Tecnologias de informação e comunicação, saberes e ensino de produção de texto no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Eliane Amaral
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4990
Resumo: A sociedade contemporânea caracteriza-se por mudanças constantes, transformações culturais, introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano das pessoas. Nesse contexto, emergiu a presente pesquisa cuja investigação pautou-se em bibliografia afim e em campo empírico com foco na área de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”. O aporte teórico sustentou-se no relatório da UNESCO (DELORS, 1988), Parâmetros Curriculares Nacionais no que diz respeito à supra citada área; Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (5692/71, 9394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nos autores: Chevellard (2007), Demo (1997, 2009, 2011), Imbernón (2000, 2011), Lévy (1993, 1998, 2000, 2014), Marques (1993, 1996, 1998, 2002, 2003), Moran (2000), Morin (2006, 2012), Rojo (2012), Tardif & Lessard (2005) entre outros. A investigação empírica teve como lócus uma escola estadual de educação básica, com foco no ensino médio e na análise de concepções dos professores da supra citada área de estudos sobre a formação contínua, suas percepções quanto aos limites e às possibilidades para integrar as TICs como ferramentas potencializadoras no ensino da produção de texto. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso, com sustentação teórica em Allen (2007), Flick (2004), Lüdke e André (1986), Marques (2011), Minayo (2012), Moraes & Galiazzi (2013), Szimanski (2011). Foram aplicados questionários (itens de Likert e semiestruturado), realizadas entrevistas com os sujeitos da pesquisa, além de registros em agenda de campo referentes a encontros de formação contínua. Os dados produzidos possibilitaram perceber: (i) que os professores integraram as TICs nos processos de ensino e de aprendizagem escolar, contudo sem mudança paradigmática; (ii) a formação contínua não satisfaz plenamente os docentes; (iii) o ensino de produção de texto a estudantes do ensino médio pode ser aprimorado, a fim de elevar os índices de letramentos(s). Assim, as contribuições deste estudo apontam: (i) para a necessidade de que sejam proporcionados aos professores formação contínua, por meio de cursos preparatórios para a integração das TICs no trabalho docente, como foco em mudança paradigmática; (ii) que, ao final desses cursos, seminários sejam realizados para troca de experiências sobre o trabalho desenvolvido por professores e estudantes de acordo com aporte teórico referenciado no respectivo curso; (iii) para a necessidade de transcender aulas apenas instrucionistas para o ensino de produção de texto; (iv) para a inclusão de linguagens híbridas, textos multissemióticos cujo suporte é digital. Nesse sentido, a perspectiva é de que estes aspectos são premissas que conduzem à educação humanizadora que contempla as demandas da sociedade contemporânea e proporciona o desenvolvimento de cidadãos autônomos e colaborativos.
id UNIJ_56e56d7ff26092384c03150da51a66e9
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4990
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTecnologias de informação e comunicação, saberes e ensino de produção de texto no ensino médio2018-05-0720152018-05-08T00:09:33Z2018-05-08T00:09:33ZA sociedade contemporânea caracteriza-se por mudanças constantes, transformações culturais, introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano das pessoas. Nesse contexto, emergiu a presente pesquisa cuja investigação pautou-se em bibliografia afim e em campo empírico com foco na área de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”. O aporte teórico sustentou-se no relatório da UNESCO (DELORS, 1988), Parâmetros Curriculares Nacionais no que diz respeito à supra citada área; Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (5692/71, 9394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nos autores: Chevellard (2007), Demo (1997, 2009, 2011), Imbernón (2000, 2011), Lévy (1993, 1998, 2000, 2014), Marques (1993, 1996, 1998, 2002, 2003), Moran (2000), Morin (2006, 2012), Rojo (2012), Tardif & Lessard (2005) entre outros. A investigação empírica teve como lócus uma escola estadual de educação básica, com foco no ensino médio e na análise de concepções dos professores da supra citada área de estudos sobre a formação contínua, suas percepções quanto aos limites e às possibilidades para integrar as TICs como ferramentas potencializadoras no ensino da produção de texto. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso, com sustentação teórica em Allen (2007), Flick (2004), Lüdke e André (1986), Marques (2011), Minayo (2012), Moraes & Galiazzi (2013), Szimanski (2011). Foram aplicados questionários (itens de Likert e semiestruturado), realizadas entrevistas com os sujeitos da pesquisa, além de registros em agenda de campo referentes a encontros de formação contínua. Os dados produzidos possibilitaram perceber: (i) que os professores integraram as TICs nos processos de ensino e de aprendizagem escolar, contudo sem mudança paradigmática; (ii) a formação contínua não satisfaz plenamente os docentes; (iii) o ensino de produção de texto a estudantes do ensino médio pode ser aprimorado, a fim de elevar os índices de letramentos(s). Assim, as contribuições deste estudo apontam: (i) para a necessidade de que sejam proporcionados aos professores formação contínua, por meio de cursos preparatórios para a integração das TICs no trabalho docente, como foco em mudança paradigmática; (ii) que, ao final desses cursos, seminários sejam realizados para troca de experiências sobre o trabalho desenvolvido por professores e estudantes de acordo com aporte teórico referenciado no respectivo curso; (iii) para a necessidade de transcender aulas apenas instrucionistas para o ensino de produção de texto; (iv) para a inclusão de linguagens híbridas, textos multissemióticos cujo suporte é digital. Nesse sentido, a perspectiva é de que estes aspectos são premissas que conduzem à educação humanizadora que contempla as demandas da sociedade contemporânea e proporciona o desenvolvimento de cidadãos autônomos e colaborativos.171 f.Ciências humanas.Educação.Tecnologias de informação e comunicação.Formação contínua.Linguagens códigos e suas tecnologias.Produção textual.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4990DMD_hdl_123456789/4990Costa, Eliane Amaralporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEliane%20Amaral%20Costa.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4990/1/Eliane%20Amaral%20Costa.pdfapplication/pdf2094851http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4990/1/Eliane%20Amaral%20Costa.pdffe29a69489e4819f70bde788cf907ccbMD5123456789_4990_12019-01-21T12:45:46Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação, saberes e ensino de produção de texto no ensino médio
title Tecnologias de informação e comunicação, saberes e ensino de produção de texto no ensino médio
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação, saberes e ensino de produção de texto no ensino médio
Costa, Eliane Amaral
Ciências humanas.
Educação.
Tecnologias de informação e comunicação.
Formação contínua.
Linguagens códigos e suas tecnologias.
Produção textual.
title_short Tecnologias de informação e comunicação, saberes e ensino de produção de texto no ensino médio
title_full Tecnologias de informação e comunicação, saberes e ensino de produção de texto no ensino médio
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação, saberes e ensino de produção de texto no ensino médio
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação, saberes e ensino de produção de texto no ensino médio
title_sort Tecnologias de informação e comunicação, saberes e ensino de produção de texto no ensino médio
author Costa, Eliane Amaral
author_facet Costa, Eliane Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Eliane Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Educação.
Tecnologias de informação e comunicação.
Formação contínua.
Linguagens códigos e suas tecnologias.
Produção textual.
topic Ciências humanas.
Educação.
Tecnologias de informação e comunicação.
Formação contínua.
Linguagens códigos e suas tecnologias.
Produção textual.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A sociedade contemporânea caracteriza-se por mudanças constantes, transformações culturais, introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano das pessoas. Nesse contexto, emergiu a presente pesquisa cuja investigação pautou-se em bibliografia afim e em campo empírico com foco na área de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”. O aporte teórico sustentou-se no relatório da UNESCO (DELORS, 1988), Parâmetros Curriculares Nacionais no que diz respeito à supra citada área; Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (5692/71, 9394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nos autores: Chevellard (2007), Demo (1997, 2009, 2011), Imbernón (2000, 2011), Lévy (1993, 1998, 2000, 2014), Marques (1993, 1996, 1998, 2002, 2003), Moran (2000), Morin (2006, 2012), Rojo (2012), Tardif & Lessard (2005) entre outros. A investigação empírica teve como lócus uma escola estadual de educação básica, com foco no ensino médio e na análise de concepções dos professores da supra citada área de estudos sobre a formação contínua, suas percepções quanto aos limites e às possibilidades para integrar as TICs como ferramentas potencializadoras no ensino da produção de texto. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso, com sustentação teórica em Allen (2007), Flick (2004), Lüdke e André (1986), Marques (2011), Minayo (2012), Moraes & Galiazzi (2013), Szimanski (2011). Foram aplicados questionários (itens de Likert e semiestruturado), realizadas entrevistas com os sujeitos da pesquisa, além de registros em agenda de campo referentes a encontros de formação contínua. Os dados produzidos possibilitaram perceber: (i) que os professores integraram as TICs nos processos de ensino e de aprendizagem escolar, contudo sem mudança paradigmática; (ii) a formação contínua não satisfaz plenamente os docentes; (iii) o ensino de produção de texto a estudantes do ensino médio pode ser aprimorado, a fim de elevar os índices de letramentos(s). Assim, as contribuições deste estudo apontam: (i) para a necessidade de que sejam proporcionados aos professores formação contínua, por meio de cursos preparatórios para a integração das TICs no trabalho docente, como foco em mudança paradigmática; (ii) que, ao final desses cursos, seminários sejam realizados para troca de experiências sobre o trabalho desenvolvido por professores e estudantes de acordo com aporte teórico referenciado no respectivo curso; (iii) para a necessidade de transcender aulas apenas instrucionistas para o ensino de produção de texto; (iv) para a inclusão de linguagens híbridas, textos multissemióticos cujo suporte é digital. Nesse sentido, a perspectiva é de que estes aspectos são premissas que conduzem à educação humanizadora que contempla as demandas da sociedade contemporânea e proporciona o desenvolvimento de cidadãos autônomos e colaborativos.
171 f.
description A sociedade contemporânea caracteriza-se por mudanças constantes, transformações culturais, introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano das pessoas. Nesse contexto, emergiu a presente pesquisa cuja investigação pautou-se em bibliografia afim e em campo empírico com foco na área de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”. O aporte teórico sustentou-se no relatório da UNESCO (DELORS, 1988), Parâmetros Curriculares Nacionais no que diz respeito à supra citada área; Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (5692/71, 9394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nos autores: Chevellard (2007), Demo (1997, 2009, 2011), Imbernón (2000, 2011), Lévy (1993, 1998, 2000, 2014), Marques (1993, 1996, 1998, 2002, 2003), Moran (2000), Morin (2006, 2012), Rojo (2012), Tardif & Lessard (2005) entre outros. A investigação empírica teve como lócus uma escola estadual de educação básica, com foco no ensino médio e na análise de concepções dos professores da supra citada área de estudos sobre a formação contínua, suas percepções quanto aos limites e às possibilidades para integrar as TICs como ferramentas potencializadoras no ensino da produção de texto. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso, com sustentação teórica em Allen (2007), Flick (2004), Lüdke e André (1986), Marques (2011), Minayo (2012), Moraes & Galiazzi (2013), Szimanski (2011). Foram aplicados questionários (itens de Likert e semiestruturado), realizadas entrevistas com os sujeitos da pesquisa, além de registros em agenda de campo referentes a encontros de formação contínua. Os dados produzidos possibilitaram perceber: (i) que os professores integraram as TICs nos processos de ensino e de aprendizagem escolar, contudo sem mudança paradigmática; (ii) a formação contínua não satisfaz plenamente os docentes; (iii) o ensino de produção de texto a estudantes do ensino médio pode ser aprimorado, a fim de elevar os índices de letramentos(s). Assim, as contribuições deste estudo apontam: (i) para a necessidade de que sejam proporcionados aos professores formação contínua, por meio de cursos preparatórios para a integração das TICs no trabalho docente, como foco em mudança paradigmática; (ii) que, ao final desses cursos, seminários sejam realizados para troca de experiências sobre o trabalho desenvolvido por professores e estudantes de acordo com aporte teórico referenciado no respectivo curso; (iii) para a necessidade de transcender aulas apenas instrucionistas para o ensino de produção de texto; (iv) para a inclusão de linguagens híbridas, textos multissemióticos cujo suporte é digital. Nesse sentido, a perspectiva é de que estes aspectos são premissas que conduzem à educação humanizadora que contempla as demandas da sociedade contemporânea e proporciona o desenvolvimento de cidadãos autônomos e colaborativos.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2018-05-08T00:09:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-08T00:09:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4990
DMD_hdl_123456789/4990
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4990
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416637215473664