O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5137 |
Resumo: | A educação infantil tem sua história, e através dela que chegamos aonde estamos hoje, reconhecendo a importância que o brincar, os brinquedos, as brincadeiras, a participação dos pais e professores te para o desenvolvimento infantil. O brincar é uma das principais atividades na Educação Infantil, pois é através delas que as crianças se reconhecem e se comunicam com o mundo e a sociedade em que estão inseridos. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar a visão que pais, professores, e que a escola tem sobre o brincar na educação infantil. Esse estudo se caracteriza por um estudo descritivo. A pesquisa foi realizada com 6 (seis) professores do sexo feminino da Educação Infantil e 20 (vinte) pais de ambos os sexos dos alunos de 0 a 3 anos, e uma pesquisa nos documentos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalísio Hartemink, da cidade de Doutor Maurício Cardoso. Para a coleta de dados será utilizado um questionário sócio demográfico, com questões claras e objetivas para os pais e professores. E para a pesquisa nos documentos será feito uma análise de suas informações. Os dados serão analisados por meio de tabulação manual. A partir dos resultados percebeu-se que nas três dimensões de pesquisa, todos os indivíduos sabem da importância do brincar na educação infantil, e cada qual, pais, professores e escola tem seu papel, para que o aprendizado se efetive, pois é na educação infantil que se constrói a base para o futuro. Portanto essa pesquisa foi de fundamental importância, pois permitiu um olhar mais aprofundando sobre o brincar, e tudo o que ele envolve. |
id |
UNIJ_4a50f865842035af05da02b87cbd3aff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5137 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola2018-07-1220172018-07-12T23:09:19Z2018-07-12T23:09:19ZA educação infantil tem sua história, e através dela que chegamos aonde estamos hoje, reconhecendo a importância que o brincar, os brinquedos, as brincadeiras, a participação dos pais e professores te para o desenvolvimento infantil. O brincar é uma das principais atividades na Educação Infantil, pois é através delas que as crianças se reconhecem e se comunicam com o mundo e a sociedade em que estão inseridos. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar a visão que pais, professores, e que a escola tem sobre o brincar na educação infantil. Esse estudo se caracteriza por um estudo descritivo. A pesquisa foi realizada com 6 (seis) professores do sexo feminino da Educação Infantil e 20 (vinte) pais de ambos os sexos dos alunos de 0 a 3 anos, e uma pesquisa nos documentos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalísio Hartemink, da cidade de Doutor Maurício Cardoso. Para a coleta de dados será utilizado um questionário sócio demográfico, com questões claras e objetivas para os pais e professores. E para a pesquisa nos documentos será feito uma análise de suas informações. Os dados serão analisados por meio de tabulação manual. A partir dos resultados percebeu-se que nas três dimensões de pesquisa, todos os indivíduos sabem da importância do brincar na educação infantil, e cada qual, pais, professores e escola tem seu papel, para que o aprendizado se efetive, pois é na educação infantil que se constrói a base para o futuro. Portanto essa pesquisa foi de fundamental importância, pois permitiu um olhar mais aprofundando sobre o brincar, e tudo o que ele envolve.56 f.Ciências da saúde.Educação física.Educação infantil,Brincar.Aprendizado.Comunidade escolar.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5137DMD_hdl_123456789/5137Jeske, Janaína Taísporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJana%c3%adna%20Ta%c3%ads%20Jeske.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5137/1/Jana%c3%adna%20Ta%c3%ads%20Jeske.pdfapplication/pdf792973http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5137/1/Jana%c3%adna%20Ta%c3%ads%20Jeske.pdfcea893e0d8c5b52d25a2e4041408da19MD5123456789_5137_12019-01-21T12:45:49Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola |
title |
O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola |
spellingShingle |
O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola Jeske, Janaína Taís Ciências da saúde. Educação física. Educação infantil, Brincar. Aprendizado. Comunidade escolar. |
title_short |
O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola |
title_full |
O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola |
title_fullStr |
O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola |
title_full_unstemmed |
O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola |
title_sort |
O brincar na educação infantil: uma visão complexa dos pais, professores e escola |
author |
Jeske, Janaína Taís |
author_facet |
Jeske, Janaína Taís |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jeske, Janaína Taís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde. Educação física. Educação infantil, Brincar. Aprendizado. Comunidade escolar. |
topic |
Ciências da saúde. Educação física. Educação infantil, Brincar. Aprendizado. Comunidade escolar. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A educação infantil tem sua história, e através dela que chegamos aonde estamos hoje, reconhecendo a importância que o brincar, os brinquedos, as brincadeiras, a participação dos pais e professores te para o desenvolvimento infantil. O brincar é uma das principais atividades na Educação Infantil, pois é através delas que as crianças se reconhecem e se comunicam com o mundo e a sociedade em que estão inseridos. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar a visão que pais, professores, e que a escola tem sobre o brincar na educação infantil. Esse estudo se caracteriza por um estudo descritivo. A pesquisa foi realizada com 6 (seis) professores do sexo feminino da Educação Infantil e 20 (vinte) pais de ambos os sexos dos alunos de 0 a 3 anos, e uma pesquisa nos documentos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalísio Hartemink, da cidade de Doutor Maurício Cardoso. Para a coleta de dados será utilizado um questionário sócio demográfico, com questões claras e objetivas para os pais e professores. E para a pesquisa nos documentos será feito uma análise de suas informações. Os dados serão analisados por meio de tabulação manual. A partir dos resultados percebeu-se que nas três dimensões de pesquisa, todos os indivíduos sabem da importância do brincar na educação infantil, e cada qual, pais, professores e escola tem seu papel, para que o aprendizado se efetive, pois é na educação infantil que se constrói a base para o futuro. Portanto essa pesquisa foi de fundamental importância, pois permitiu um olhar mais aprofundando sobre o brincar, e tudo o que ele envolve. 56 f. |
description |
A educação infantil tem sua história, e através dela que chegamos aonde estamos hoje, reconhecendo a importância que o brincar, os brinquedos, as brincadeiras, a participação dos pais e professores te para o desenvolvimento infantil. O brincar é uma das principais atividades na Educação Infantil, pois é através delas que as crianças se reconhecem e se comunicam com o mundo e a sociedade em que estão inseridos. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar a visão que pais, professores, e que a escola tem sobre o brincar na educação infantil. Esse estudo se caracteriza por um estudo descritivo. A pesquisa foi realizada com 6 (seis) professores do sexo feminino da Educação Infantil e 20 (vinte) pais de ambos os sexos dos alunos de 0 a 3 anos, e uma pesquisa nos documentos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalísio Hartemink, da cidade de Doutor Maurício Cardoso. Para a coleta de dados será utilizado um questionário sócio demográfico, com questões claras e objetivas para os pais e professores. E para a pesquisa nos documentos será feito uma análise de suas informações. Os dados serão analisados por meio de tabulação manual. A partir dos resultados percebeu-se que nas três dimensões de pesquisa, todos os indivíduos sabem da importância do brincar na educação infantil, e cada qual, pais, professores e escola tem seu papel, para que o aprendizado se efetive, pois é na educação infantil que se constrói a base para o futuro. Portanto essa pesquisa foi de fundamental importância, pois permitiu um olhar mais aprofundando sobre o brincar, e tudo o que ele envolve. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2018-07-12T23:09:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-12T23:09:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5137 DMD_hdl_123456789/5137 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5137 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416728423759872 |