A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPOS, Isabela Antunes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43403
Resumo: O lúdico é muito conhecido atualmente por sua extrema importância no processo de ensino-aprendizagem, por isso, é importante identificar sua importância na sala de aula, dependendo da faixa etária e, para isso, é necessário compreender o que ele pode agregar nesse processo, enfatizando a importância do docente com sua flexibilidade e propriedade para adequar as atividades, pensando sempre no desenvolvimento do seu aluno, respeitando os limites e incentivando ao crescimento. Apesar de ser muito conhecido, nem sempre é salientado o que ele agrega nesse processo, quais são as áreas de desenvolvimento, quais os conhecimentos adquiridos através dele e é claro, o seu significado, sendo assim, utilizado mais nas abordagens da educação infantil e deixando de lado a sua particularidade e especificidade nos anos iniciais, período conhecido como de transição dos alunos, um momento de transformação, em que eles estão se descobrindo e descobrindo o próximo. Com base nas pesquisas, com seu percurso teórico-bibliográfico, os estudos são baseados em autores com amplo conhecimento do assunto, mesclando ideias e preenchendo lacunas que acabam ficando de lado quando se trata de uma pesquisa ampla, com isso, alguns pontos devem ser levados à sério, para que possa se pensar em melhoria e evolução no processo de ensino. Através de uma pesquisa de cunho qualitativo e descritivo, é possível observar pontos essenciais, que explicitam a importância de utilizar o lúdico no ensino dos discentes, de forma que esses estudos sejam diversificados e atraentes para eles, incentivando-os assim, a buscar algo mais e se desenvolver em todas as etapas. É necessário manter a mente aberta para novas descobertas e possibilidades, fortalecendo e priorizando o ensino e a educação dos discentes, visando melhorias e um ensino de qualidade e excelência, que é o que todos merecem.
id Krot_9bb1a3a173976ab20e318823efaf82d3
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43403
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamentalLudicidadeBrincarEnsino-aprendizagemLúdicoAnos iniciaisO lúdico é muito conhecido atualmente por sua extrema importância no processo de ensino-aprendizagem, por isso, é importante identificar sua importância na sala de aula, dependendo da faixa etária e, para isso, é necessário compreender o que ele pode agregar nesse processo, enfatizando a importância do docente com sua flexibilidade e propriedade para adequar as atividades, pensando sempre no desenvolvimento do seu aluno, respeitando os limites e incentivando ao crescimento. Apesar de ser muito conhecido, nem sempre é salientado o que ele agrega nesse processo, quais são as áreas de desenvolvimento, quais os conhecimentos adquiridos através dele e é claro, o seu significado, sendo assim, utilizado mais nas abordagens da educação infantil e deixando de lado a sua particularidade e especificidade nos anos iniciais, período conhecido como de transição dos alunos, um momento de transformação, em que eles estão se descobrindo e descobrindo o próximo. Com base nas pesquisas, com seu percurso teórico-bibliográfico, os estudos são baseados em autores com amplo conhecimento do assunto, mesclando ideias e preenchendo lacunas que acabam ficando de lado quando se trata de uma pesquisa ampla, com isso, alguns pontos devem ser levados à sério, para que possa se pensar em melhoria e evolução no processo de ensino. Através de uma pesquisa de cunho qualitativo e descritivo, é possível observar pontos essenciais, que explicitam a importância de utilizar o lúdico no ensino dos discentes, de forma que esses estudos sejam diversificados e atraentes para eles, incentivando-os assim, a buscar algo mais e se desenvolver em todas as etapas. É necessário manter a mente aberta para novas descobertas e possibilidades, fortalecendo e priorizando o ensino e a educação dos discentes, visando melhorias e um ensino de qualidade e excelência, que é o que todos merecem.2022-07-01T15:20:29Z2022-07-01T15:20:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43403CAMPOS, Isabela Antunes deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-01T15:20:29Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43403Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-01T15:20:29falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-01T15:20:29Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental
title A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental
CAMPOS, Isabela Antunes de
Ludicidade
Brincar
Ensino-aprendizagem
Lúdico
Anos iniciais
title_short A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental
author CAMPOS, Isabela Antunes de
author_facet CAMPOS, Isabela Antunes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMPOS, Isabela Antunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Brincar
Ensino-aprendizagem
Lúdico
Anos iniciais
topic Ludicidade
Brincar
Ensino-aprendizagem
Lúdico
Anos iniciais
description O lúdico é muito conhecido atualmente por sua extrema importância no processo de ensino-aprendizagem, por isso, é importante identificar sua importância na sala de aula, dependendo da faixa etária e, para isso, é necessário compreender o que ele pode agregar nesse processo, enfatizando a importância do docente com sua flexibilidade e propriedade para adequar as atividades, pensando sempre no desenvolvimento do seu aluno, respeitando os limites e incentivando ao crescimento. Apesar de ser muito conhecido, nem sempre é salientado o que ele agrega nesse processo, quais são as áreas de desenvolvimento, quais os conhecimentos adquiridos através dele e é claro, o seu significado, sendo assim, utilizado mais nas abordagens da educação infantil e deixando de lado a sua particularidade e especificidade nos anos iniciais, período conhecido como de transição dos alunos, um momento de transformação, em que eles estão se descobrindo e descobrindo o próximo. Com base nas pesquisas, com seu percurso teórico-bibliográfico, os estudos são baseados em autores com amplo conhecimento do assunto, mesclando ideias e preenchendo lacunas que acabam ficando de lado quando se trata de uma pesquisa ampla, com isso, alguns pontos devem ser levados à sério, para que possa se pensar em melhoria e evolução no processo de ensino. Através de uma pesquisa de cunho qualitativo e descritivo, é possível observar pontos essenciais, que explicitam a importância de utilizar o lúdico no ensino dos discentes, de forma que esses estudos sejam diversificados e atraentes para eles, incentivando-os assim, a buscar algo mais e se desenvolver em todas as etapas. É necessário manter a mente aberta para novas descobertas e possibilidades, fortalecendo e priorizando o ensino e a educação dos discentes, visando melhorias e um ensino de qualidade e excelência, que é o que todos merecem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-07-01T15:20:29Z
2022-07-01T15:20:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43403
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672901113610240