O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Paola de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4724
Resumo: Com o tema a criança, seu brincar e Se-movimentar, elegeu-se como problema central de pesquisa a seguinte questão: Que compreensão os docentes constituem sobre o brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O desenvolvimento foi por meio da metodologia de pesquisa descritiva e abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, constituindo-se por dois instrumentos, uma entrevista e observação de quatro aulas de Educação Física de duas professoras do 4ºano do Ensino Fundamental em uma Escola da rede pública estadual. O estudo objetivou investigar a concepção de docentes a cerca do brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nas práticas do cotidiano escolar com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Em consonância com a pesquisa bibliográfica e das constatações do estudo de caso foi possível tecer algumas considerações de grande relevância, tanto social quanto acadêmica, que contribuiriam para verificar que o brincar e Se-movimentar transcende a simples atividade física orientada, exerce papel vital e preponderante para o desenvolvimento pleno e integral das crianças dos anos iniciais.
id UNIJ_4e7e01587e03c8477971d406490bd34e
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4724
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras2017-12-0520172017-12-05T23:49:14Z2017-12-05T23:49:14ZCom o tema a criança, seu brincar e Se-movimentar, elegeu-se como problema central de pesquisa a seguinte questão: Que compreensão os docentes constituem sobre o brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O desenvolvimento foi por meio da metodologia de pesquisa descritiva e abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, constituindo-se por dois instrumentos, uma entrevista e observação de quatro aulas de Educação Física de duas professoras do 4ºano do Ensino Fundamental em uma Escola da rede pública estadual. O estudo objetivou investigar a concepção de docentes a cerca do brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nas práticas do cotidiano escolar com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Em consonância com a pesquisa bibliográfica e das constatações do estudo de caso foi possível tecer algumas considerações de grande relevância, tanto social quanto acadêmica, que contribuiriam para verificar que o brincar e Se-movimentar transcende a simples atividade física orientada, exerce papel vital e preponderante para o desenvolvimento pleno e integral das crianças dos anos iniciais.60 f.Ciências da saúdeEducação FísicaBrincarSe-movimentarEducação FísicaAnos iniciaishttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4724DMD_hdl_123456789/4724Coimbra, Paola de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaola%20de%20Souza%20Coimbra.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4724/1/Paola%20de%20Souza%20Coimbra.pdfapplication/pdf538539http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4724/1/Paola%20de%20Souza%20Coimbra.pdf1c318b74008653a7d02bdeb536996197MD5123456789_4724_12019-01-21T12:45:36Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras
title O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras
spellingShingle O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras
Coimbra, Paola de Souza
Ciências da saúde
Educação Física
Brincar
Se-movimentar
Educação Física
Anos iniciais
title_short O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras
title_full O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras
title_fullStr O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras
title_full_unstemmed O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras
title_sort O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras
author Coimbra, Paola de Souza
author_facet Coimbra, Paola de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coimbra, Paola de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
Educação Física
Brincar
Se-movimentar
Educação Física
Anos iniciais
topic Ciências da saúde
Educação Física
Brincar
Se-movimentar
Educação Física
Anos iniciais
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Com o tema a criança, seu brincar e Se-movimentar, elegeu-se como problema central de pesquisa a seguinte questão: Que compreensão os docentes constituem sobre o brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O desenvolvimento foi por meio da metodologia de pesquisa descritiva e abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, constituindo-se por dois instrumentos, uma entrevista e observação de quatro aulas de Educação Física de duas professoras do 4ºano do Ensino Fundamental em uma Escola da rede pública estadual. O estudo objetivou investigar a concepção de docentes a cerca do brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nas práticas do cotidiano escolar com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Em consonância com a pesquisa bibliográfica e das constatações do estudo de caso foi possível tecer algumas considerações de grande relevância, tanto social quanto acadêmica, que contribuiriam para verificar que o brincar e Se-movimentar transcende a simples atividade física orientada, exerce papel vital e preponderante para o desenvolvimento pleno e integral das crianças dos anos iniciais.
60 f.
description Com o tema a criança, seu brincar e Se-movimentar, elegeu-se como problema central de pesquisa a seguinte questão: Que compreensão os docentes constituem sobre o brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O desenvolvimento foi por meio da metodologia de pesquisa descritiva e abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, constituindo-se por dois instrumentos, uma entrevista e observação de quatro aulas de Educação Física de duas professoras do 4ºano do Ensino Fundamental em uma Escola da rede pública estadual. O estudo objetivou investigar a concepção de docentes a cerca do brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nas práticas do cotidiano escolar com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Em consonância com a pesquisa bibliográfica e das constatações do estudo de caso foi possível tecer algumas considerações de grande relevância, tanto social quanto acadêmica, que contribuiriam para verificar que o brincar e Se-movimentar transcende a simples atividade física orientada, exerce papel vital e preponderante para o desenvolvimento pleno e integral das crianças dos anos iniciais.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-05
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-12-05T23:49:14Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-05T23:49:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4724
DMD_hdl_123456789/4724
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4724
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416357709152256