O envelhecer e a beleza feminina: significados e comportamentos de consumidoras de produtos associados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1429 |
Resumo: | O conceito sobre envelhecimento e as perspectivas sobre o mesmo mudou significativamente nos últimos anos. A preocupação das idosas em envelhecer com saúde, beleza e bem-estar está cada vez mais presente no dia-a-dia. O aumento da população idosa no mundo está fazendo com que as indústrias passam cada vez mais a preocupar-se em inserir no mercado produtos específicos direcionados a esse público. Conhecer o que elas pensam sobre beleza, seus hábitos, atitudes e motivações quanto ao consumo de produtos de beleza é essencial para entender o que essas mulheres esperam encontrar no mercado quando vão às compras. Também para preparar o mercado ofertante desses produtos com novas estratégias, pois a demanda está estimada crescer significativamente até 2025. Para poder levantar tais informações, utilizou-se a pesquisa qualitativa, por meio dos métodos de grupo de foco e observação, e também uma pesquisa descritiva, através de questionário aplicado pelo método survey. No grupo de foco, a etapa qualitativa, teve participação de 10 mulheres com idades entre 60 e 80 anos, onde foram propostas questões pré-elaboradas para realizar-se o debate. Na parte quantitativa da pesquisa, a amostra contou com 75 respondentes. As mulheres pesquisadas atribuíram ao significado da beleza além de gostar de si mesma e capricho, a um conjunto de cuidados com pele, exercícios e uma boa alimentação. Consideram o uso de produtos de beleza importante para ficarem bonitas e sentirem-se bem. Dão muito valor a sua aparência e são satisfeitas com a beleza que tem, porém, se pudessem mudariam algum aspecto em seu corpo. O que mais influência suas compras é a qualidade, facilidade de encontrar os produtos de beleza e os preços dos mesmos. Consideram-se satisfeitas com o que usam. Cuidam-se e comportamse da sua maneira, afirmam ser pouco influenciadas pela mídia. Sabem aceitar sua idade e beleza de forma natural, sem nenhum exagero em seus cuidados. Ao final do documento, pode-se perceber a importância que as mulheres idosas atribuíram ao uso dos produtos de beleza. Sendo possível criar estratégias para o mix de marketing a esse público consumidor. |
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O conceito sobre envelhecimento e as perspectivas sobre o mesmo mudou significativamente nos últimos anos. A preocupação das idosas em envelhecer com saúde, beleza e bem-estar está cada vez mais presente no dia-a-dia. O aumento da população idosa no mundo está fazendo com que as indústrias passam cada vez mais a preocupar-se em inserir no mercado produtos específicos direcionados a esse público. Conhecer o que elas pensam sobre beleza, seus hábitos, atitudes e motivações quanto ao consumo de produtos de beleza é essencial para entender o que essas mulheres esperam encontrar no mercado quando vão às compras. Também para preparar o mercado ofertante desses produtos com novas estratégias, pois a demanda está estimada crescer significativamente até 2025. Para poder levantar tais informações, utilizou-se a pesquisa qualitativa, por meio dos métodos de grupo de foco e observação, e também uma pesquisa descritiva, através de questionário aplicado pelo método survey. No grupo de foco, a etapa qualitativa, teve participação de 10 mulheres com idades entre 60 e 80 anos, onde foram propostas questões pré-elaboradas para realizar-se o debate. Na parte quantitativa da pesquisa, a amostra contou com 75 respondentes. As mulheres pesquisadas atribuíram ao significado da beleza além de gostar de si mesma e capricho, a um conjunto de cuidados com pele, exercícios e uma boa alimentação. Consideram o uso de produtos de beleza importante para ficarem bonitas e sentirem-se bem. Dão muito valor a sua aparência e são satisfeitas com a beleza que tem, porém, se pudessem mudariam algum aspecto em seu corpo. O que mais influência suas compras é a qualidade, facilidade de encontrar os produtos de beleza e os preços dos mesmos. Consideram-se satisfeitas com o que usam. Cuidam-se e comportamse da sua maneira, afirmam ser pouco influenciadas pela mídia. Sabem aceitar sua idade e beleza de forma natural, sem nenhum exagero em seus cuidados. Ao final do documento, pode-se perceber a importância que as mulheres idosas atribuíram ao uso dos produtos de beleza. Sendo possível criar estratégias para o mix de marketing a esse público consumidor. |
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