Um estudo exploratório das práticas do trade marketing no segmento fármaco em Passo Fundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3730
Resumo: O tema deste estudo é o trade marketing, que diz respeito às relações entre fabricantes e canais de distribuição, por meio do entendimento da relação entre marcas, pontos de venda (PDVs) e consumidores. Para conhecer mais sobre as relações entre fabricantes e distribuidores, optou-se por situar o presente estudo no segmento fármaco e no nível do PDV. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo compreender em que medida as práticas de trade marketing podem contribuir para a construção de vantagem competitiva. Em virtude do caráter exploratório e descritivo desta pesquisa, o método utilizado foi o qualitativo, mediante o estudo de casos múltiplos. Foram selecionadas três redes de farmácias e uma farmácia individual na cidade de Passo Fundo/RS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com os gestores das farmácias e posteriormente foi realizada uma análise por meio de observação não participante. A análise dos casos foi feita a partir do confronto dos dados com as categorias de análise elaboradas a partir da literatura especializada. Com este estudo, foi possível identificar que as práticas de trade marketing contribuem para a geração de vantagem competitiva em farmácia individual pela sinergia interna capaz de combinar capacidades e competências e gerar recursos específicos, como o conhecimento prático (manipulação) dos produtos de marca própria. Já as redes de farmácias são capazes de alcançar um diferencial em razão de que seus recursos não podem ser imitados perfeitamente. Fatores como negociação com fornecedores e localização garantem vantagem competitiva às redes.
id UNIJ_562c72cd1d2b4aeba21ca06df56e2d2d
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3730
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUm estudo exploratório das práticas do trade marketing no segmento fármaco em Passo Fundo2016-10-2820152016-10-28T11:25:07Z2016-10-28T11:25:07ZO tema deste estudo é o trade marketing, que diz respeito às relações entre fabricantes e canais de distribuição, por meio do entendimento da relação entre marcas, pontos de venda (PDVs) e consumidores. Para conhecer mais sobre as relações entre fabricantes e distribuidores, optou-se por situar o presente estudo no segmento fármaco e no nível do PDV. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo compreender em que medida as práticas de trade marketing podem contribuir para a construção de vantagem competitiva. Em virtude do caráter exploratório e descritivo desta pesquisa, o método utilizado foi o qualitativo, mediante o estudo de casos múltiplos. Foram selecionadas três redes de farmácias e uma farmácia individual na cidade de Passo Fundo/RS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com os gestores das farmácias e posteriormente foi realizada uma análise por meio de observação não participante. A análise dos casos foi feita a partir do confronto dos dados com as categorias de análise elaboradas a partir da literatura especializada. Com este estudo, foi possível identificar que as práticas de trade marketing contribuem para a geração de vantagem competitiva em farmácia individual pela sinergia interna capaz de combinar capacidades e competências e gerar recursos específicos, como o conhecimento prático (manipulação) dos produtos de marca própria. Já as redes de farmácias são capazes de alcançar um diferencial em razão de que seus recursos não podem ser imitados perfeitamente. Fatores como negociação com fornecedores e localização garantem vantagem competitiva às redes.158 f.Ciências Sociais AplicadasDesenvolvimentoTrade marketingSegmento fármacoPDVhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3730DMD_hdl_123456789/3730Hermes, Lisiane Caroline Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLisiane%20Caroline%20Rodrigues%20Hermes.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3730/1/Lisiane%20Caroline%20Rodrigues%20Hermes.pdfapplication/pdf4384118http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3730/1/Lisiane%20Caroline%20Rodrigues%20Hermes.pdfa0e398f265f9b65465ce9a69d1636952MD5123456789_3730_12019-01-21T12:45:06Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo exploratório das práticas do trade marketing no segmento fármaco em Passo Fundo
title Um estudo exploratório das práticas do trade marketing no segmento fármaco em Passo Fundo
spellingShingle Um estudo exploratório das práticas do trade marketing no segmento fármaco em Passo Fundo
Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues
Ciências Sociais Aplicadas
Desenvolvimento
Trade marketing
Segmento fármaco
PDV
title_short Um estudo exploratório das práticas do trade marketing no segmento fármaco em Passo Fundo
title_full Um estudo exploratório das práticas do trade marketing no segmento fármaco em Passo Fundo
title_fullStr Um estudo exploratório das práticas do trade marketing no segmento fármaco em Passo Fundo
title_full_unstemmed Um estudo exploratório das práticas do trade marketing no segmento fármaco em Passo Fundo
title_sort Um estudo exploratório das práticas do trade marketing no segmento fármaco em Passo Fundo
author Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues
author_facet Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Desenvolvimento
Trade marketing
Segmento fármaco
PDV
topic Ciências Sociais Aplicadas
Desenvolvimento
Trade marketing
Segmento fármaco
PDV
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O tema deste estudo é o trade marketing, que diz respeito às relações entre fabricantes e canais de distribuição, por meio do entendimento da relação entre marcas, pontos de venda (PDVs) e consumidores. Para conhecer mais sobre as relações entre fabricantes e distribuidores, optou-se por situar o presente estudo no segmento fármaco e no nível do PDV. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo compreender em que medida as práticas de trade marketing podem contribuir para a construção de vantagem competitiva. Em virtude do caráter exploratório e descritivo desta pesquisa, o método utilizado foi o qualitativo, mediante o estudo de casos múltiplos. Foram selecionadas três redes de farmácias e uma farmácia individual na cidade de Passo Fundo/RS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com os gestores das farmácias e posteriormente foi realizada uma análise por meio de observação não participante. A análise dos casos foi feita a partir do confronto dos dados com as categorias de análise elaboradas a partir da literatura especializada. Com este estudo, foi possível identificar que as práticas de trade marketing contribuem para a geração de vantagem competitiva em farmácia individual pela sinergia interna capaz de combinar capacidades e competências e gerar recursos específicos, como o conhecimento prático (manipulação) dos produtos de marca própria. Já as redes de farmácias são capazes de alcançar um diferencial em razão de que seus recursos não podem ser imitados perfeitamente. Fatores como negociação com fornecedores e localização garantem vantagem competitiva às redes.
158 f.
description O tema deste estudo é o trade marketing, que diz respeito às relações entre fabricantes e canais de distribuição, por meio do entendimento da relação entre marcas, pontos de venda (PDVs) e consumidores. Para conhecer mais sobre as relações entre fabricantes e distribuidores, optou-se por situar o presente estudo no segmento fármaco e no nível do PDV. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo compreender em que medida as práticas de trade marketing podem contribuir para a construção de vantagem competitiva. Em virtude do caráter exploratório e descritivo desta pesquisa, o método utilizado foi o qualitativo, mediante o estudo de casos múltiplos. Foram selecionadas três redes de farmácias e uma farmácia individual na cidade de Passo Fundo/RS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com os gestores das farmácias e posteriormente foi realizada uma análise por meio de observação não participante. A análise dos casos foi feita a partir do confronto dos dados com as categorias de análise elaboradas a partir da literatura especializada. Com este estudo, foi possível identificar que as práticas de trade marketing contribuem para a geração de vantagem competitiva em farmácia individual pela sinergia interna capaz de combinar capacidades e competências e gerar recursos específicos, como o conhecimento prático (manipulação) dos produtos de marca própria. Já as redes de farmácias são capazes de alcançar um diferencial em razão de que seus recursos não podem ser imitados perfeitamente. Fatores como negociação com fornecedores e localização garantem vantagem competitiva às redes.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-10-28T11:25:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-28T11:25:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3730
DMD_hdl_123456789/3730
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3730
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415436644188160