O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jeske, Janaína Taís
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5137
Resumo: A educação infantil tem sua história, e através dela que chegamos aonde estamos hoje, reconhecendo a importância que o brincar, os brinquedos, as brincadeiras, a participação dos pais e professores te para o desenvolvimento infantil. O brincar é uma das principais atividades na Educação Infantil, pois é através delas que as crianças se reconhecem e se comunicam com o mundo e a sociedade em que estão inseridos. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar a visão que pais, professores, e que a escola tem sobre o brincar na educação infantil. Esse estudo se caracteriza por um estudo descritivo. A pesquisa foi realizada com 6 (seis) professores do sexo feminino da Educação Infantil e 20 (vinte) pais de ambos os sexos dos alunos de 0 a 3 anos, e uma pesquisa nos documentos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalísio Hartemink, da cidade de Doutor Maurício Cardoso. Para a coleta de dados será utilizado um questionário sócio demográfico, com questões claras e objetivas para os pais e professores. E para a pesquisa nos documentos será feito uma análise de suas informações. Os dados serão analisados por meio de tabulação manual. A partir dos resultados percebeu-se que nas três dimensões de pesquisa, todos os indivíduos sabem da importância do brincar na educação infantil, e cada qual, pais, professores e escola tem seu papel, para que o aprendizado se efetive, pois é na educação infantil que se constrói a base para o futuro. Portanto essa pesquisa foi de fundamental importância, pois permitiu um olhar mais aprofundando sobre o brincar, e tudo o que ele envolve.
id UNIJ_4a50f865842035af05da02b87cbd3aff
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5137
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola2018-07-1220172018-07-12T23:09:19Z2018-07-12T23:09:19ZA educação infantil tem sua história, e através dela que chegamos aonde estamos hoje, reconhecendo a importância que o brincar, os brinquedos, as brincadeiras, a participação dos pais e professores te para o desenvolvimento infantil. O brincar é uma das principais atividades na Educação Infantil, pois é através delas que as crianças se reconhecem e se comunicam com o mundo e a sociedade em que estão inseridos. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar a visão que pais, professores, e que a escola tem sobre o brincar na educação infantil. Esse estudo se caracteriza por um estudo descritivo. A pesquisa foi realizada com 6 (seis) professores do sexo feminino da Educação Infantil e 20 (vinte) pais de ambos os sexos dos alunos de 0 a 3 anos, e uma pesquisa nos documentos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalísio Hartemink, da cidade de Doutor Maurício Cardoso. Para a coleta de dados será utilizado um questionário sócio demográfico, com questões claras e objetivas para os pais e professores. E para a pesquisa nos documentos será feito uma análise de suas informações. Os dados serão analisados por meio de tabulação manual. A partir dos resultados percebeu-se que nas três dimensões de pesquisa, todos os indivíduos sabem da importância do brincar na educação infantil, e cada qual, pais, professores e escola tem seu papel, para que o aprendizado se efetive, pois é na educação infantil que se constrói a base para o futuro. Portanto essa pesquisa foi de fundamental importância, pois permitiu um olhar mais aprofundando sobre o brincar, e tudo o que ele envolve.56 f.Ciências da saúde.Educação física.Educação infantil,Brincar.Aprendizado.Comunidade escolar.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5137DMD_hdl_123456789/5137Jeske, Janaína Taísporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJana%c3%adna%20Ta%c3%ads%20Jeske.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5137/1/Jana%c3%adna%20Ta%c3%ads%20Jeske.pdfapplication/pdf792973http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5137/1/Jana%c3%adna%20Ta%c3%ads%20Jeske.pdfcea893e0d8c5b52d25a2e4041408da19MD5123456789_5137_12019-01-21T12:45:49Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola
title O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola
spellingShingle O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola
Jeske, Janaína Taís
Ciências da saúde.
Educação física.
Educação infantil,
Brincar.
Aprendizado.
Comunidade escolar.
title_short O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola
title_full O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola
title_fullStr O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola
title_full_unstemmed O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola
title_sort O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola
author Jeske, Janaína Taís
author_facet Jeske, Janaína Taís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jeske, Janaína Taís
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde.
Educação física.
Educação infantil,
Brincar.
Aprendizado.
Comunidade escolar.
topic Ciências da saúde.
Educação física.
Educação infantil,
Brincar.
Aprendizado.
Comunidade escolar.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A educação infantil tem sua história, e através dela que chegamos aonde estamos hoje, reconhecendo a importância que o brincar, os brinquedos, as brincadeiras, a participação dos pais e professores te para o desenvolvimento infantil. O brincar é uma das principais atividades na Educação Infantil, pois é através delas que as crianças se reconhecem e se comunicam com o mundo e a sociedade em que estão inseridos. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar a visão que pais, professores, e que a escola tem sobre o brincar na educação infantil. Esse estudo se caracteriza por um estudo descritivo. A pesquisa foi realizada com 6 (seis) professores do sexo feminino da Educação Infantil e 20 (vinte) pais de ambos os sexos dos alunos de 0 a 3 anos, e uma pesquisa nos documentos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalísio Hartemink, da cidade de Doutor Maurício Cardoso. Para a coleta de dados será utilizado um questionário sócio demográfico, com questões claras e objetivas para os pais e professores. E para a pesquisa nos documentos será feito uma análise de suas informações. Os dados serão analisados por meio de tabulação manual. A partir dos resultados percebeu-se que nas três dimensões de pesquisa, todos os indivíduos sabem da importância do brincar na educação infantil, e cada qual, pais, professores e escola tem seu papel, para que o aprendizado se efetive, pois é na educação infantil que se constrói a base para o futuro. Portanto essa pesquisa foi de fundamental importância, pois permitiu um olhar mais aprofundando sobre o brincar, e tudo o que ele envolve.
56 f.
description A educação infantil tem sua história, e através dela que chegamos aonde estamos hoje, reconhecendo a importância que o brincar, os brinquedos, as brincadeiras, a participação dos pais e professores te para o desenvolvimento infantil. O brincar é uma das principais atividades na Educação Infantil, pois é através delas que as crianças se reconhecem e se comunicam com o mundo e a sociedade em que estão inseridos. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar a visão que pais, professores, e que a escola tem sobre o brincar na educação infantil. Esse estudo se caracteriza por um estudo descritivo. A pesquisa foi realizada com 6 (seis) professores do sexo feminino da Educação Infantil e 20 (vinte) pais de ambos os sexos dos alunos de 0 a 3 anos, e uma pesquisa nos documentos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalísio Hartemink, da cidade de Doutor Maurício Cardoso. Para a coleta de dados será utilizado um questionário sócio demográfico, com questões claras e objetivas para os pais e professores. E para a pesquisa nos documentos será feito uma análise de suas informações. Os dados serão analisados por meio de tabulação manual. A partir dos resultados percebeu-se que nas três dimensões de pesquisa, todos os indivíduos sabem da importância do brincar na educação infantil, e cada qual, pais, professores e escola tem seu papel, para que o aprendizado se efetive, pois é na educação infantil que se constrói a base para o futuro. Portanto essa pesquisa foi de fundamental importância, pois permitiu um olhar mais aprofundando sobre o brincar, e tudo o que ele envolve.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-07-12T23:09:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-12T23:09:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5137
DMD_hdl_123456789/5137
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5137
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416728423759872