Noções espaciais na educação infantil: algumas considerações a partir da vivência de atividades com alunos de 4 e 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermes, Géssica Aline
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3622
Resumo: Na educação infantil a matemática tem ligação direta com o lúdico, desta forma, o brincar e uso de jogos nas aprendizagens são indispensáveis e é preciso valorizar as potencialidades das crianças e suas linguagens. Nesse sentido, a presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem por objetivo ampliar entendimentos acerca de ideias e noções geométricas em alunos da Educação Infantil, tendo como indagação o seguinte questionamento: quais noções de espaço e de forma são demostradas por alunos de 4 e 5 anos, de uma turma da Educação Infantil, a partir do desenvolvimento de atividades que consideram tais conceitos? A produção dos dados empíricos se faz mediante a realização de três atividades em contexto escolar, registradas por gravação e transcrição de vídeos e áudios, desenhos dos alunos e anotações em um diário de campo. As análises se constituem em duas unidades, o lúdico no desenvolvimento de percepções espaciais pelos alunos e percepções espaciais produzidas por alunos da educação infantil: espaços, figuras e formas. As condições de análises são ampliadas pelas proposições apresentadas por Lorenzato (2011) e Smole, Diniz e Cândido (2003). Diante dos dados empíricos é possível indicar que a intencionalidade do professor ao fazer uma proposição deve estar muito bem definida, como também que a escolha da atividade é determinante no atendimento do objetivo proposto. Nesse sentido, o lúdico é imprescindível para o envolvimento dos alunos nas proposições. A criança, a partir de habilidades, amplia noções espaciais de forma processual e continua, cada uma em seu tempo. Ainda é possível indicar que as proposições e intervenções docentes devem considerar o desenvolvimento em que a criança se encontra, como também que as aprendizagens se estabelecem com e a partir do que ela vive e experiência.
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