Influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança de 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenset, Micheli Natãna
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3013
Resumo: A infância é um estágio muito peculiar e extremamente importante no desenvolvimento humano. É neste período que a criança passa de uma fase de total dependência de uma pessoa adulta, na maioria das vezes a figura materna, para uma dependência parcial. Sabe-se que tanto os jogos quanto as brincadeiras são atividades cotidianas da infância. Ambos apresentam o fator lúdico e estimulam a criança a pensar, a conhecer o próprio corpo, a vivenciar inúmeras experiências no meio em que está inserida e, consequentemente, ser autor da sua própria história. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar a influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral de crianças de 5 anos de uma escola privada e de uma escola pública do município de Horizontina – RS. Quanto ao tipo de pesquisa, este se caracteriza como sendo uma pesquisa quase-experimental que segundo Gressler, (2004, p.63) é conceituada como o próprio nome já expressa uma investigação em condições que não possibilitam um completo controle sobre todas as variáveis. É o caso, por exemplo, de se estudar o efeito de métodos de ensino em turno e séries já organizados pela estrutura escolar. Participaram desta pesquisa 12 alunos, sendo que destes 6 são meninas e 6 são meninos, da turma da pré-escola da Educação Infantil com faixa etária de 5 anos, estudantes do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann da cidade de Horizontina e alunos da pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança da cidade de Horizontina no Estado do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados da pesquisa foram os testes motores (descritos acima), observação das filmagens feita com uma câmera digital e o protocolo de análise dos padrões fundamentais proposto por Gallahue e Ozmun (2001).
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