A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43403 |
Resumo: | O lúdico é muito conhecido atualmente por sua extrema importância no processo de ensino-aprendizagem, por isso, é importante identificar sua importância na sala de aula, dependendo da faixa etária e, para isso, é necessário compreender o que ele pode agregar nesse processo, enfatizando a importância do docente com sua flexibilidade e propriedade para adequar as atividades, pensando sempre no desenvolvimento do seu aluno, respeitando os limites e incentivando ao crescimento. Apesar de ser muito conhecido, nem sempre é salientado o que ele agrega nesse processo, quais são as áreas de desenvolvimento, quais os conhecimentos adquiridos através dele e é claro, o seu significado, sendo assim, utilizado mais nas abordagens da educação infantil e deixando de lado a sua particularidade e especificidade nos anos iniciais, período conhecido como de transição dos alunos, um momento de transformação, em que eles estão se descobrindo e descobrindo o próximo. Com base nas pesquisas, com seu percurso teórico-bibliográfico, os estudos são baseados em autores com amplo conhecimento do assunto, mesclando ideias e preenchendo lacunas que acabam ficando de lado quando se trata de uma pesquisa ampla, com isso, alguns pontos devem ser levados à sério, para que possa se pensar em melhoria e evolução no processo de ensino. Através de uma pesquisa de cunho qualitativo e descritivo, é possível observar pontos essenciais, que explicitam a importância de utilizar o lúdico no ensino dos discentes, de forma que esses estudos sejam diversificados e atraentes para eles, incentivando-os assim, a buscar algo mais e se desenvolver em todas as etapas. É necessário manter a mente aberta para novas descobertas e possibilidades, fortalecendo e priorizando o ensino e a educação dos discentes, visando melhorias e um ensino de qualidade e excelência, que é o que todos merecem. |
id |
Krot_9bb1a3a173976ab20e318823efaf82d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43403 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamentalLudicidadeBrincarEnsino-aprendizagemLúdicoAnos iniciaisO lúdico é muito conhecido atualmente por sua extrema importância no processo de ensino-aprendizagem, por isso, é importante identificar sua importância na sala de aula, dependendo da faixa etária e, para isso, é necessário compreender o que ele pode agregar nesse processo, enfatizando a importância do docente com sua flexibilidade e propriedade para adequar as atividades, pensando sempre no desenvolvimento do seu aluno, respeitando os limites e incentivando ao crescimento. Apesar de ser muito conhecido, nem sempre é salientado o que ele agrega nesse processo, quais são as áreas de desenvolvimento, quais os conhecimentos adquiridos através dele e é claro, o seu significado, sendo assim, utilizado mais nas abordagens da educação infantil e deixando de lado a sua particularidade e especificidade nos anos iniciais, período conhecido como de transição dos alunos, um momento de transformação, em que eles estão se descobrindo e descobrindo o próximo. Com base nas pesquisas, com seu percurso teórico-bibliográfico, os estudos são baseados em autores com amplo conhecimento do assunto, mesclando ideias e preenchendo lacunas que acabam ficando de lado quando se trata de uma pesquisa ampla, com isso, alguns pontos devem ser levados à sério, para que possa se pensar em melhoria e evolução no processo de ensino. Através de uma pesquisa de cunho qualitativo e descritivo, é possível observar pontos essenciais, que explicitam a importância de utilizar o lúdico no ensino dos discentes, de forma que esses estudos sejam diversificados e atraentes para eles, incentivando-os assim, a buscar algo mais e se desenvolver em todas as etapas. É necessário manter a mente aberta para novas descobertas e possibilidades, fortalecendo e priorizando o ensino e a educação dos discentes, visando melhorias e um ensino de qualidade e excelência, que é o que todos merecem.2022-07-01T15:20:29Z2022-07-01T15:20:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43403CAMPOS, Isabela Antunes deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-01T15:20:29Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43403Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-01T15:20:29falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-01T15:20:29Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental CAMPOS, Isabela Antunes de Ludicidade Brincar Ensino-aprendizagem Lúdico Anos iniciais |
title_short |
A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
CAMPOS, Isabela Antunes de |
author_facet |
CAMPOS, Isabela Antunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMPOS, Isabela Antunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Brincar Ensino-aprendizagem Lúdico Anos iniciais |
topic |
Ludicidade Brincar Ensino-aprendizagem Lúdico Anos iniciais |
description |
O lúdico é muito conhecido atualmente por sua extrema importância no processo de ensino-aprendizagem, por isso, é importante identificar sua importância na sala de aula, dependendo da faixa etária e, para isso, é necessário compreender o que ele pode agregar nesse processo, enfatizando a importância do docente com sua flexibilidade e propriedade para adequar as atividades, pensando sempre no desenvolvimento do seu aluno, respeitando os limites e incentivando ao crescimento. Apesar de ser muito conhecido, nem sempre é salientado o que ele agrega nesse processo, quais são as áreas de desenvolvimento, quais os conhecimentos adquiridos através dele e é claro, o seu significado, sendo assim, utilizado mais nas abordagens da educação infantil e deixando de lado a sua particularidade e especificidade nos anos iniciais, período conhecido como de transição dos alunos, um momento de transformação, em que eles estão se descobrindo e descobrindo o próximo. Com base nas pesquisas, com seu percurso teórico-bibliográfico, os estudos são baseados em autores com amplo conhecimento do assunto, mesclando ideias e preenchendo lacunas que acabam ficando de lado quando se trata de uma pesquisa ampla, com isso, alguns pontos devem ser levados à sério, para que possa se pensar em melhoria e evolução no processo de ensino. Através de uma pesquisa de cunho qualitativo e descritivo, é possível observar pontos essenciais, que explicitam a importância de utilizar o lúdico no ensino dos discentes, de forma que esses estudos sejam diversificados e atraentes para eles, incentivando-os assim, a buscar algo mais e se desenvolver em todas as etapas. É necessário manter a mente aberta para novas descobertas e possibilidades, fortalecendo e priorizando o ensino e a educação dos discentes, visando melhorias e um ensino de qualidade e excelência, que é o que todos merecem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-07-01T15:20:29Z 2022-07-01T15:20:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43403 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672901113610240 |