uma investigação em condições que não possibilitam um completo controle sobre todas as variáveis. É o caso, por exemplo, de se estudar o efeito de métodos de ensino em turno e séries já organizados pela estrutura escolar. Participaram desta pesquisa 12 alunos, sendo que destes 6 são meninas e 6 são meninos, da turma da pré-escola da Educação Infantil com faixa etária de 5 anos, estudantes do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann da cidade de Horizontina e alunos da pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança da cidade de Horizontina no Estado do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados da pesquisa foram os testes motores (descritos acima), observação das filmagens feita com uma câmera digital e o protocolo de análise dos padrões fundamentais proposto por Gallahue e Ozmun (2001). 91 f. |
description |
A infância é um estágio muito peculiar e extremamente importante no desenvolvimento humano. É neste período que a criança passa de uma fase de total dependência de uma pessoa adulta, na maioria das vezes a figura materna, para uma dependência parcial. Sabe-se que tanto os jogos quanto as brincadeiras são atividades cotidianas da infância. Ambos apresentam o fator lúdico e estimulam a criança a pensar, a conhecer o próprio corpo, a vivenciar inúmeras experiências no meio em que está inserida e, consequentemente, ser autor da sua própria história. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar a influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral de crianças de 5 anos de uma escola privada e de uma escola pública do município de Horizontina – RS. Quanto ao tipo de pesquisa, este se caracteriza como sendo uma pesquisa quase-experimental que segundo Gressler, (2004, p.63) é conceituada como o próprio nome já expressa uma investigação em condições que não possibilitam um completo controle sobre todas as variáveis. É o caso, por exemplo, de se estudar o efeito de métodos de ensino em turno e séries já organizados pela estrutura escolar. Participaram desta pesquisa 12 alunos, sendo que destes 6 são meninas e 6 são meninos, da turma da pré-escola da Educação Infantil com faixa etária de 5 anos, estudantes do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann da cidade de Horizontina e alunos da pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança da cidade de Horizontina no Estado do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados da pesquisa foram os testes motores (descritos acima), observação das filmagens feita com uma câmera digital e o protocolo de análise dos padrões fundamentais proposto por Gallahue e Ozmun (2001). |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014 2015-10-20T16:54:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-10-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-20T16:54:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3013 DMD_hdl_123456789/3013 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3013 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414800732127232 |