O desenvolvimento de noções de medida considerando as histórias infantis como recurso pedagógico na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5202 |
Resumo: | A matemática está inserida desde a educação infantil em todas as etapas da vida dos seres humanos. Desta forma, o uso de histórias infantis no ambiente escolar é indispensável. É preciso adotar esse recurso como mediador da aprendizagem, que auxilia a criança a pensar, refletir, criar hipótese e estratégias. Nesse sentido, o estudo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo investigar as aprendizagens sobre as noções de medida possibilitadas pela literatura infantil. Integram a investigação um grupo de crianças da educação infantil, entre 3 e 4 anos de idade de uma escola privada de Santa Rosa -RS. A produção dos dados empíricos se faz mediante a realização de quatro atividades em contexto escolar: Contação de história, comparação de comprimento no espaço escolar, desenhos individuais e coletivos dos alunos e anotações no diário de campo. A análise se divide em duas etapas sendo que a primeira é: A literatura e o desenvolvimento do senso matemático infantil. A segunda é: Análise dos registros dos alunos em relação às aprendizagens, pelas preposições apresentadas por Lorenzato (2011), Diretreizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (2010), Smole (1999), Grando e Moreira (2012).Os dados da pesquisa se apresentam de modo ilustrado com a representação em nove figuras. Diante dos dados empíricos é possível destacar as histórias infantis, pois se mostram indispensáveis nas aulas e possibilitam interpretações, intervenções e problematizações, contribuindo para o processo de aprendizagem dos conceitos matemáticos. Sabendo que a literatura é um recurso importante no ambiente escolar e que é fundamental ser explorada, é necessário que o professor proporcione aos seus alunos momentos de observação, criação, indagação, interpretação e reflexão a partir das histórias, pois dessa forma pode favorecer o desenvolvimento da criança de modo encantador tornando um ensino/aprendizagem prazeroso. Nesse sentido o registro é fundamental, pois a partir do desenho, é possível verificar e analisar os processos da organização do pensamento da criança e suas percepções sobre a situação vivenciada e na busca por solução de problemas. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO desenvolvimento de noções de medida considerando as histórias infantis como recurso pedagógico na educação infantil2018-08-2720172018-08-27T18:35:48Z2018-08-27T18:35:48ZA matemática está inserida desde a educação infantil em todas as etapas da vida dos seres humanos. Desta forma, o uso de histórias infantis no ambiente escolar é indispensável. É preciso adotar esse recurso como mediador da aprendizagem, que auxilia a criança a pensar, refletir, criar hipótese e estratégias. Nesse sentido, o estudo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo investigar as aprendizagens sobre as noções de medida possibilitadas pela literatura infantil. Integram a investigação um grupo de crianças da educação infantil, entre 3 e 4 anos de idade de uma escola privada de Santa Rosa -RS. A produção dos dados empíricos se faz mediante a realização de quatro atividades em contexto escolar: Contação de história, comparação de comprimento no espaço escolar, desenhos individuais e coletivos dos alunos e anotações no diário de campo. A análise se divide em duas etapas sendo que a primeira é: A literatura e o desenvolvimento do senso matemático infantil. A segunda é: Análise dos registros dos alunos em relação às aprendizagens, pelas preposições apresentadas por Lorenzato (2011), Diretreizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (2010), Smole (1999), Grando e Moreira (2012).Os dados da pesquisa se apresentam de modo ilustrado com a representação em nove figuras. Diante dos dados empíricos é possível destacar as histórias infantis, pois se mostram indispensáveis nas aulas e possibilitam interpretações, intervenções e problematizações, contribuindo para o processo de aprendizagem dos conceitos matemáticos. Sabendo que a literatura é um recurso importante no ambiente escolar e que é fundamental ser explorada, é necessário que o professor proporcione aos seus alunos momentos de observação, criação, indagação, interpretação e reflexão a partir das histórias, pois dessa forma pode favorecer o desenvolvimento da criança de modo encantador tornando um ensino/aprendizagem prazeroso. Nesse sentido o registro é fundamental, pois a partir do desenho, é possível verificar e analisar os processos da organização do pensamento da criança e suas percepções sobre a situação vivenciada e na busca por solução de problemas.40 f.Ciências humanas.Pedagogia.Educação infantil,Noções de matemática.Histórias infantis.Aprendizagem.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5202DMD_hdl_123456789/5202Oliveira, Josiane Maiara Silva deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJosiane%20Maiara%20Silva%20de%20Oliveira.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5202/1/Josiane%20Maiara%20Silva%20de%20Oliveira.pdfapplication/pdf943102http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5202/1/Josiane%20Maiara%20Silva%20de%20Oliveira.pdfe46818f101d9bb2fc500fefaf28df248MD5123456789_5202_12019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com - |
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A matemática está inserida desde a educação infantil em todas as etapas da vida dos seres humanos. Desta forma, o uso de histórias infantis no ambiente escolar é indispensável. É preciso adotar esse recurso como mediador da aprendizagem, que auxilia a criança a pensar, refletir, criar hipótese e estratégias. Nesse sentido, o estudo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo investigar as aprendizagens sobre as noções de medida possibilitadas pela literatura infantil. Integram a investigação um grupo de crianças da educação infantil, entre 3 e 4 anos de idade de uma escola privada de Santa Rosa -RS. A produção dos dados empíricos se faz mediante a realização de quatro atividades em contexto escolar: Contação de história, comparação de comprimento no espaço escolar, desenhos individuais e coletivos dos alunos e anotações no diário de campo. A análise se divide em duas etapas sendo que a primeira é: A literatura e o desenvolvimento do senso matemático infantil. A segunda é: Análise dos registros dos alunos em relação às aprendizagens, pelas preposições apresentadas por Lorenzato (2011), Diretreizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (2010), Smole (1999), Grando e Moreira (2012).Os dados da pesquisa se apresentam de modo ilustrado com a representação em nove figuras. Diante dos dados empíricos é possível destacar as histórias infantis, pois se mostram indispensáveis nas aulas e possibilitam interpretações, intervenções e problematizações, contribuindo para o processo de aprendizagem dos conceitos matemáticos. Sabendo que a literatura é um recurso importante no ambiente escolar e que é fundamental ser explorada, é necessário que o professor proporcione aos seus alunos momentos de observação, criação, indagação, interpretação e reflexão a partir das histórias, pois dessa forma pode favorecer o desenvolvimento da criança de modo encantador tornando um ensino/aprendizagem prazeroso. Nesse sentido o registro é fundamental, pois a partir do desenho, é possível verificar e analisar os processos da organização do pensamento da criança e suas percepções sobre a situação vivenciada e na busca por solução de problemas. |
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