Tecnologias de informação e comunicação, saberes e ensino de produção de texto no ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4990 |
Resumo: | A sociedade contemporânea caracteriza-se por mudanças constantes, transformações culturais, introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano das pessoas. Nesse contexto, emergiu a presente pesquisa cuja investigação pautou-se em bibliografia afim e em campo empírico com foco na área de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”. O aporte teórico sustentou-se no relatório da UNESCO (DELORS, 1988), Parâmetros Curriculares Nacionais no que diz respeito à supra citada área; Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (5692/71, 9394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nos autores: Chevellard (2007), Demo (1997, 2009, 2011), Imbernón (2000, 2011), Lévy (1993, 1998, 2000, 2014), Marques (1993, 1996, 1998, 2002, 2003), Moran (2000), Morin (2006, 2012), Rojo (2012), Tardif & Lessard (2005) entre outros. A investigação empírica teve como lócus uma escola estadual de educação básica, com foco no ensino médio e na análise de concepções dos professores da supra citada área de estudos sobre a formação contínua, suas percepções quanto aos limites e às possibilidades para integrar as TICs como ferramentas potencializadoras no ensino da produção de texto. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso, com sustentação teórica em Allen (2007), Flick (2004), Lüdke e André (1986), Marques (2011), Minayo (2012), Moraes & Galiazzi (2013), Szimanski (2011). Foram aplicados questionários (itens de Likert e semiestruturado), realizadas entrevistas com os sujeitos da pesquisa, além de registros em agenda de campo referentes a encontros de formação contínua. Os dados produzidos possibilitaram perceber: (i) que os professores integraram as TICs nos processos de ensino e de aprendizagem escolar, contudo sem mudança paradigmática; (ii) a formação contínua não satisfaz plenamente os docentes; (iii) o ensino de produção de texto a estudantes do ensino médio pode ser aprimorado, a fim de elevar os índices de letramentos(s). Assim, as contribuições deste estudo apontam: (i) para a necessidade de que sejam proporcionados aos professores formação contínua, por meio de cursos preparatórios para a integração das TICs no trabalho docente, como foco em mudança paradigmática; (ii) que, ao final desses cursos, seminários sejam realizados para troca de experiências sobre o trabalho desenvolvido por professores e estudantes de acordo com aporte teórico referenciado no respectivo curso; (iii) para a necessidade de transcender aulas apenas instrucionistas para o ensino de produção de texto; (iv) para a inclusão de linguagens híbridas, textos multissemióticos cujo suporte é digital. Nesse sentido, a perspectiva é de que estes aspectos são premissas que conduzem à educação humanizadora que contempla as demandas da sociedade contemporânea e proporciona o desenvolvimento de cidadãos autônomos e colaborativos. |
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A sociedade contemporânea caracteriza-se por mudanças constantes, transformações culturais, introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano das pessoas. Nesse contexto, emergiu a presente pesquisa cuja investigação pautou-se em bibliografia afim e em campo empírico com foco na área de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”. O aporte teórico sustentou-se no relatório da UNESCO (DELORS, 1988), Parâmetros Curriculares Nacionais no que diz respeito à supra citada área; Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (5692/71, 9394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nos autores: Chevellard (2007), Demo (1997, 2009, 2011), Imbernón (2000, 2011), Lévy (1993, 1998, 2000, 2014), Marques (1993, 1996, 1998, 2002, 2003), Moran (2000), Morin (2006, 2012), Rojo (2012), Tardif & Lessard (2005) entre outros. A investigação empírica teve como lócus uma escola estadual de educação básica, com foco no ensino médio e na análise de concepções dos professores da supra citada área de estudos sobre a formação contínua, suas percepções quanto aos limites e às possibilidades para integrar as TICs como ferramentas potencializadoras no ensino da produção de texto. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso, com sustentação teórica em Allen (2007), Flick (2004), Lüdke e André (1986), Marques (2011), Minayo (2012), Moraes & Galiazzi (2013), Szimanski (2011). Foram aplicados questionários (itens de Likert e semiestruturado), realizadas entrevistas com os sujeitos da pesquisa, além de registros em agenda de campo referentes a encontros de formação contínua. Os dados produzidos possibilitaram perceber: (i) que os professores integraram as TICs nos processos de ensino e de aprendizagem escolar, contudo sem mudança paradigmática; (ii) a formação contínua não satisfaz plenamente os docentes; (iii) o ensino de produção de texto a estudantes do ensino médio pode ser aprimorado, a fim de elevar os índices de letramentos(s). Assim, as contribuições deste estudo apontam: (i) para a necessidade de que sejam proporcionados aos professores formação contínua, por meio de cursos preparatórios para a integração das TICs no trabalho docente, como foco em mudança paradigmática; (ii) que, ao final desses cursos, seminários sejam realizados para troca de experiências sobre o trabalho desenvolvido por professores e estudantes de acordo com aporte teórico referenciado no respectivo curso; (iii) para a necessidade de transcender aulas apenas instrucionistas para o ensino de produção de texto; (iv) para a inclusão de linguagens híbridas, textos multissemióticos cujo suporte é digital. Nesse sentido, a perspectiva é de que estes aspectos são premissas que conduzem à educação humanizadora que contempla as demandas da sociedade contemporânea e proporciona o desenvolvimento de cidadãos autônomos e colaborativos. 171 f. |
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A sociedade contemporânea caracteriza-se por mudanças constantes, transformações culturais, introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano das pessoas. Nesse contexto, emergiu a presente pesquisa cuja investigação pautou-se em bibliografia afim e em campo empírico com foco na área de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”. O aporte teórico sustentou-se no relatório da UNESCO (DELORS, 1988), Parâmetros Curriculares Nacionais no que diz respeito à supra citada área; Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (5692/71, 9394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nos autores: Chevellard (2007), Demo (1997, 2009, 2011), Imbernón (2000, 2011), Lévy (1993, 1998, 2000, 2014), Marques (1993, 1996, 1998, 2002, 2003), Moran (2000), Morin (2006, 2012), Rojo (2012), Tardif & Lessard (2005) entre outros. A investigação empírica teve como lócus uma escola estadual de educação básica, com foco no ensino médio e na análise de concepções dos professores da supra citada área de estudos sobre a formação contínua, suas percepções quanto aos limites e às possibilidades para integrar as TICs como ferramentas potencializadoras no ensino da produção de texto. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso, com sustentação teórica em Allen (2007), Flick (2004), Lüdke e André (1986), Marques (2011), Minayo (2012), Moraes & Galiazzi (2013), Szimanski (2011). Foram aplicados questionários (itens de Likert e semiestruturado), realizadas entrevistas com os sujeitos da pesquisa, além de registros em agenda de campo referentes a encontros de formação contínua. Os dados produzidos possibilitaram perceber: (i) que os professores integraram as TICs nos processos de ensino e de aprendizagem escolar, contudo sem mudança paradigmática; (ii) a formação contínua não satisfaz plenamente os docentes; (iii) o ensino de produção de texto a estudantes do ensino médio pode ser aprimorado, a fim de elevar os índices de letramentos(s). Assim, as contribuições deste estudo apontam: (i) para a necessidade de que sejam proporcionados aos professores formação contínua, por meio de cursos preparatórios para a integração das TICs no trabalho docente, como foco em mudança paradigmática; (ii) que, ao final desses cursos, seminários sejam realizados para troca de experiências sobre o trabalho desenvolvido por professores e estudantes de acordo com aporte teórico referenciado no respectivo curso; (iii) para a necessidade de transcender aulas apenas instrucionistas para o ensino de produção de texto; (iv) para a inclusão de linguagens híbridas, textos multissemióticos cujo suporte é digital. Nesse sentido, a perspectiva é de que estes aspectos são premissas que conduzem à educação humanizadora que contempla as demandas da sociedade contemporânea e proporciona o desenvolvimento de cidadãos autônomos e colaborativos. |
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