O desenvolvimento de noções de medida considerando as histórias infantis como recurso pedagógico na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Josiane Maiara Silva de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5202
Resumo: A matemática está inserida desde a educação infantil em todas as etapas da vida dos seres humanos. Desta forma, o uso de histórias infantis no ambiente escolar é indispensável. É preciso adotar esse recurso como mediador da aprendizagem, que auxilia a criança a pensar, refletir, criar hipótese e estratégias. Nesse sentido, o estudo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo investigar as aprendizagens sobre as noções de medida possibilitadas pela literatura infantil. Integram a investigação um grupo de crianças da educação infantil, entre 3 e 4 anos de idade de uma escola privada de Santa Rosa -RS. A produção dos dados empíricos se faz mediante a realização de quatro atividades em contexto escolar: Contação de história, comparação de comprimento no espaço escolar, desenhos individuais e coletivos dos alunos e anotações no diário de campo. A análise se divide em duas etapas sendo que a primeira é: A literatura e o desenvolvimento do senso matemático infantil. A segunda é: Análise dos registros dos alunos em relação às aprendizagens, pelas preposições apresentadas por Lorenzato (2011), Diretreizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (2010), Smole (1999), Grando e Moreira (2012).Os dados da pesquisa se apresentam de modo ilustrado com a representação em nove figuras. Diante dos dados empíricos é possível destacar as histórias infantis, pois se mostram indispensáveis nas aulas e possibilitam interpretações, intervenções e problematizações, contribuindo para o processo de aprendizagem dos conceitos matemáticos. Sabendo que a literatura é um recurso importante no ambiente escolar e que é fundamental ser explorada, é necessário que o professor proporcione aos seus alunos momentos de observação, criação, indagação, interpretação e reflexão a partir das histórias, pois dessa forma pode favorecer o desenvolvimento da criança de modo encantador tornando um ensino/aprendizagem prazeroso. Nesse sentido o registro é fundamental, pois a partir do desenho, é possível verificar e analisar os processos da organização do pensamento da criança e suas percepções sobre a situação vivenciada e na busca por solução de problemas.
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40 f.
description A matemática está inserida desde a educação infantil em todas as etapas da vida dos seres humanos. Desta forma, o uso de histórias infantis no ambiente escolar é indispensável. É preciso adotar esse recurso como mediador da aprendizagem, que auxilia a criança a pensar, refletir, criar hipótese e estratégias. Nesse sentido, o estudo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo investigar as aprendizagens sobre as noções de medida possibilitadas pela literatura infantil. Integram a investigação um grupo de crianças da educação infantil, entre 3 e 4 anos de idade de uma escola privada de Santa Rosa -RS. A produção dos dados empíricos se faz mediante a realização de quatro atividades em contexto escolar: Contação de história, comparação de comprimento no espaço escolar, desenhos individuais e coletivos dos alunos e anotações no diário de campo. A análise se divide em duas etapas sendo que a primeira é: A literatura e o desenvolvimento do senso matemático infantil. A segunda é: Análise dos registros dos alunos em relação às aprendizagens, pelas preposições apresentadas por Lorenzato (2011), Diretreizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (2010), Smole (1999), Grando e Moreira (2012).Os dados da pesquisa se apresentam de modo ilustrado com a representação em nove figuras. Diante dos dados empíricos é possível destacar as histórias infantis, pois se mostram indispensáveis nas aulas e possibilitam interpretações, intervenções e problematizações, contribuindo para o processo de aprendizagem dos conceitos matemáticos. Sabendo que a literatura é um recurso importante no ambiente escolar e que é fundamental ser explorada, é necessário que o professor proporcione aos seus alunos momentos de observação, criação, indagação, interpretação e reflexão a partir das histórias, pois dessa forma pode favorecer o desenvolvimento da criança de modo encantador tornando um ensino/aprendizagem prazeroso. Nesse sentido o registro é fundamental, pois a partir do desenho, é possível verificar e analisar os processos da organização do pensamento da criança e suas percepções sobre a situação vivenciada e na busca por solução de problemas.
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