O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4724 |
Resumo: | Com o tema a criança, seu brincar e Se-movimentar, elegeu-se como problema central de pesquisa a seguinte questão: Que compreensão os docentes constituem sobre o brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O desenvolvimento foi por meio da metodologia de pesquisa descritiva e abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, constituindo-se por dois instrumentos, uma entrevista e observação de quatro aulas de Educação Física de duas professoras do 4ºano do Ensino Fundamental em uma Escola da rede pública estadual. O estudo objetivou investigar a concepção de docentes a cerca do brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nas práticas do cotidiano escolar com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Em consonância com a pesquisa bibliográfica e das constatações do estudo de caso foi possível tecer algumas considerações de grande relevância, tanto social quanto acadêmica, que contribuiriam para verificar que o brincar e Se-movimentar transcende a simples atividade física orientada, exerce papel vital e preponderante para o desenvolvimento pleno e integral das crianças dos anos iniciais. |
id |
UNIJ_4e7e01587e03c8477971d406490bd34e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4724 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras2017-12-0520172017-12-05T23:49:14Z2017-12-05T23:49:14ZCom o tema a criança, seu brincar e Se-movimentar, elegeu-se como problema central de pesquisa a seguinte questão: Que compreensão os docentes constituem sobre o brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O desenvolvimento foi por meio da metodologia de pesquisa descritiva e abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, constituindo-se por dois instrumentos, uma entrevista e observação de quatro aulas de Educação Física de duas professoras do 4ºano do Ensino Fundamental em uma Escola da rede pública estadual. O estudo objetivou investigar a concepção de docentes a cerca do brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nas práticas do cotidiano escolar com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Em consonância com a pesquisa bibliográfica e das constatações do estudo de caso foi possível tecer algumas considerações de grande relevância, tanto social quanto acadêmica, que contribuiriam para verificar que o brincar e Se-movimentar transcende a simples atividade física orientada, exerce papel vital e preponderante para o desenvolvimento pleno e integral das crianças dos anos iniciais.60 f.Ciências da saúdeEducação FísicaBrincarSe-movimentarEducação FísicaAnos iniciaishttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4724DMD_hdl_123456789/4724Coimbra, Paola de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaola%20de%20Souza%20Coimbra.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4724/1/Paola%20de%20Souza%20Coimbra.pdfapplication/pdf538539http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4724/1/Paola%20de%20Souza%20Coimbra.pdf1c318b74008653a7d02bdeb536996197MD5123456789_4724_12019-01-21T12:45:36Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras |
title |
O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras |
spellingShingle |
O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras Coimbra, Paola de Souza Ciências da saúde Educação Física Brincar Se-movimentar Educação Física Anos iniciais |
title_short |
O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras |
title_full |
O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras |
title_fullStr |
O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras |
title_full_unstemmed |
O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras |
title_sort |
O brincar e o se- movimentar e a função da educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos com professoras |
author |
Coimbra, Paola de Souza |
author_facet |
Coimbra, Paola de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coimbra, Paola de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde Educação Física Brincar Se-movimentar Educação Física Anos iniciais |
topic |
Ciências da saúde Educação Física Brincar Se-movimentar Educação Física Anos iniciais |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Com o tema a criança, seu brincar e Se-movimentar, elegeu-se como problema central de pesquisa a seguinte questão: Que compreensão os docentes constituem sobre o brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O desenvolvimento foi por meio da metodologia de pesquisa descritiva e abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, constituindo-se por dois instrumentos, uma entrevista e observação de quatro aulas de Educação Física de duas professoras do 4ºano do Ensino Fundamental em uma Escola da rede pública estadual. O estudo objetivou investigar a concepção de docentes a cerca do brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nas práticas do cotidiano escolar com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Em consonância com a pesquisa bibliográfica e das constatações do estudo de caso foi possível tecer algumas considerações de grande relevância, tanto social quanto acadêmica, que contribuiriam para verificar que o brincar e Se-movimentar transcende a simples atividade física orientada, exerce papel vital e preponderante para o desenvolvimento pleno e integral das crianças dos anos iniciais. 60 f. |
description |
Com o tema a criança, seu brincar e Se-movimentar, elegeu-se como problema central de pesquisa a seguinte questão: Que compreensão os docentes constituem sobre o brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O desenvolvimento foi por meio da metodologia de pesquisa descritiva e abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, constituindo-se por dois instrumentos, uma entrevista e observação de quatro aulas de Educação Física de duas professoras do 4ºano do Ensino Fundamental em uma Escola da rede pública estadual. O estudo objetivou investigar a concepção de docentes a cerca do brincar e Se-movimentar e a função da Educação Física nas práticas do cotidiano escolar com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Em consonância com a pesquisa bibliográfica e das constatações do estudo de caso foi possível tecer algumas considerações de grande relevância, tanto social quanto acadêmica, que contribuiriam para verificar que o brincar e Se-movimentar transcende a simples atividade física orientada, exerce papel vital e preponderante para o desenvolvimento pleno e integral das crianças dos anos iniciais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-05 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2017-12-05T23:49:14Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-05T23:49:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4724 DMD_hdl_123456789/4724 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4724 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416357709152256 |