Práticas e estratégias de precificação utilizadas pelas empresas do comércio varejista de Ijuí-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4484 |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de verificar como as empresas dos diferentes segmentos do comércio varejista de Ijuí-RS precificam seus produtos e quais são as estratégias que utilizam para se posicionar no mercado. Baseado nesse pressuposto, apresenta-se o estudo desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo realizada em 25 empresas do comércio varejista de Ijuí, nos ramos de Calçados, Confecções, Postos de Combustíveis, Óticas e Materiais de Construção. Apresentando assim, a análise dessa pesquisa e comparação quanto aos resultados obtidos pelos ramos de atuação. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva, a partir de uma pesquisa de campo, por intermédio de entrevista padronizada, onde as perguntas relacionadas à base de dados do estudo, seguiram uma escala Likert, medindo a importância de cada fator em relação a questão em destaque. Os resultados apresentam os fatores de relevância para as empresas quanto as estratégias de precificação como, por exemplo, em relação ao comércio eletrônico, o qual é considerado pelas empresas como um fator de pouca importância para a formação do preço de venda de seus produtos, diferente da importância relacionada a percepção do cliente. Constatou-se que diferentes são os níveis de importância que cada ramo de atuação deposita nos diversos fatores de estratégias de precificações, assim como a relação que possuem quanto às estratégias de marketing praticadas no mercado, gerando assim os diferenciais neste mercado tão competitivo. |
id |
UNIJ_5854fe1cfba74b4ea717f805acc74dd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4484 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPráticas e estratégias de precificação utilizadas pelas empresas do comércio varejista de Ijuí-RS2017-08-2520172017-08-25T23:04:38Z2017-08-25T23:04:38ZO presente estudo tem o objetivo de verificar como as empresas dos diferentes segmentos do comércio varejista de Ijuí-RS precificam seus produtos e quais são as estratégias que utilizam para se posicionar no mercado. Baseado nesse pressuposto, apresenta-se o estudo desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo realizada em 25 empresas do comércio varejista de Ijuí, nos ramos de Calçados, Confecções, Postos de Combustíveis, Óticas e Materiais de Construção. Apresentando assim, a análise dessa pesquisa e comparação quanto aos resultados obtidos pelos ramos de atuação. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva, a partir de uma pesquisa de campo, por intermédio de entrevista padronizada, onde as perguntas relacionadas à base de dados do estudo, seguiram uma escala Likert, medindo a importância de cada fator em relação a questão em destaque. Os resultados apresentam os fatores de relevância para as empresas quanto as estratégias de precificação como, por exemplo, em relação ao comércio eletrônico, o qual é considerado pelas empresas como um fator de pouca importância para a formação do preço de venda de seus produtos, diferente da importância relacionada a percepção do cliente. Constatou-se que diferentes são os níveis de importância que cada ramo de atuação deposita nos diversos fatores de estratégias de precificações, assim como a relação que possuem quanto às estratégias de marketing praticadas no mercado, gerando assim os diferenciais neste mercado tão competitivo.75 f.Ciências Sociais AplicadasCiências ContábeisEstratégiasPrecificaçãoVarejistaCustosMarketinghttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4484DMD_hdl_123456789/4484Drews, Denise Raquelporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDenise%20Raquel%20Drews.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4484/1/Denise%20Raquel%20Drews.pdfapplication/pdf891814http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4484/1/Denise%20Raquel%20Drews.pdfc8ea788ee55cc1f8fc57853027f9d041MD5123456789_4484_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas e estratégias de precificação utilizadas pelas empresas do comércio varejista de Ijuí-RS |
title |
Práticas e estratégias de precificação utilizadas pelas empresas do comércio varejista de Ijuí-RS |
spellingShingle |
Práticas e estratégias de precificação utilizadas pelas empresas do comércio varejista de Ijuí-RS Drews, Denise Raquel Ciências Sociais Aplicadas Ciências Contábeis Estratégias Precificação Varejista Custos Marketing |
title_short |
Práticas e estratégias de precificação utilizadas pelas empresas do comércio varejista de Ijuí-RS |
title_full |
Práticas e estratégias de precificação utilizadas pelas empresas do comércio varejista de Ijuí-RS |
title_fullStr |
Práticas e estratégias de precificação utilizadas pelas empresas do comércio varejista de Ijuí-RS |
title_full_unstemmed |
Práticas e estratégias de precificação utilizadas pelas empresas do comércio varejista de Ijuí-RS |
title_sort |
Práticas e estratégias de precificação utilizadas pelas empresas do comércio varejista de Ijuí-RS |
author |
Drews, Denise Raquel |
author_facet |
Drews, Denise Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Drews, Denise Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Ciências Contábeis Estratégias Precificação Varejista Custos Marketing |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Ciências Contábeis Estratégias Precificação Varejista Custos Marketing |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente estudo tem o objetivo de verificar como as empresas dos diferentes segmentos do comércio varejista de Ijuí-RS precificam seus produtos e quais são as estratégias que utilizam para se posicionar no mercado. Baseado nesse pressuposto, apresenta-se o estudo desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo realizada em 25 empresas do comércio varejista de Ijuí, nos ramos de Calçados, Confecções, Postos de Combustíveis, Óticas e Materiais de Construção. Apresentando assim, a análise dessa pesquisa e comparação quanto aos resultados obtidos pelos ramos de atuação. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva, a partir de uma pesquisa de campo, por intermédio de entrevista padronizada, onde as perguntas relacionadas à base de dados do estudo, seguiram uma escala Likert, medindo a importância de cada fator em relação a questão em destaque. Os resultados apresentam os fatores de relevância para as empresas quanto as estratégias de precificação como, por exemplo, em relação ao comércio eletrônico, o qual é considerado pelas empresas como um fator de pouca importância para a formação do preço de venda de seus produtos, diferente da importância relacionada a percepção do cliente. Constatou-se que diferentes são os níveis de importância que cada ramo de atuação deposita nos diversos fatores de estratégias de precificações, assim como a relação que possuem quanto às estratégias de marketing praticadas no mercado, gerando assim os diferenciais neste mercado tão competitivo. 75 f. |
description |
O presente estudo tem o objetivo de verificar como as empresas dos diferentes segmentos do comércio varejista de Ijuí-RS precificam seus produtos e quais são as estratégias que utilizam para se posicionar no mercado. Baseado nesse pressuposto, apresenta-se o estudo desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo realizada em 25 empresas do comércio varejista de Ijuí, nos ramos de Calçados, Confecções, Postos de Combustíveis, Óticas e Materiais de Construção. Apresentando assim, a análise dessa pesquisa e comparação quanto aos resultados obtidos pelos ramos de atuação. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva, a partir de uma pesquisa de campo, por intermédio de entrevista padronizada, onde as perguntas relacionadas à base de dados do estudo, seguiram uma escala Likert, medindo a importância de cada fator em relação a questão em destaque. Os resultados apresentam os fatores de relevância para as empresas quanto as estratégias de precificação como, por exemplo, em relação ao comércio eletrônico, o qual é considerado pelas empresas como um fator de pouca importância para a formação do preço de venda de seus produtos, diferente da importância relacionada a percepção do cliente. Constatou-se que diferentes são os níveis de importância que cada ramo de atuação deposita nos diversos fatores de estratégias de precificações, assim como a relação que possuem quanto às estratégias de marketing praticadas no mercado, gerando assim os diferenciais neste mercado tão competitivo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-25 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2017-08-25T23:04:38Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-25T23:04:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4484 DMD_hdl_123456789/4484 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4484 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416173732298752 |